Como fazer o planejamento estratégico de meu e-commerce?


Como fazer o planejamento estratégico de meu e-commerce?
5 (100%) 3 votos

Como-fazer-o-planejamento-estratégico-de-meu-e-commerce?Desenvolver um e-commerce exige uma extensa jornada de pesquisa e planejamento, a fim de ser bem sucedido no ciberespaço. Esse planejamento envolve o desenvolvimento de um plano de negócios sólido e conciso, e um plano de marketing focado bem antes de o negócio em si ser criado. Um planejamento estratégico deve ter objetivos claramente definidos, sendo a chave mais importante quando o assunto é o processo de desenvolvimento, controle e manutenção de um equilíbrio estratégico entre as metas organizacionais e os recursos no ambiente de mercado.

Como criar um planejamento estratégico para o seu e-commerce, de forma a conduzir o seu negócio à frente de seus concorrentes? Confira!

Defina o seu objetivo

Antes de tudo você precisa definir aonde você quer chegar. É muito mais fácil trabalhar em direção a algo se você sabe exatamente em que você está tentando trabalhar. Portanto, precisamos criar um conjunto de metas intermediárias, porque, com o cumprimento de nossos objetivos ou quando as regras do jogo mudarem, toda a estratégia mudará também. Lembre-se sempre de que o foco aqui é responder às perguntas:

  • O que estamos procurando alcançar?
  • Como saberemos quando tivermos conseguido isso?

Para fazer isso, devemos definir metas definíveis e mensuráveis. Os objetivos que você definir serão baseados no desempenho do passado e sua estratégia global de negócios. Tente torná-los viáveis, mas estique as metas.

Mercado Alvo/ Personas

Uma parte essencial de qualquer forma de marketing é descobrir quem você está alvejando. É uma boa prática estar sempre atento no seu público-alvo. Para tal, procure um mercado global e, em seguida, dê um passo além e delimite as personas mais importantes ou subgrupos de seu mercado-alvo. São altamente prováveis que estes subgrupos terão diferentes comportamentos e interesses e, portanto, devem ser comercializados de uma forma diferente e através de diferentes canais.

Outro fator importante que irá ajudar a formar seu planejamento estratégico é saber exatamente onde seu mercado-alvo e, mais especificamente sua persona está. Quais blogs, jornais, revistas, eventos, aplicativos, lojas, canais de televisão que eles usam? Aonde eles vão fora do trabalho? Onde é que eles gostam de ir para o almoço? Isto é importante para direcionar suas campanhas de forma a atingir prontamente seu público.

contrate o olist agora mesmo

Plano de atração

Como você obterá novos visitantes ao seu site? Eu normalmente dividido campanhas atração em duas áreas separadas – canais em andamento e campanhas pontuais.

Em andamento – Esta abrange os canais de comercialização do e-commerce usados para comercializar seus produtos, tais como Adwords ou recomendações de e-mail marketing. Você vai otimizar a cópia e direcionamento ao longo do tempo e testar novas ideias, mas normalmente todos eles giram em torno de um tema similar.

Campanhas pontuais – Essas campanhas duram um período de tempo e são utilizadas em numerosos canais usando a mesma mensagem. Elas são projetadas especificamente para alcançar objetivos específicos, tais como o aumento da aquisição de novos clientes ou engate de acionamento por bater em pessoas de inúmeros pontos de contato ao longo de um período relativamente curto de tempo. Um exemplo de quando você usaria tal campanha seria algo como um lançamento de produto novo, uma venda ou uma grande competição que você está executando.

Planejamento estratégico para conversão

O plano de conversão incide sobre a experiência do cliente. É onde você testa potenciais melhorias no seu processo de vendas, por exemplo. Você pode melhorar sua conversão de novos visitantes em clientes, ou aumento da conversão de visitantes em clientes potenciais em uma página específica, etc.

Métricas de sucesso

Suas métricas de sucesso irão ajudá-lo a medir o sucesso global do seu planejamento estratégico, informações que você pode usar para melhorar o seu plano de marketing, o seu fluxo de caixa, o seu retorno sobre o investimento, dentro outros. Essas métricas devem ser intimamente relacionadas com seus objetivos iniciais.

Fazer um planejamento estratégico é fundamental para garantir que você irá caminhar em um rumo mais factível na sua empresa. Além disso, é preciso ficar de olho no seu planejamento financeiro também.

Boa sorte em sua busca para alcançar bons resultados no seu e-commerce. Tem quaisquer perguntas ou considerações a fazer? Compartilhe-as na seção de comentários abaixo!



+ Nenhum comentário

Adicione o seu