Saiba como ganhar dinheiro na internet com artesanato e dar um up em seu negócio!

Como ganhar dinheiro com artesanato

Quer saber como ganhar dinheiro com artesanato na internet👉 Isso mostra que você está antenado! Afinal, com a possibilidade de exposição e flexibilização de vendas surgidas com o comércio online, essa modalidade vem ganhando mais ainda seu espaço.

Para se ter uma ideia, só em 2020, o e-commerce propiciou 18% de todas as vendas do varejo ao redor do mundo, segundo dados divulgados pelo Statista. A pesquisa mostra claramente como os mercados estão migrando para o cenário digital, e o artesanato não poderia ficar de fora.

Atualmente, ele é encarado como uma ótima fonte de renda extra para quem faz produtos criativos e têm acesso à internet. 

Essa nova realidade já vem proporcionando a muitos empreendedores fazerem o que amam enquanto trabalham de casa, com tranquilidade e organizando seu próprio tempo.

Portanto, se você quer aprender como ganhar dinheiro com artesanato por meio de plataformas digitais e precificar seus produtos, basta seguir com sua leitura! 

Como ganhar dinheiro com artesanato na internet? Passo a passo


Quatro fatores são fundamentais para aprender como ganhar dinheiro com artesanato na internet: 

  • Conhecer o mercado

  • Definir o tipo de produto

  • Escolher a forma de pagamento

  • Avaliar a disponibilidade de exposição nos canais de vendas


Vamos falar sobre cada uma dessas etapas!

Ter conhecimento sobre o mercado


Sem dúvidas, o pontapé inicial que você precisa dar para vender artesanato na web é aprender tudo sobre o assunto. 

Para tanto, é vital que conheça o segmento de mercado, analise os processos e avalie os aspectos principais do setor. Com o conhecimento necessário, fica mais fácil implantar o negócio. 

Algumas dicas bacanas para adquirir esse conhecimento são: 

  • Conferir blogs do segmento

  • Ler e-books

  • Fazer cursos especializados

  • Enfim, consultar todo tipo de conteúdo disponível que pode te ajudar nessa trajetória


O que fazer de artesanato para vender?


O segundo é definir o que fazer de artesanato para vender. Se você já ganha dinheiro nesse segmento por meios offline, só precisará migrar para a rede.

Mas se ainda não iniciou o trabalho, procure descobrir suas principais habilidades, além de entender as principais necessidades dos clientes. Ao casar essas duas perspectivas, você conseguirá pensar em modalidades de artesanatos criativos para vender online.

Afinal,  criatividade é o ponto fundamental para o sucesso. Definido isso, o próximo passo é aprender a fazer, descobrir as matérias-primas, métodos, investimento etc.

Se você estiver em busca de motivação, este e-book reúne sete histórias incríveis de lojas parceiras de olist store que alavancaram as vendas graças à exposição de seus produtos em marketplaces parceiros da marca. 

Esses lojistas são de regiões variadas do Brasil e trabalham com diferentes categorias de produtos, como celulares, cosméticos e relógios.

Definir a forma de pagamento


O terceiro passo para aprender como ganhar dinheiro com artesanato na internet é definir os métodos de pagamento. 

Para sorte do lojista, os efeitos da transformação digital no comércio varejista online trouxe várias formas de pagamento para que você possa escolher o que melhor se alinha às suas expectativas.

Os pagamentos podem ser feitos das seguintes formas: 

  • À vista (depósito bancário)

  • No cartão de crédito

  • PIX

  • Por meio de intermediadores, como o Paypal, PagSeguro e BCash!


Avaliar os canais de vendas


A grande vantagem de vender artesanato na web está na diversidade de canais disponíveis, por exemplo: 

  • Loja virtual de artesanato

  • Site institucional

  • Blog de artesanato

  • E-mail marketing

  • Marketplaces (Shopping Virtual)

  • Redes sociais

  • E muitos outros canais!



O bom da internet é que todos esses canais podem ser utilizados de forma simultânea, o que obviamente aumenta as possibilidades de lucro. 

Além disso, existem plataformas segmentadas para esse setor, que podem potencializar o seu negócio. São centros de lojas virtuais próprias para a venda de produtos criativos e sites de grande visibilidade no varejo online.

Inclusive, se você deseja ganhar destaque nos maiores sites do país, o olist store pode te ajudar nesse processo! Somos uma solução completa para venda em marketplaces – são mais de 10 plataformas parceiras – e para gestão dos negócios. Saiba mais em nosso site!

Como precificar um produto artesanal?


Afinal, como precificar um produto artesanal? Essa talvez seja a parte mais incômoda para os artesãos na hora de comercializar seus produtos. 

Por exemplo, atribuir um preço muito abaixo do que os seus concorrentes vendem para um produto similar pode dar a impressão de que o seu catálogo é de qualidade inferior. 

Por outro lado, colocar preços altos demais pode fazer com que a sua arte seja vista como um item exclusivo de um grupo seleto e com grande poder de compra. 

Para evitar esses equívocos, você  pode fazer o cálculo correto baseado nos seguintes fatores:

  • Despesas: após verificar as despesas, você deve somá-las ao custo da matéria-prima e verificar a margem de lucro para formar o preço final do produto.

  • Margem de lucro: tendo a margem de lucro, você  pode reinvestir esse valor para renovar máquinas e aprimorar o processo produtivo.

  • Concorrentes: é importante comparar suas pretensões com o preço dos concorrentes. Para isto, faça pesquisas, visite lojas de artesanato e avalie técnicas diferentes de outros produtores.

  • Qualidade do produto: quanto mais qualidade tiver o seu produto, e isso for notado pelo cliente, maior será o preço cobrado. 


Portanto, para entender como ganhar dinheiro com artesanato, é preciso colocar todos seus custos e receitas na ponta do lápis, pois só assim será possível gerir seus custos e receitas de forma clara e voltada para o seu crescimento.

Aproveite para conferir nosso curso gratuito de como precificar produtos no e-commerce, feito em parceria com a Preço Certo!



Como ganhar dinheiro com artesanato nos principais marketplaces?


Agora que você aprendeu como ganhar dinheiro com artesanato e descobriu  como precificar seus produtos, é fundamental procurar soluções que ajudem a expandir seu negócio e colocar sua arte exposta para uma grande audiência.

Nesse contexto, o Olist Store pode te ajudar, uma vez que nossa plataforma  permite que o pequeno empresário venda seus produtos nos maiores varejistas do Brasil, possibilitando uma melhor gestão e ampliação do negócio. 

Além disso, nossa plataforma conta com uma ferramenta de análise de competitividade que pode auxiliar o lojista a precificar seus produtos.

Ou seja, trata-se de uma das melhores opções para comercializar produtos criativos pela internet, pois oferece gestão integrada, permitindo que o empreendedor aproveite ao máximo o espaço digital e sem maiores complicações.

Saiba mais no vídeo abaixo e acesse nosso site:

Gostou do conteúdo? Aprendeu como ganhar dinheiro com artesanato? Assine a newsletter do olist para receber o melhor material sobre vendas online! Até a próxima!

    post anterior
    10 razões para acreditar que todos podem empreender
    próximo post
    Como tirar boas fotos para lojas virtuais - 10 dicas quentes!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.