Como gerenciar a cadeia de suprimentos no ecommerce


Como-gerenciar-a-cadeia-de-suprimentos-no-ecommerceHá quem pense que ter um site de e-commerce é uma tarefa simples. Ledo engano. O contato com fornecedores, a preocupação com todas as fases da cadeia de suprimentos, a constante busca pela melhoria, a economia nos processos e, ainda por cima, o cuidado necessário para que as mercadorias cheguem ao consumidor com rapidez e eficiência são desafios a serem geridos por parte dos lojistas, dos fornecedores e das transportadoras.

Que tal saber mais a respeito deste assunto que deve estar muito bem compreendido para todos que se aventuram neste universo em expansão: o e-commerce? Confira!

O que é a cadeia de suprimentos

Trata-se de todo o ciclo, desde a escolha dos insumos, passando pelo armazenamento, pela industrialização, pelos processos de logística, até a chegada ao consumidor final. Chamamos de cadeia de suprimentos, ou “Supply Chain”, a gestão e a interconexão das empresas que participam de alguma forma da geração de valor para os produtos e serviços que servirão ao consumidor.

contrate o olist agora mesmo

A importância da gestão da cadeia de suprimentos

De maneira simplificada, podemos dizer que a função principal da gestão da cadeia de suprimentos é garantir a satisfação do consumidor, que é a parte principal do processo. No que tange à gestão dos processos, o que deverão ser alcançados são os seguintes objetivos para que o trabalho seja eficaz:

  • Execução dos processos com qualidade;
  • Rapidez nas transferências (entrega de matéria prima por parte do fornecedor, envio das mercadorias aos clientes ou logística reversa);
  • Confiabilidade;
  • Flexibilidade de acordo com as necessidades;
  • Custos reduzidos ao máximo possível.

Particularidades do e-commerce

No caso do e-commerce, como a circulação de mercadorias é bastante dinâmica e acompanha tendências de acordo com o mercado consumidor, a integração dos processos de gestão com os fornecedores, assim como com as empresas que realizam os serviços de transporte, é de extrema importância. Tendo em vista a sintonia que deve existir para que não ocorra o desabastecimento, prejudicando o atendimento aos consumidores ou até mesmo um abastecimento excessivo, causando prejuízos para a loja em questão. Neste caso, contar com um sistema de gestão integrada entre todos os envolvidos na cadeia de suprimentos é uma solução indispensável e fator decisivo na hora de fechar parcerias.

Principais desafios

Entre os principais desafios enfrentados pela gestão da cadeia de suprimentos no e-commerce, está a necessidade de trabalhar com um planejamento eficaz e com perfeição ímpar nos processos, em função da alta concorrência e do nível de exigência por parte dos clientes. Muitos consumidores não voltam a comprar de uma marca após passarem pelo desconforto de um atraso ou deterioração de sua compra, o que deve ser motivo de acompanhamento incisivo de todas as fases da cadeia por parte dos gestores. Além disso, as pressões para a diminuição de custos ocorrem o tempo todo, o que pode ser conquistado pelo investimento em tecnologia e um diálogo com todas as partes dos processos para que uma gestão integrada por sistema próprio seja implantada na relação, diminuindo despesas, aumentando a velocidade dos processos e mitigando despesas.

O que pensa a respeito das melhores práticas para gerir a cadeia de suprimentos? Aproveite os comentários abaixo e compartilhe as suas opiniões e experiências com a gente!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu