Como otimizar sua gestão de estoque


Como-otimizar-sua-gestão-de-estoqueA gestão do estoque é um dos alicerces de um e-commerce. Uma boa gestão pode fazer toda a diferença não só para um empreendimento físico, mas também para sua loja virtual. Investir nesta solução corporativa não só melhora os serviços para seus clientes, mas evitará que seu e-commerce tenha   prejuízos e perca vendas.

Que tal ver algumas ótimas dicas para otimizar sua gestão de estoques na loja virtual? Confira o nosso artigo abaixo!

Nomeie e organize seus produtos de forma clara

O gestor deve ter certeza de que os produtos estocados estejam contados em uma planilha ou software de gestão de estoque. Além disso, os itens devem estar categorizados por tamanho, cor, grupos, entre outras classes, a fim de facilitar o acesso rápido dos funcionários que vão ao estoque identificá-los e separar para envio aos clientes, assim que os produtos são comprados.

Mantenha o controle de datas de validade

Você trabalha com produtos que expiram depois de determinado período ou se deterioram? É fundamental criar um sistema de avisos para cada linha de produtos que você vende. Se a data de validade estiver chegando, vale a pena reduzir o preço dos artigos, para que sejam vendidos mais rapidamente e consiga mudar o estoque restante. Evite problemas legais e as perdas com os produtos fora de validade.

contrate o olist agora mesmo

Separe os produtos de maior demanda dos restantes de menor procura

Os principais produtos que você vende são os itens que sua empresa absolutamente não quer enfrentar uma escassez no acervo. Os produtos que têm baixa procura, por sua vez, formam o resíduo de itens que sua empresa oferece, mais para contentar um ou outro cliente do que a maioria de seus compradores. Sua loja virtual deve priorizar e entregar os produtos de maior demanda esperada e garantir que nenhum produto deste nível se esgote no acervo: por isso, vale a pena separá-los em diferentes áreas do estoque, para facilitar a circulação e acesso das pessoas que vão buscá-los e a visualização de sua quantidade estocada.

Defina um nível de estoque mínimo

Cada fornecedor terá diferentes prazos de entrega, e se você quiser impedir os riscos de ficar sem estoque, será preciso definir o tempo de reabastecimento e reservar certa quantidade de produtos estocados, sobretudo aqueles que tenham grande rotatividade ou demanda avaliada como garantida. Esta reserva poderá cobrir eficazmente o tempo que leva até os fornecedores estar em sintonia com as demandas de mercado que surgiram para sua loja virtual em ocasiões quando houver baixa no seu acervo.

Crie rotinas de movimentação no depósito

Se houver padrões e procedimentos previamente determinados como melhores para que sua equipe cumpra as entradas e saídas de produtos do estoque, a gestão contará com baixíssimo índice de erros de apuração e de lançamentos das mercadorias nas planilhas ou software. Os funcionários encarregados das buscas e recolocações de itens serão mais rápidos e eficientes.

Às vezes, pequenas mudanças em seu controle de inventário ou nos processos internos de sua equipe de estoque podem fazer uma grande diferença para seu negócio. Analise com calma o que pode ser melhorado em sua gestão de estoque e faça de sua loja virtual um sucesso.

Qual a situação de seu inventário atualmente? O que você tem realizado para otimizar a sua gestão de estoque? Deixe o seu comentário!


 

+ Nenhum comentário

Adicione o seu