Como preparar sua Loja Virtual para vender na Black Friday


Como preparar sua Loja Virtual para vender na Black Friday
5 (100%) 6 votos

Como-preparar-sua-Loja-Virtual-para-vender-na-Black-FridayA Black Friday costuma ser uma grande oportunidade para lojistas que buscam como vender mais na sua loja virtual, mas é preciso tomar algumas precauções para aproveitar ao máximo essa data tão importante para o comércio eletrônico, sem queimar o filme de sua loja.

Conhecida como uma das principais datas para o comércio eletrônico, a Black Friday vem apresentando números relevantes em todo Brasil, o que indica que vale a pena se preparar para aproveitar os benefícios que a data pode oferecer.

Em 2016 o evento vai acontecer no dia 25 de novembro e as expectativas são muito boas. Somente em 2015, por exemplo, a Black Friday garantiu o maior ticket médio entre todas as outras datas sazonais, incluindo Natal e, segundo dados disponibilizados pelo E-bit, chegou a movimentar R$ 1,64 bilhão.

Ter sua loja virtual participando desse grande evento, pode ser uma ótima saída para afastar a crise e ampliar suas vendas online. Mas, é preciso se preparar com antecedência e tomar alguns cuidados importantes, para que a experiência não passe a ser frustrante com reclamações de clientes insatisfeitos.

Para isso, separamos algumas dicas práticas que vão ajudar você a se preparar para a Black Friday 2016.

Garanta o estoque de seus produtos

Ter um planejamento é fundamental para que você consiga aproveitar muito bem todos os resultados que a data pode oferecer ao seu negócio.

Um dos erros mais comuns de lojistas que não se planejam para a data é não ter estoque o suficiente para atender todos os clientes. Isso faz com que sua loja virtual se queime com os consumidores, afinal, não tem coisa mais chata do que querer comprar um produto e dar de cara com aquela mensagem “fora de estoque”.

Algumas dicas para que isso não ocorra com seu comércio é planejar e definir quais são os produtos que você aplicará desconto para anunciar na Black Friday.

Uma dica é colocar descontos um pouco mais atrativo para aqueles produtos que você ainda possui uma grande quantidade em estoque. Essa prática ajudaria a realizar o rodízio de suas peças, mas ainda assim, é indispensável que, além desses produtos menos vendidos você ofereça desconto para aquele seu produto um pouco mais conhecido, dessa maneira você consegue atrair novos clientes que já estavam interessados em seu produto, mas que ainda resistiam em adquiri-lo.

contrate o olist agora mesmo

Ofereça descontos reais

Produtos selecionados, agora é hora de aplicar os descontos cabíveis para cada peça.

Aqui, vale lembrar que é de suma importância que sua loja oferte descontos realmente atraentes para o consumidor final.

Essa é uma boa prática do evento que, logo quando começou a acontecer no Brasil, teve uma fama negativa devido ao fato de alguns lojistas aumentarem os preços antes da Black Friday pra só então, aplicarem os descontos. Na época, essa prática ficou caracterizada como Black Fraude, ou Tudo pela metade do dobro.

Hoje, além dos lojistas estarem muito mais maduros e conscientes para participarem do evento, já existem programas como o da camara-e.net que garantem a qualidade das lojas participantes com o selo Black Friday Legal, (programa que visa criar um ambiente de confiança e promover boas práticas no e-commerce na data promocional de novembro).

Além de oferecer descontos interessantes para seus clientes, participar do Black Friday Legal é uma boa dica para atrair novos clientes para sua loja virtual e assim, gerar mais confiança dos consumidores que desejam adquirir seus produtos.

Anuncie no lugar certo

Esse é um outro ponto muito importante que pode ajudar a ampliar suas vendas online durante a Black Friday.

É fato que na data do evento, as pessoas estarão vasculhando toda a internet buscando por produtos que possuem descontos atrativos. Mas se você está realmente preparado para a Black Friday, porque esperar os clientes de forma reativa, quando pode investir em campanhas e anúncios pagos para que o consumidor ideal encontre seu produto?

Uma outra dica é colocar seus produtos para vender nos marketplaces de grandes redes varejistas, como Submarino, Americanas.com, Extra.com.br, Walmart entre outros.

Essa é uma estratégia para lojistas que realmente queiram vender muito nesta Black Friday 2016, isso porque estas grandes empresas investem pesado em marketing e comunicação para atrair um grande tráfego de clientes para os seus canais nesta data.

Pra se ter uma noção do alcance e conversão destes canais, segundo um relatório divulgado pelo ComScore, os marketplaces do Submarino, Americanas, Shoptime, Extra.com.br, Casas Bahia, Pontofrio e Barateiro, concentraram cerca de 32,8 milhões de visitantes únicos, somente no mês de junho de 2015.

É por isso que eles são uma excelente oportunidade e um diferencial gigante para quem deseja alavancar as vendas nessa Black Friday.

Ofereça um atendimento de qualidade

A Black Friday, de fato não pode ser considerada como uma sexta comum. Segundo dados apresentados pelo e-bit, em 2014 o crescimento foi de 867% no faturamento em comparação a uma sexta-feira convencional.

Com o grande fluxo de consumidores navegando em sua loja virtual é muito provável que alguns encontrem dificuldades e precisem de suporte para conseguir finalizar a compra ou mesmo, tirar algumas dúvidas. Quando isso acontecer é extremamente importante que o seu suporte preste todo o atendimento necessário, pois será um grande diferencial da sua marca.

Invista em um atendimento instantâneo como chat online, telefone, e-mail e procure deixar esses contatos bem visíveis para que o cliente não perca tempo procurando onde buscar informações para sanar suas dúvidas.

Outra dica é criar uma página com as principais dúvidas dos seus clientes já sanadas, para que o usuário possa encontrar sozinho a resposta de seu problema, ao invés de abrir um ticket e ter que esperar por atendimento.

Não se preocupe com a crise

Se mesmo diante dessa grande oportunidade em aumentar suas vendas online com a Black Friday, você continua desacreditado devido a crise que o país atravessa, temos uma boa notícia.

Uma pesquisa realizada pelo Zoom, (site comparador de preços e produtos), apontou que embora os consumidores estejam receosos, cerca de 71% afirmaram que pretendem sim, comprar durante a Black Friday. Mas atenção, a pesquisa revela também que, entre os 20 mil entrevistados, 66% afirmaram que avaliarão muito bem os produtos e poderão gastar menos, caso os descontos não sejam muito favoráveis.

O fato é que as pessoas estão muito mais confiantes em comprar na Black Friday Brasil, mas ao mesmo tempo, estão mais exigentes e cautelosos com relação à fraudes. Essa á mais uma razão para você caprichar nos descontos, oferecer um atendimento de qualidade e estar muito bem preparado, dessa maneira, se destacará perante seus concorrentes e poderá até mesmo, fidelizar novos clientes para seu comércio eletrônico. ;)



+ Nenhum comentário

Adicione o seu