Gestão de frete: entenda o que é e qual sua importância


Gestão de frete: entenda o que é e qual sua importância

Todas as ações que visam otimizar o armazenamento, a circulação e a distribuição de mercadorias fazem parte da gestão de frete. Quem atua no ecossistema de e-commerce sabe que ele envolve diversas variáveis, dentre elas, a alta concorrência. Para permanecer ativo no mercado, é necessário se destacar, e nada mais estratégico do que otimizar a entrega do produto. 


Aquelas pessoas que administram bem os fluxos de mercadoria conseguem oferecer prazos de entrega menores e com melhor custo, aumentando a satisfação de clientes. Quem compra online tem a ansiedade de querer que seu produto chegue logo em casa e, se você souber utilizar isso de forma estratégica, com certeza deixará o negócio mais competitivo. 


Por isso, se você tem curiosidade para entender a fundo o que é a gestão de frete, como aplicá-la no seu negócio e, assim, ganhar sua fatia no mercado, continue lendo o post para conferir as nossas dicas. Boa leitura!




O que é a gestão de frete?


A gestão de frete gerencia todas as etapas da entrega do seu produto a clientes, permitindo otimizar esse processo, melhorar o tempo e a qualidade da entrega e proporcionar um ótimo custo. 


O objetivo é garantir a satisfação do público. Para isso, são utilizadas inteligências artificiais que cruzam milhares de dados de diversas transportadoras para oferecer a melhor opção de entrega.




Qual a importância da gestão de frete?


Se você opta por vender online, isso significa lidar com as expectativas de diferentes clientes. Ao contrário do que acontece na maioria das compras offline, no e-commerce o recebimento da mercadoria só ocorre após a compra. Por isso, é essencial garantir que a experiência de cada consumidor seja satisfatória e próxima do que ocorreria caso estivesse na loja física. 


Confira os principais pontos positivos que uma gestão de frete pode gerar para sua empresa. 


Redução de custos


Um ponto muito importante da gestão de frete é com relação ao custo das operações logísticas. A gestão é realizada a partir de um software que tem acesso a dados de diversas transportadoras. Dessa forma, ele roteiriza o melhor caminho para cada pedido e garante a escolha de frete mais atraente para sua mercadoria. 


É um processo muito mais rápido do que se você precisasse cruzar todos esses dados a cada compra, de forma manual. A ferramenta mapeará as opções mais vantajosas para garantir o melhor custo-benefício, tanto para o cliente quanto para a empresa, e reduzir o custo para seu negócio no fim do mês.  


Aumento da lucratividade


Uma pesquisa da Opinion Box aponta que 84% das pessoas já desistiram de uma compra em razão dos comentários negativos que leram na internet. O atraso na entrega pode gerar esse tipo de problema com a reputação da sua marca e impactar as vendas, diminuindo a taxa de conversão. 


Por isso, a gestão do fluxo de compra e de todos os processos que levam o produto às pessoas será fundamental para a percepção de qualidade dos serviços e para as avaliações positivas da sua loja.


Ao garantir uma boa experiência, você fideliza mais clientes e ainda incentiva o público a divulgar os benefícios da sua empresa. O resultado é a melhora em métricas importantes, como o CAC (custo de aquisição de clientes) e LTV (lifetime value – valor do tempo de vida).


Maior disponibilidade de itens


Uma plataforma de gestão de frete fornece a centralização dos dados do armazenamento do seu produto em um único lugar, o que resulta em melhor organização e controle de estoque da sua loja virtual. 


Dessa forma, você consegue visualizar o que ainda tem disponível ou o que está em baixa, repondo o produto de prontidão ou retirando a disponibilidade do produto da sua página. Isso garante uma melhor experiência do usuário também ao navegar no site.


Redução de falhas e atrasos


Um dos pontos mais importantes da gestão de frete é que ela reduz as chances de atraso e falhas, uma vez que existe uma inteligência artificial analisando e tomando decisões estratégicas no momento de escolher a transportadora. Assim, o produto chega com a qualidade que saiu da sua loja e no menor espaço de tempo possível. 


Melhoria no controle do fluxo


A gestão de frete centraliza as informações do fluxo de distribuição em um único espaço, permitindo que você tenha um controle maior dos seus pedidos. E uma boa gestão de vendas impacta diretamente no crescimento da sua empresa, uma vez que, ao vender mais, consequentemente, fatura-se mais. 



Como fazer a gestão de frete?


Criar uma rotina de trabalho que inclua a gestão de frete nas prioridades da administração do e-commerce é importante para otimizar o processo e evitar problemas como atrasos na entrega ou quebra de estoque. Confira como isso pode ser feito!


Ofereça alternativas de entrega


Centralizar sua operação em uma única modalidade de entrega pode parecer mais simples pela comodidade. No entanto, há um grande potencial para problemas. Se você utilizar apenas os Correios, por exemplo, enfrentará atrasos significativos em todas as suas entregas se ocorrer alguma greve, algo que você não consegue controlar. 


Essa não é uma situação desconhecida do público, e as pessoas vão evitar comprar se a única opção de frete oferecida pode enfrentar problemas. Por isso, conte com mais de uma opção de entrega em sua loja virtual. Assim, você mantém suas vendas mesmo quando houver problemas com fornecedores.




Uso de tabelas de frete


O preço do frete é composto por diversas variáveis:



  • Características do produto: tipo de transporte necessário para o produto, dimensões e embalagem

  • Trajeto: distância e modais de transporte utilizados

  • Prazo: modalidades de transporte mais ágeis custam mais caro


Quem trabalha com transportadoras, grandes sites ou Correios receberá as informações para indicar aos clientes quais são as tabelas de frete aplicáveis em cada situação. Caso exista também uma entrega usando equipe e frota internas, é importante considerar todos os custos e as variáveis da entrega para criar uma precificação que não traga prejuízos ao negócio.


Você pode fazer as cotações e obter detalhes sobre as tabelas de frete de cada empresa diretamente com elas. A maioria oferece calculadoras em seus sites, como acontece nos Correios. 


Para quem quer otimizar o trabalho de comparação de valores, prazos e modalidades de transporte, usar serviços que agregam várias opções, como o olist pax, é uma boa alternativa.


Contratação de fulfillment


Para organizar e agilizar a gestão da logística do e-commerce, muitas empresas têm adotado serviços de fulfillment. Trata-se de um centro de distribuição externo que cuida de toda a parte de estoque e frete, para que sua empresa não precise se preocupar.


Por exemplo: uma empresa do Ceará tem um centro de distribuição em São Paulo. Isso faz com que as entregas sejam mais rápidas e baratas para algumas regiões do país, devido à proximidade regional. Com um serviço de fulfillment, você consegue manter uma loja virtual sem estoque.


As empresas de fulfillment estão preparadas para atuar desde o estoque até o envio das mercadorias. O serviço inclui:



  • Recebimento dos itens de lojistas diretamente de fornecedores, conferência e cadastro no estoque

  • Separação e embalagem dos pedidos recebidos

  • Emissão de documentos para transporte

  • Postagem ou entrega para a transportadora


Você pode pesquisar por empresas que realizam fulfillment de toda a operação de sua loja virtual ou usar serviços disponíveis em grandes sites. Nessa opção, quando o cliente fizer a compra, o site ficará responsável pela preparação e pelo envio do pedido. Alguns exemplos de grandes sites que têm serviço de fulfillment são o Mercado Envios Full, Magalu Marketplace e B2W.


Como reduzir custos de frete e logística? 


O custo de frete é um dos maiores que a empresa absorve na execução de suas atividades. Isso se deve, em grande parte, ao alto preço do combustível e à sua rotatividade. Por ser uma variável importante e que não oferece alternativas, a redução deve ser encontrada por meio de outros aspectos.


Diversifique as formas de envio


Uma forma de reduzir os custos de frete e logística é, com certeza, ter mais de uma opção de forma de envio. Assim, sua empresa não fica refém das circunstâncias e evita processos burocráticos, como reenvio ou estorno do valor do produto. 


Existem diversas opções disponíveis no mercado, como os Correios, as transportadoras e o fulfillment (mencionado no tópico anterior). 


Preste atenção no tamanho das embalagens


Evite utilizar embalagens muito grandes no seu e-commerce para não precisar alterar o valor final do produto, o que é bom para você e para a clientela. É necessário somente atentar para o tamanho do produto para garantir que ele fique protegido o suficiente para suportar o trajeto sem se danificar. 


Aproveite para saber mais sobre o conceito de unboxing experience e entenda como boas embalagens podem ajudar você a encantar o público:




Garanta a rotatividade de estoque


Um dos pilares para sua loja virtual ter sucesso é ter um estoque reforçado. Isso gera diversas vantagens para quem vende, incluindo:



  • Conseguir preços melhores com fornecedores

  • Garantir disponibilidade dos itens que podem entrar em falta no mercado

  • Prevenir contra o aumento de preços

  • Economizar no transporte por pagar um único frete


Todas essas iniciativas contribuem com a sua margem de lucro, que é o que mantém seu negócio funcionando. Uma forma de auxiliar a entender em quais itens você deve investir é analisar o que seu negócio oferece e suas oportunidades. 


Para fazer isso, existe uma ferramenta chamada Matriz BCG. Leia nosso post para aprender como funciona a Matriz BCG e aplicá-la em sua empresa!


Otimize a operação


Ter uma estratégia de gestão de estoque permite organizar e controlar o fluxo de mercadoria. Assim, você consegue otimizar a operação de entrada e saída dos itens, definir diretrizes de como será o processo de envio da mercadoria e ter controle total do que está disponível ou não, reduzindo as chances de imprevistos. 


Melhore o atendimento de clientes


Por mais que você acredite que tenha um bom atendimento, sempre há espaço para melhorar seu desempenho, como a logística reversa. Assim como precisamos planejar o envio do produto, a logística reversa organiza a devolução do produto, caso a pessoa receba um item errado ou danificado. 


Por isso, deixe explícito que sua loja oferece todo esse suporte, como o serviço de troca e devolução de itens. Assim, você dará mais segurança ao consumidor e alavancará suas vendas. 


Use Olist Pax


O olist pax é a solução logística do olist que ajuda sua loja a ganhar eficiência operacional nas entregas. Com pax, você tem a logística das grandes empresas sem precisar gastar rios de dinheiro. Entre as principais vantagens do programa estão:



  • Redução do valor de frete

  • Entregas em tempo recorde

  • Coleta de pedidos em diversas regiões


Acesse nosso site para saber mais:



Como se preparar para oferecer frete grátis?


Um levantamento feito pelo portal Reclame Aqui apontou que 53% das pessoas que desistem de uma compra online fazem isso devido ao valor alto do frete. Por isso, quem oferece entrega grátis tem mais chances de conversão.


O frete grátis não quer dizer que a entrega será feita sem custo, mas sim que clientes não farão o pagamento do valor referente à entrega de forma destacada no carrinho de compras. 


Para que a oferta do frete grátis não cause problemas financeiros ao seu negócio, é importante se organizar para incorporar esse custo à operação. Desse modo, considere os seguintes passos:



  • Faça um levantamento de ticket médio para identificar qual é a média de consumo por cliente em uma mesma compra. Se o valor é de R$ 100, você pode oferecer frete grátis acima de R$ 130 para estimular a compra de mais itens.

  • Reveja o preço de seus itens, considerando a implementação do frete grátis como parte do custo operacional.

  • Incorpore o frete grátis como estratégia de atração e fidelização de clientes. Utilize uma parte do orçamento para campanhas promocionais de modo a cobrir o custo operacional.


Como evitar abandono de carrinho por frete alto?


Apesar de ser uma questão comum — cerca de 78% dos consumidores têm esse hábito, segunda a Opinion Box —, o abandono de carrinho pode ser extremamente prejudicial para o seu negócio a longo prazo.


As razões são as mais variadas, como demora na entrega do produto, usabilidade ruim da sua página, forma de pagamento não disponível, problemas técnicos, frete alto ou a simples indecisão do consumidor na hora de efetuar a compra. Você não quer perder uma venda por conta do frete, certo? Para isso, é preciso seguir algumas práticas eficientes.


1. Crie estratégias para oferecer frete grátis


Por mais que diminua a sua margem de lucro, uma forma de aumentar o volume de vendas e os rendimentos totais é oferecer o frete grátis sob determinadas condições. Para ativar esse benefício, você pode estabelecer uma determinada quantidade de itens a serem comprados em conjunto ou oferecer o recurso para produtos selecionados, de modo a minimizar o impacto nos lucros.


2. Trabalhe com um valor mínimo de compra


Uma forma muito comum de reduzir os problemas com o frete alto é fixar um valor mínimo para frete grátis. Ou seja, o cliente precisa gastar acima de, por exemplo, R$ 200,00 para que a entrega seja gratuita. Tudo isso, porém, precisa ser avaliado com cautela, para definir um valor que seja justo para você, mas que também não afaste o usuário. O ticket médio das compras pode ser um termômetro.


3. Invista no cross-selling


Seguindo a mesma linha de pensamento dos tópicos anteriores, você pode investir em uma estratégia de cross-selling. Ou seja, incentivar o usuário a comprar um complemento para o produto selecionado inicialmente e, assim, reduzir o valor do frete ou, até mesmo, oferecer a opção gratuita. Assim, o cliente fica tentado a adicionar um item em vez de pagar pela entrega.


4. Ofereça a opção de retirar na loja


Caso o seu negócio também tenha loja física, muitas vendas podem ser salvas com a possibilidade de retirar o produto no local. Ou seja, o cliente efetua a compra online e pode passar no estabelecimento quando for do seu interesse. Se esse não for o caso, é possível criar parcerias com outras lojas ou Correios para oferecer esse mesmo benefício aos usuários, por exemplo.


5. Tenha mais de uma opção de frete


Limitar o frete a uma única opção também pode ser um erro. Por isso, tente oferecer ao cliente diferentes alternativas para que ele mesmo escolha a melhor solução para suas necessidades. Afinal, alguns usuários podem preferir a entrega rápida, enquanto outros querem um valor menor. Assim, a experiência do usuário se torna melhor, e ele fica à vontade para escolher aquilo que julgar como o melhor caminho.


O que é tabela de contingência de frete nos marketplaces?


Se você vende em marketplaces e não sabe o que é tabela de contingência de frete, pode estar colocando sua operação comercial em risco.


Embora o tema pareça simples, ele pode assumir um aspecto decisivo para o desempenho das suas vendas em determinadas circunstâncias.


Trata-se de um recurso que visa otimizar as conversões de venda dentro do site, ao mesmo tempo em que garante uma boa experiência de compra para o consumidor final.


Quer entender mais sobre o assunto? Então não deixe de ler este tópico até o final, pois você vai conhecer mais sobre o conceito, bem como aprender a preparar uma tabela adequadamente.


O que é e para que serve a tabela de contingência de frete?


Toda vez que um consumidor abre o anúncio dentro de um e-commerce, um dos primeiros atos antes de efetivar a compra é realizar uma pesquisa de frete. Basicamente ele fornece o número do CEP para receber uma estimativa do prazo e do custo para envio do produto anunciado.


Ao receber essa solicitação, o site busca a informação dentro de um complexo banco de dados que concentra valores e prazo de frete, levando em conta as dimensões e a região de envio. Tudo isso acontece em menos de um segundo, para que o consumidor obtenha a resposta em tempo real.


Entretanto, em determinadas situações, o acesso a esse banco de dados pode ser comprometido. Com isso, o consumidor receberia uma mensagem de erro pela consulta, que fatalmente resultaria na desistência da compra.


Para contornar essas adversidades os grandes e-commerces implementaram a tabela de contingência de frete. Ela serve como um mecanismo de segurança, que irá fornecer as informações sobre frete em caso de indisponibilidade.


Como utilizar a tabela de contingência de frete?


Cada marketplace possui um sistema próprio para configuração da tabela de contingência. O ideal é verificar a documentação de cada canal e utilizar os arquivos de modelo (templates) fornecidos pelo canal.


O arquivo com a tabela precisa ser preenchido manualmente. Qualquer equívoco pode representar custos extras para a loja ou para o consumidor final. Por isso, é fundamental atentar aos seguintes aspectos:



  • Faixa de CEP: com base nas faixas de CEP é possível estimar os dados sobre envio dos produtos para determinada região.

  • Peso: considere o peso do produto e da embalagem para garantir maior precisão ao cálculo.

  • Dimensões: assim como o peso, também leve em conta a embalagem do produto para que não ocorram distorções.

  • Valor do frete: essa informação deve ser obtida junto ao parceiro de transporte (Correios ou transportadora).

  • Prazo de frete: essa informação deve ser obtida junto ao parceiro de transporte (Correios ou transportadora). Garanta precisão máxima ao fornecer esses dados para evitar problemas.


Um recurso simples, porém essencial


A tabela de contingência de frete é um recurso que não pode ser ignorado em sua operação de vendas por meio dos marketplaces. É por meio dela que suas vendas serão garantidas em caso de instabilidades na consulta ao banco de dados do canal.


Observe as regras de preenchimento, utilize os modelos disponíveis e faça atualizações periódicas dos dados para evitar surpresas



Caso sua operação de vendas seja feita pelo Olist, pode ficar tranquilo. Todo o trabalho de gestão de preços e prazo de frete é realizado pela nossa equipe.


Otimize a gestão de frete e alavanque o seu negócio 


A gestão de frete é importante para garantir a lucratividade do negócio e aumentar o volume de vendas, assim como a satisfação de clientes. Implementar o frete grátis requer um bom planejamento, mas é uma ótima iniciativa para chamar a atenção das pessoas e melhorar a métrica mais importante do e-commerce: a taxa de conversão


Além disso, tendo um controle de mercadoria, você consegue explorar ações promocionais para gerar mais vendas e ainda cuidar do seu pós-venda, garantindo a fidelização de clientes. 


Por fim, lembre-se de contar com o apoio de olist pax, uma solução completa para lojas que querem ganhar agilidade e economia nas entregas. Veja detalhes aqui!


O que você achou deste texto? Conta pra gente nos comentários!

    post anterior
    Como esta agência ganhou força com o programa de afiliados do Olist: conheça a Maximus Assessoria
    próximo post
    O que é Olist? Conheça as soluções e aumente as vendas do seu negócio
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.