Como usar o IGTV para expandir a autoridade de marca? Conheça 5 maneiras

Como usar o IGTV para autoridade de marcaO grande número de usuários do Instagram faz com que as empresas precisem realmente se dedicar à rede social para conseguir a atenção do público. Hoje em dia, somente postar no feed e nos Stories já não é suficiente para manter a audiência engajada e criar uma conexão com a marca.

Nos últimos anos, o Instagram vem apostando em novos formatos e lançando funcionalidades para o aplicativo. Uma delas é o IGTV, que permite aos usuários compartilharem vídeos maiores.

Quer saber como usar o IGTV e atrair novos seguidores? Continue lendo este post e conheça algumas técnicas para construir uma autoridade de marca sólida na internet!


Entenda o que é o IGTV


O IGTV é uma funcionalidade do Instagram que surgiu com a popularização dos conteúdos em vídeo. O seu principal diferencial na rede social é a possibilidade de compartilhar de conteúdos de até 60 minutos — hoje, o limite do story é de 15 segundos e do feed 1 minuto.

Segundo o próprio Instagram, o IGTV foi lançado para ajudar os criadores de conteúdo a explorarem a criatividade, fazerem a audiência crescer e construírem solidez de marca. O recurso funciona mais ou menos como o YouTube, só que dentro da rede social. Todo mundo que tem uma conta pode ter seu próprio canal e compartilhar o que quiser por lá.

Veja como usar IGTV em 5 passos práticos


Quem tem o objetivo de vender nas redes sociais ou pretende usar esse espaço para criar conexão com o público não pode deixar de produzir conteúdos exclusivos no IGTV. A plataforma de vídeos do Instagram permite o upload de um material mais aprofundado, que resolve melhor os problemas da persona e faz crescer a sensação de proximidade entre marca e público. Veja 5 sugestões de como usar!

1. Tenha uma identidade visual


Isso serve para qualquer perfil nas redes sociais, sobretudo quando se trata do Instagram, que é um canal focado no audiovisual. Ter uma identidade definida ajuda o público a reconhecer os conteúdos e a transmitir às pessoas as propostas desejadas.

Para desenvolver uma identidade visual adequada, é possível contar com a ajuda de um designer que conheça a psicologia das cores e seja especializado em desenvolvimento de marcas. Mas também é possível promover boas práticas internamente e aplicá-las em todas as ações do perfil.

2. Mostre os produtos


Aproveite a possibilidade de criar conteúdos mais longos para mostrar os produtos em detalhes, principalmente aqueles que estiverem disponíveis no Instagram Shopping. Assim, a pessoa que se interessar já pode realizar a compra sem sair do aplicativo.

Veja algumas ideias de conteúdos para mostrar os produtos no IGTV:

  • Apresente as novidades da loja

  • Traga sugestões de como aproveitar melhor os produtos ou de como conservá-los

  • Apresente itens complementares, que podem melhorar a experiência do cliente

  • Mostre ao público o processo de criação

  • Explique como os produtos são desenvolvidos e o que acontece antes do lançamento


3. Apresente sugestões relacionadas ao nicho de atuação


O IGTV pode ser muito mais que uma vitrine virtual. Por isso, além de apresentar os produtos, uma boa ideia é aproveitar o espaço a fim de conectar a marca aos clientes que estão em outros estágios do funil de vendas.

Aqueles que se encontram no topo e no meio do funil, ou seja, que ainda não estão prontos para fazer a compra, podem se interessar por conteúdos mais abrangentes. O consumidor que está no topo muitas vezes ainda nem sabe que precisa de um produto para resolver seu problema.

Para chegar até essas pessoas, conheça bem o público, identifique as dores e entenda quais delas podem ser solucionadas com os produtos que você vende. Aposte em conteúdos que tirem dúvidas sobre esses temas e mostre que existe uma solução.

Os clientes do meio do funil podem evoluir na jornada de compra assistindo a cases de sucesso. Para transformar esses casos em vídeos, foque no storytelling — pessoas se conectam mais facilmente a outras quando consomem narrativas de histórias inspiradoras.

4. Busque referências


Ao navegar pelo Instagram você vai encontrar muitos perfis que usam o IGTV de forma estratégica. Essa é uma excelente maneira de buscar inspiração, entender melhor o formato e ter ideias para novos conteúdos. Vale acompanhar as produções de outras empresas que atuam em diferentes áreas.

Essa pesquisa por referências diferentes ajuda a trazer insights interessantes. Não se esqueça de analisar as possibilidades com os olhos de quem vai produzir o conteúdo, sempre pensando em como aquele modelo pode se encaixar no negócio.

5. Use a criatividade


Com tantos conteúdos nas redes sociais, é preciso ter criatividade para atrair os usuários. A disputa por atenção é acirrada na internet e, por isso, uma loja que busca uma posição de destaque no Instagram precisa estudar a melhor saída para se se diferenciar.

Solte a criatividade na hora de produzir os vídeos e torne-os mais atrativos. Aposte em cores e frases de efeito, gere curiosidade e deixe a surpresa para o final — isso evita que a pessoa deslize a tela e passe para o próximo vídeo antes de consumir todo o conteúdo.

Conheça outras ferramentas podem contribuir com a estratégia


Além do IGTV, o Instagram tem diversas possibilidades de conteúdo. Quanto mais explorá-las, melhor vai ser a performance na rede social. Os algoritmos vão entregar aos usuários conteúdos que gostariam de consumir. Por isso, quanto mais posts da sua loja chegarem até eles, mais chances há de gerar essa audiência fiel.

Um perfil com conteúdo completo deve saber não só como usar o IGTV, mas investir nos tradicionais posts para o feed, com o objetivo de atrair novos seguidores. Vale apostar em alguns Stories diários, que envolvem e levam entretenimento às pessoas que seguem a loja. Já as lives e o Reels — formato novo que tem maior alcance — são funcionalidades que têm se mostrado ótimas formas de atrair mais pessoas.

Se você tem uma loja virtual e quer mais sobre divulgação na internet, veja como potencializar os seus resultados com as fotos dos seus produtos!

    post anterior
    O que é growth hacking e como aplicar no e-commerce?
    próximo post
    Marketing viral: como criar estratégias que viralizam?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.