Como usar sazonalidades e tendências na atualização do estoque em marketplaces


Como usar sazonalidades e tendências na atualização do estoque em marketplaces
5 (100%) 7 votos

New-Base-Grande-06-12

Você já percebeu que alguns dos seus produtos podem ter vendas aumentadas em determinadas épocas do ano, as chamadas sazonalidades?

Certos produtos ou categorias podem não ter uma saída regular o ano todo, mas em algumas épocas é possível que haja picos de procura e consequentemente de vendas.

Com isso em mente, gerenciar seu estoque (ou parte dele) levando-se em conta as variações sazonais vai ajudá-lo a manter sempre os itens disponíveis para pronta entrega, sem o risco de faltar produtos quando o fluxo de vendas for maior.

Um bom exemplo é o caso dos ventiladores. Este é um típico produto sazonal. Claro, há vendas o ano todo, mas em algumas épocas do ano a procura é muito maior como podemos comprovar pelo gráfico abaixo disponibilizado pelo Google e que revelam as tendências de busca pelo termo “ventilador” ao longo dos últimos quatro anos.

ventiladores trends

Fonte: Google Trends

Um lojista que oferece ventiladores pode se preparar alguns meses antes para os períodos de pico, geralmente entre os meses de outubro e fevereiro (com mais força entre dezembro e janeiro).

Muitos outros produtos podem ser beneficiados dos períodos de sazonalidade ao longo do ano. Vejamos outro exemplo:

“creme para cabelo”

produtos para cabelo trends

Fonte: Google Trends

Para o exemplo acima o lojista deve manter o estoque atualizado entre os finais dos meses e começos dos meses seguintes, momentos em que as chances de realizar mais vendas são maiores de acordo com os dados. As sazonalidades para ele, neste caso, não são anuais, mas sim mensais.

Outro produto com comportamento curioso é a boneca “baby alive”. Certamente brinquedos têm procura maior nas datas tradicionais para as crianças, como semanas próximas ao dia 12 de outubro e nas semanas que antecedem o Natal.

Este produto, entretanto, apresenta indícios de outros períodos de grande procura, como visto no gráfico abaixo. Um lojista de brinquedos poderia reforçar o estoque desta boneca próximo a essas datas. Não é uma certeza absoluta, pois seria necessário analisar mais anos e entender se o comportamento se repete, mas é um bom indicador.

baby alive

Fonte: Google Trends

 

Como e onde buscar estas informações

O Google oferece uma ferramenta muito útil para a consulta de sazonalidades e tendências de busca. A ferramenta chama-se Google Trends e pode ser conferida aqui.

Para usá-la, basta incluir os termos (de um até cinco) na barra de busca no topo da página, selecionar o período e local, e começar a investigar.

trends 1

 

Lembre-se também de selecionar a opção “Compras” no campo categoria.

trends 2

 

Tendências no Mercado Livre

Uma ferramenta também bastante útil para o planejamento do estoque e até mesmo dos produtos a serem vendidos é o Tendências do Mercado Livre. Nessa ferramenta é possível identificar os produtos mais buscados no momento por categoria dentro do próprio Mercado Livre. É um bom caminho para encontrar produtos interessantes para os compradores.

meli tentencias

 

Estas são formas de controlar os estoques de maneira inteligente e profissional, baseado em dados reais, garantindo assim profundidade adequada de produtos quando as demandas aumentarem.

E aí, você costuma controlar seu estoque de acordo com datas sazonais? (Só não vale considerar Natal e outras datas populares :) ) Aproveita para deixar um comentário e contar pra gente como você organiza seu estoque.



+ Nenhum comentário

Adicione o seu