Como vender mais no Mercado Livre: 6 dicas úteis!

Como vender mais no Mercado Livre: 6 dicas úteis!

O Mercado Livre é um dos principais sites de e-commerce do Brasil e isso se mostra pelos números. São mais de 150 milhões de usuários registrados, 26 milhões de anúncios ativos e 4 mil buscas por segundo.

Mas para explorar todo esse potencial não basta apenas criar uma conta no site e aguardar pelos resultados positivos. É preciso criar o contexto ideal para que os anúncios ganhem destaque e visibilidade. Isso pode parecer complexo, mas é mais simples do que parece.

Se você está no Mercado Livre mas está decepcionado com o desempenho das vendas, siga essas dicas e tente alavancar seu negócio.


1) Revise e ajuste o título dos seus produtos


Os títulos são a representação do seu produto em poucas palavras. É por meio deles que os consumidores vão localizar seus anúncios ao realizarem uma busca. Por isso, eles precisam ser simples, objetivos e completos.

Informe o nome do produto e utilize palavras-chave que possam atrair os consumidores. Uma boa dica é pesquisar os títulos adotados pelos concorrentes para nomear o mesmo produto e, então, usá-los como referência. Mas nada de realizar cópias!

Evite usar termos muito técnicos, como o código da mercadoria, por exemplo. As informações específicas devem aparecer, sem dúvidas, mas na descrição do produto anunciado. Nós temos um guia exclusivo que mostra o passo a passo sobre Como fazer títulos de produtos.

2) Verifique as imagens e faça alterações, caso necessário


A foto que ilustra o seu produto é a mais adequada? Isso também tem um peso decisivo sobre as conversões, por isso, não deixe de verificar as imagens dos seus anúncios. Dê preferência para fotos com fundo branco, deixando a mercadoria em destaque. Não utilize imagens borradas, desfocadas ou com excesso de informação.

Lembre-se de que a foto do anúncio deve ser uma representação fiel do produto que está à venda! Portanto, jamais faça montagens. E nem pense em utilizar fotografias de terceiros sem a devida autorização. Temos um post no nosso blog que indica Como fazer boas fotos para os anúncios.

3) Avalie a descrição do produto


Após conhecer a “vitrine” da sua loja (título e imagem), o consumidor vai buscar mais informações, como a descrição do produto anunciado. Uma descrição de boa qualidade deve conter o máximo de dados sobre o produto: nome, cor, modelo, marca, características físicas e funcionais.

Uma forma de avaliar a descrição é colocar-se no lugar do cliente e ler todo o conteúdo já publicado. Ficou alguma dúvida? Se a resposta for não, significa que você conseguiu esclarecer o que precisava. Caso contrário, reescreva o texto descritivo, incluindo as informações que faltaram.

Não esqueça de revisar o conteúdo final para evitar erros gramaticais ou ortográficos. Se você quiser entender esse assunto mais a fundo, recomendamos a leitura do post Como fazer descrições de produtos.

4) Faça ajustes no preço de venda


Como os seus concorrentes estão precificando o mesmo produto que você vende? Se há uma discrepância muito grande, é importante fazer as contas e considerar um possível reajuste. Uma alternativa é avaliar a possibilidade de reduzir a margem de lucro mirando um ganho de escala nas vendas, por exemplo.

 Outra solução para chamar a atenção do consumidor e diferenciar o seu anúncio é montar kits de produtos. Assim, é possível oferecer um desconto sobre o valor final, bem como redução nos valores de frete. Nós preparamos um post com Estratégias básicas de precificação para vendas em marketplaces que pode ser colocado em prática no seu negócio .

5) Gerencie sua reputação como vendedor


A reputação ou avaliação do lojista é uma das primeiras coisas que o consumidor irá verificar ao comprar um produto online. Com a nova reputação do Mercado Livre, muitas lojas tiveram seu status alterado. Se esse for o seu caso, revise toda a operação do negócio e se adeque às mudanças.

As novas regras definem diretrizes claras sobre fatores como prazo de postagem dos produtos, controle de reclamações e volume de vendas. Além disso, é importante manter a excelência em aspectos como a resposta às perguntas enviadas pela plataforma e a gestão de fatores como trocas e cancelamentos. Resolva todas as situações com agilidade e cortesia, para que isso não prejudique as suas vendas.

6) Obtenha impulso extra por meio da publicidade


Se após seguir todas as dicas acima as vendas não aumentarem, uma opção é gerar um empurrãozinho nos anúncios por meio da publicidade. Os lojistas do Mercado Livre podem promover seus produtos utilizando o Mercado Livre Publicidade, que atua em três frentes: product ads, text ads e display.

Em product ads são destacados links de texto com imagem, título e preço dos produtos anunciados dentro da plataforma. A cobrança é com base nos cliques (CPC).

Os text ads são semelhantes ao Google Adwords, destacando links de texto nas páginas de busca da plataforma.

Já os displays visam dar ampla exposição à marca, com a oferta de banners, destaque na homepage e páginas customizadas.

Os detalhes de preços e modalidades de venda são apresentados na página oficial do Mercado Livre. É importante que você faça as contas e veja se haverá lucro no final da operação. Para ter uma visão geral de como anunciar nos marketplaces, vale a pena ler o post B2W Ads, Walmart Ads, Cnova Ads e Mercado Livre Publicidade: como funcionam?

Além de anunciar seus produtos nos marketplaces, você também pode complementar a divulgação investindo em mídia externa, como o Google Adwords e o Facebook Ads. Nesses casos, o objetivo é trazer tráfego externo diretamente para a sua loja.

O Google Adwords é dividido em duas frentes: rede de pesquisa e rede de display. A rede de pesquisa é o formato mais tradicional, que permite ao usuário digitar palavras-chave no campo de busca e encontrar diferentes textos e links. Já a rede de display é indicada quando o anunciante deseja divulgar banners ou vídeos em sites parceiros do Google.

Se o público que você busca atingir está dentro do Facebook, compensa anunciar seu produto por meio do Facebook Ads. É possível criar vários tipos de anúncio dentro da rede social, tudo irá depender de qual é o seu objetivo. Separamos aqui no blog um post exclusivo sobre o assunto: Como funciona o Facebook Ads: Dicas para iniciantes.

Conclusão


Inúmeros fatores influenciam o desempenho das vendas no Mercado Livre. Caso os resultados não estejam satisfatórios, o importante é não se desesperar e manter o senso crítico. Faça uma análise minuciosa da sua loja e dos concorrentes, identifique falhas, siga nossas dicas e não deixe de testar novas soluções. Assim, você consegue explorar todo o potencial comercial da plataforma de forma prática e rentável.

Quer se tornar ainda mais profissional nas vendas no Mercado Livre? Então confira este post que explica como funciona o programa Mercadolíder.

[signup_form]
    post anterior
    Como criar uma oferta de qualidade para anunciar em marketplaces?
    próximo post
    [Webinar] Impulsionando as vendas nos marketplaces
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.