Como vender vinhos online: dicas, fornecedores e bebidas mais buscadas!

Como vender vinhos online - Dicas, fornecedores e bebidas mais buscadas

O povo brasileiro ama beber vinho. Só em 2021, o consumo médio da bebida no país foi de 2,64 litros por pessoa, conforme dados da Ideal Consulting. Ou seja, investir nesse ramo é uma excelente oportunidade para quem pensa em empreender ou até aumentar as vendas. 

Preparamos este artigo para compartilhar dicas de como vender vinhos online e ganhar dinheiro com isso. Conheça a seguir detalhes sobre o mercado de bebidas no Brasil e estratégias preciosas para se destacar no setor. Boa leitura!

Por que a venda de bebidas pela internet é um bom negócio?

O mercado de vinhos não para de crescer no Brasil e registrou um boom durante a pandemia. Segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), mais de 400 milhões de litros da bebida foram comprados no país em 2021.

Nesse contexto, o comércio de vinhos tornou-se um mercado ainda mais promissor. A demanda constante pela bebida e a variedade de opções e de ticket médio são alguns fatores que explicam tamanho potencial. 

Neste artigo sobre o setor de Alimentos e Bebidas, compartilhamos mais estatísticas e tendências da categoria. Acesse o texto para saber detalhes e confira também o vídeo abaixo que gravamos sobre o tema:

Como vender vinhos online (e ter sucesso com isso) em 6 passos

Agora que você já conhece o potencial do mercado de vinhos e bebidas no Brasil, é hora de descobrir como aproveitar ao máximo essa oportunidade. Vamos às dicas!

Seja especialista no segmento de vinhos

A primeira dica desta lista vale para lojistas de qualquer segmento: se você quer ser referência no mercado, torne-se especialista na sua área. Conhecer a fundo os produtos com os quais você trabalha certamente será um grande diferencial. 

No caso do comércio de vinhos, estudar ajudará você a selecionar os melhores rótulos e personalizar a venda de acordo com o perfil dos clientes. Pensando nisso, listamos abaixo alguns sites especializados que ajudarão você a se capacitar ainda mais. Confira:

E é claro que não poderíamos deixar de citar o blog do olist. Aqui, frequentemente divulgamos conteúdos variados sobre varejo, vendas online, tendências de mercado e muito mais. Por isso, inscreva-se na nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Trabalhe com os vinhos mais vendidos no Brasil

Qualidade é um quesito importantíssimo quando o assunto é comércio de vinhos. Se as bebidas não forem realmente boas, a reputação da sua loja pode ser prejudicada e os clientes não voltarão. Por isso, procure incluir no catálogo rótulos que estejam entre os mais buscados pelo público-alvo da sua marca.

De acordo com os sites Google Trends e Mercado Livre Tendências, os tipos de vinhos e bebidas mais buscadas este ano são:

Bebidas em geral:Vinhos:
Cerveja artesanal
Hidromel
Gin
Espumante
Licor
Whisky
Vinhos
Pinot noir
Syrah
Malbec
Casillero Del Diablo
Bodega Catena Zapata
Salton
Cabernet Sauvignon

Confira também a lista que o olist publicou com as bebidas mais vendidas no e-commerce. O material reúne mais de 200 bebidas diferentes – alcoólicas e não alcoólicas –, acompanhados de sugestão de preço para revenda. Faça o download grátis no link abaixo:

Monte kits de produtos

Esta é uma estratégia muito útil para alavancar as vendas de vinhos e estimular o aumento do ticket médio das compras. Criando kits de produtos, a loja incentiva a aquisição de mais itens e ainda proporciona uma melhor experiência aos clientes. 

Você pode, por exemplo, vender garrafas de vinho acompanhadas de taças. Ou então comercializar rótulos de diferentes tipos em uma mesma embalagem. Mais uma ideia é vender as bebidas com alimentos que combinem, como massas específicas.

No vídeo abaixo compartilhamos outras ideias relacionadas à formação de kits:

Crie anúncios encantadores para as bebidas da sua loja

Criar bons anúncios é um dos fatores mais importantes para a loja se destacar no e-commerce. O cuidado no cadastro permite que os produtos fiquem bem posicionados nos buscadores e sejam facilmente encontrados pelos clientes. 

Nesse sentido, tenha atenção redobrada com os seguintes elementos:

  • Título do anúncio: crie títulos objetivos e completos, que deixem totalmente claro qual é o produto em questão.
  • Imagens: use imagens de alta qualidade e, de preferência, com fundo branco.
  • Descrição: capriche na descrição dos produtos, escrevendo textos que encantem os clientes e transmitam a sensação de consumir os vinhos e bebidas da sua loja.
  • Categorização: garanta que o produto está categorizado na seção correta. Dependendo do item e do canal de vendas, a categoria do item pode variar.

👉 Quer saber mais sobre cadastro de produtos na internet? Então comece com este artigo sobre criação de títulos para anúncios!

Diversifique os canais de venda

Ao divulgar seu produto em várias vitrines, a chance de vendê-lo é muito maior, certo? É por isso que a diversificação de canais é tão importante. Essa estratégia ajuda você a atrair mais clientes, ampliar o alcance da marca e aumentar o volume de vendas.

A definição dos canais depende muito da estratégia e do público da empresa, mas entre as opções mais indicadas para o mercado de vinhos estão:

  • Redes sociais: Plataformas como Facebook, Instagram e YouTube são muito úteis para quem quer alcançar novos clientes, humanizar a marca e melhorar o relacionamento com o público.
  • Loja virtual: Ter um e-commerce próprio é ideal para lojas que desejam ganhar autoridade no mercado. Além de transmitir confiança, esse canal de vendas dá muito mais autonomia para a marca, que pode personalizar o site da forma que preferir.
  • Marketplaces: Eles reúnem produtos de milhares de lojistas e têm tráfego intenso e alta conversão. Alguns exemplos famosos são os sites Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza. Porém, também existem marketplaces especializados na venda de vinhos, como o CaveOn.

Pretende vender usando loja virtual ou marketplace? Então saiba que o grupo olist tem soluções completas para cada um desses objetivos! 

A plataforma Vnda by olist facilita a criação do seu e-commerce próprio, com recursos exclusivos e um ótimo custo-benefício. Já a solução olist store permite que você venda seus produtos em mais de 10 marketplaces diferentes e centralize a gestão em um único local. Saiba mais sobre o ecossistema de vendas do olist no vídeo abaixo:

Se você está na dúvida sobre qual dessas soluções é ideal para você, acesse nosso site e conheça os detalhes de cada plataforma!

Faça parcerias e participe de eventos

Mais uma forma de alavancar as vendas online de bebidas e vinhos é por meio de parcerias com outras empresas. Nesse sentido, é indicado investir em contatos com restaurantes e negócios do ramo alimentício. Você pode, por exemplo, oferecer descontos diferenciados para quem comprar produtos em quantidade na sua loja.

Outra recomendação é que você participe de eventos relacionados a vinhos. Páginas como a Agenda do Vinho costumam compartilhar encontros relevantes do setor. Congressos de enologia e viticultura – áreas de estudo relacionadas à produção de vinho – também são oportunidades de você aprender sobre o segmento e fazer networking.

👉 Leia mais: ideias e frases para atrair clientes e aumentar as vendas

Fornecedores de bebidas e vinhos para revenda

Encontrar bons fornecedores é uma das etapas mais importantes da jornada empreendedora. Essa definição influencia a qualidade e o preço dos produtos e impacta diretamente a reputação de uma marca.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas empresas que trabalham com a venda de vinhos e bebidas por atacado. Confira as opções e avalie quais são ideias para sua loja:

Quer conhecer mais empresas para comprar produtos por atacado? Então confira a lista de fornecedores gratuita do olist, com 180 opções disponíveis:

[Bônus] Lista com as melhores bebidas para vender online

Já comentamos acima sobre esse material, mas vale reforçarmos. O olist produziu uma lista exclusiva com mais de 200 itens da categoria de Bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), que têm demanda comprovada junto ao consumidor final, com sugestões de preço para revenda. Faça o download gratuito da lista e venda mais agora mesmo:

A maior parte desses produtos pode ser colocada à venda em tempo recorde por meio do olist store. Temos anúncios prontos e publicados nos principais marketplaces, bastando informar dados de preço, estoque e dimensões de embalagem. Saiba mais em nosso site!

Ganhe dinheiro com a venda de vinhos e outras bebidas pela internet!

Gostou das nossas dicas? Agora você já sabe como vender vinhos e bebidas na internet!

Lembre-se da importância de conhecer a fundo o segmento para ganhar autoridade e oferecer aos clientes uma ótima experiência de compra. Além disso, inclua rótulos de qualidade no catálogo da sua loja e invista na criação de kits de produtos. 

Por fim, aproveite as soluções do grupo olist para diversificar os canais de venda e otimizar sua gestão. Seguindo essas e as outras dicas, você ganhará espaço no mercado e conseguirá atrair mais clientes. Então, mãos à obra e boas vendas!

Conheça os casos de sucesso do olist e saiba como lojistas de vários segmentos estão crescendo com o apoio de nossas soluções!

    post anterior
    DRE e sua importância para a gestão financeira de uma empresa
    próximo post
    Oportunidades para o e-commerce em 2020: webinar com Alfredo Soares!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.