Como vender na OLX: aprenda passo a passo


Como vender na OLX: aprenda passo a passo
5 (100%) 6 votos

Como vender na OLX: aprenda passo a passo

Anunciar na OLX não é uma tarefa difícil, basta seguir esses cinco passos: acesse o site e clique no botão “Inserir anúncio”, faça seu cadastro, verifique seu telefone, escolha uma categoria e, por fim, insira as informações sobre o produto ou serviço a ser anunciado. Pronto, agora é só publicar o anúncio e aguardar o contato dos possíveis compradores.

Claro que isso é apenas um resumo do que precisa ser feito, mas fique tranquilo! Para saber mais detalhes sobre cada um desses passos, você só precisa acompanhar este post até o fim. Montamos um guia completo que vai ensinar como vender na OLX.

Se você não conhece muito sobre a empresa, saiba que a OLX é líder mundial no mercado de marketplace C2C com destaque para os segmentos de carros e imóveis. A companhia iniciou sua operação no Brasil em 2010 e apresenta crescimento contínuo desde então, contando com quase meio milhão de anúncios ativos diariamente e cerca de 2 milhões de vendas por mês.

Diferentemente de outros marketplaces que aceitam somente mercadorias físicas, a OLX permite a venda de produtos e serviços em seu canal. Agora que você já sabe disso, descubra a seguir o que fazer para começar a vender.

contrate o olist agora mesmo

Montando um anúncio na OLX

  1. Acesse o site www.olx.com.br e clique no botão “Inserir anúncio”, no canto superior direito da tela:
  2. Como vender na OLX: aprenda passo a passoFaça seu cadastro. Basta preencher os campos de e-mail e senha e, em seguida, clicar no botão “criar conta”:
  3. Como vender na OLX: aprenda passo a passoDigite o número do seu telefone no campo específico e aguarde o recebimento de uma mensagem no seu celular contendo o código de verificação. Insira o código no site e continue. Se você não quiser que o seu número apareça no anúncio, não se preocupe, pois você pode ocultá-lo na publicação. Esta etapa é somente para verificar o seu contato.
  4. Como vender na OLX: aprenda passo a passoEscolha uma entre as 10 categorias disponíveis no site e, em seguida, selecione a subcategoria do produto ou serviço que você quer anunciar. Nesta etapa, é bom ficar atento à lista de categorias proibidas, que ferem os termos de uso do marketplace.
  5. Como vender na OLX: aprenda passo a passoInsira as informações sobre o produto ou serviço a ser anunciado. Na última etapa antes da publicação, você deve inserir Título, Descrição e Imagens para o seu anúncio.

Aqui no blog você encontra um guia completo sobre como fazer títulos para vender em marketplaces e também pode utilizar a Ferramenta de Criação de Título exclusiva do Olist para ajudar nessa tarefa.

Lembre-se ainda de fazer uma descrição detalhada do produto ou serviço que está anunciando. Quanto mais completo for o texto, melhor. E, por falar nisso, não deixe de conferir o post sobre como criar uma descrição de produtos vendedora.

Por fim, você pode adicionar até seis imagens do item que está anunciando. Segundo a própria OLX, um anúncio com fotos é visto até 7 vezes mais que um anúncio sem foto. E não se esqueça de que a qualidade da imagem pode ser um fator decisivo no processo de decisão de compra. Se não puder contar com a ajuda de um profissional, aprenda você mesmo como fazer boas fotos para anunciar em marketplaces.

Depois de preencher esses itens, é só inserir um nome para contato, confirmar o telefone e decidir se tudo bem o cliente ver o seu número no anúncio. Do contrário, basta marcar a opção “Ocultar meu telefone neste anúncio”. Clique no botão “publicar agora” e pronto!

Você receberá um e-mail da OLX notificando o recebimento do anúncio. Agora, é só aguardar a aprovação, que leva cerca de 24h.

Quando o anúncio estiver ativo, você receberá um novo e-mail com o status da publicação. Não se esqueça de excluir o anúncio assim que concluir a venda.

Como vender na OLX: aprenda passo a passo

Quanto custa anunciar na OLX?

É grátis anunciar na OLX, desde que você respeite o limite de publicações simultâneas dependendo da categoria anunciada. Por exemplo, você pode ter até cinco anúncios ativos de celulares, mas só pode anunciar um carro por vez, gratuitamente.

É possível publicar mais anúncios do que o limite sem problemas, basta contratar um anúncio pago. Para isso, é só selecionar a opção “comprar um anúncio extra” logo após a etapa 5 que apresentamos lá em cima, quando está inserindo a descrição e as fotos do anúncio.

Também é possível contratar a modalidade destaque, que oferece uma série de benefícios para destacar o seu anúncio, posicionando-o em locais privilegiados dentro do site. Aqui você encontra o passo a passo para turbinar o seu anúncio e aumentar as chances de venda.

Além de ser grátis, a OLX não cobra comissão, ou seja, o vendedor detém 100% do valor do produto ou serviço vendido. Isso acontece porque todo o processo de venda é feito sem intermediários. A OLX conecta quem quer vender a quem deseja comprar, mas não participa de nenhuma etapa das negociações.

Criar um anúncio ou montar uma loja na OLX?

Se você anuncia esporadicamente na OLX ou então deseja vender um produto ou serviço em específico, montar um simples anúncio é o suficiente. No entanto, se você tem vários itens à venda e deseja profissionalizar o seu negócio, o mais indicado é montar uma loja exclusiva dentro do site.

A modalidade de anúncio Minha loja reúne todas as suas publicações em uma única página, na qual você também pode incluir logotipo, endereço e um nome para a sua loja. Ela vai aparecer na listagem de lojas da OLX no site www.olx.com.br/lojas.

Criar uma loja é totalmente grátis, você só precisa atender a um requisito: ter pelo menos cinco anúncios ativos. Então, basta seguir esses três passos simples: depois de completar o seu cadastro, clique em “Minha loja”, em seguida, edite os campos para personalizar a sua loja e, para finalizar, clique em “Salvar”. Viu com é fácil?

É dono de uma loja? Sabia que você também pode anunciar seus produtos em grandes e-commerces? Saiba como vender em marketplaces agora mesmo!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu