Como criar um catálogo e vender no Instagram Shopping?


Catálogo no Instagram


Fotos, vídeos, efeitos, stories, curtidas, comentários… Quem gosta de interagir com os amigos nas redes sociais provavelmente faz uso frequente do Instagram. O aplicativo, que permite o compartilhamento de imagens, tem cerca de 50 milhões de usuários ativos por mês só no Brasil – o segundo maior mercado da companhia, logo atrás dos Estados Unidos.


Com tamanha visibilidade, o app logo passou a ser visto pelos empresários como um canal de divulgação dos produtos. Atuando como uma vitrine, apresenta ao público diferentes mercadorias e facilita a comunicação entre lojista e consumidor. Entretanto, a simples postagem de imagens não é tão efetiva, já que, para comprar o que deseja, o usuário precisa interromper a navegação no aplicativo e buscar mais informações em outras páginas.


Percebendo isso, a companhia lançou, em março de 2018, o Instagram Shopping. A ferramenta permite que as empresas marquem produtos nas publicações orgânicas (não patrocinadas) – processo semelhante ao de marcação de usuários. Assim, os clientes têm acesso a detalhes da mercadoria direto pelo aplicativo e de maneira interativa e imersiva. O resultado é o impulsionamento das vendas sem a necessidade de criação de anúncios.


Neste texto, você vai conhecer o passo a passo completo para criar o seu catálogo e descobrir como usar o Instagram Shoppimh. Depois dessa leitura, sua loja já estará pronta para conseguir mais vendas a partir de um dos aplicativos mais usados no país.




Por que usar o Instagram na divulgação do seu negócio?


Existem diversos motivos para uma maior atuação das empresas no Instagram, o primeiro deles é o aumento exponencial das vendas no e-commerce nos últimos anos, fato este que demonstra o aumento da confiança das pessoas em relação ao mercado digital e, até mesmo, uma preferência por este.


Percebe-se que, atualmente, os consumidores exigem da marca uma presença mais próxima e íntima do seu dia a dia, sendo exatamente isso que a rede social Instagram proporciona.


O usuário a utiliza como fonte de lazer e descontração, permitindo que você o alcance de uma forma menos invasiva e mais pessoal, estabelecendo aquilo que chamamos de laço de empatia entre o comprador e a marca.


Além disso, essa plataforma tem crescido muito mais que qualquer outra nos últimos anos, sendo hoje uma das mais acessadas em todo o mundo, ou seja, o Instagram se tornou uma grande vitrine, onde o seu produto estará exposto para milhares de pessoas ao mesmo tempo e a todo instante.


O que o Instagram Shopping pode fazer pela sua empresa


O Instagram Shopping está disponível para pequenas, médias e grandes empresas. Até então, a divulgação de links de produtos ou conteúdos só era permitida na biografia e em stories de perfis de contas verificadas com mais de 10 mil seguidores. Caso contrário era preciso pagar pelo anúncio. Agora, o novo recurso cria uma nova jornada de compra do cliente e, assim, otimiza as vendas. E o melhor: isso não custa nada ao lojista.


A ferramenta fornece, no próprio feed do app, detalhes e o custo dos produtos. Caso toque na tela por interesse em adquirir alguma mercadoria, o usuário vê a imagem, preço e descrição do produto e é redirecionado para o site do lojista. Estão disponíveis as seguintes funcionalidades às empresas:



  • Escolher quais fotos serão destacadas;

  • Marcar até cinco etiquetas por imagem ou vinte por carrossel (publicação com várias imagens);

  • Adicionar filtros e legendas;

  • Visualizar prévias e salvar rascunhos.


No entanto, uma das exigências do app é que o lojista tenha um e-commerce. É por lá que o cliente irá finalizar a transação e realizar o pagamento, já que o Instagram não é um marketplace – ele não processa as compras dentro do aplicativo nem recebe nenhum tipo de comissão. No tópico seguinte, explicamos detalhadamente esses requisitos.


O Instagram Business é a versão de negócios para o aplicativo, que permite uma série de vantagens para os lojistas. Uma delas é o catálogo, que funciona como uma vitrine.


Quando seus produtos são cadastrados na ferramenta, o seu aplicativo se torna um grande mostruário online. Nele, as pessoas podem encontrar o que procuram, compartilhar as ofertas com amigos dentro da plataforma e ainda finalizar a compra.


Ao pensar na experiência do cliente, isso é muito valioso já que pelo catálogo é possível:



  • Conferir o preço em apenas um clique

  • Acessar a descrição detalhada

  • Encontrar itens relacionados


Esses três pontos simplificam a jornada de compra e aumentam as chances de a venda ser realizada. E o melhor: você não precisa pagar nada para ter o seu Instagram Business com catálogo. Essa é mais uma oportunidade de estar na mídia, com um custo reduzido.



Agora que você entendeu o que é o catálogo no Instagram Shopping, sua loja deve se certificar de que está qualificada para utilizar a ferramenta. Confira quais são os requisitos:


1. Estar localizada nos países disponíveis


2. Cumprir os termos e políticas comerciais da rede social


3. Concordar com o acordo do vendedor (políticas de produtos)


4. Utilizar a versão mais atualizada do aplicativo


5. Ter um domínio de site em que pretende vender (como um e-commerce)


6. Converter a conta em um perfil comercial. Faça isso da seguinte forma:


Acesse o seu perfil > Vá para as configurações > Escolha a opção “Mudar para o perfil comercial” > Na tela “Instagram para empresas”, toque em “Entrar com o Facebook” e, em seguida, confirme o processo em “OK” > Selecione, entre as páginas administradas por você, a que será associada ao perfil da sua marca > Por fim, configure a conta comercial, preenchendo e-mail, telefone e endereço.


Ao terminar, você receberá uma mensagem informando que o processo foi bem sucedido. Caso ainda tenha dúvidas, confira o vídeo explicativo do Instagram.


7. Conectar o perfil comercial a um catálogo do Facebook. Isso é realizado por meio do Gerenciador de Negócios ou das lojas do Facebook – a configuração pode ser feita em plataformas como Shopify ou BigCommerce. Mais informações, aqui.


Cumprindo os requisitos listados, dentro de alguns dias a conta será analisada. Se ela for aprovada, o lojista recebe uma notificação do aplicativo e estará habilitado para ativar a marcação de produtos.

Essa última etapa é importante porque o Instagram Shopping não permite que as vendas sejam feitas na plataforma. Em vez disso, é uma vitrine que direciona o potencial cliente para o site em que os produtos são vendidos.




Uma das maneiras de vender mais e melhor é por meio da divulgação e engajamento nas redes sociais. Isso significa que estar online e colocar um catálogo no Instagram pode ampliar o reconhecimento da sua marca.




Confira o passo a passo para criar catálogo no Instagram e tenha melhores resultados na sua loja:


Passo 1: Vincular o Instagram a uma página do Facebook


Para adicionar catálogo no Instagram, o primeiro passo é ter uma conta no Facebook, para então vincular as duas e gerenciá-las a partir do Gerenciador de Negócios. Ou seja, caso a sua marca ainda não tenha um perfil na rede, será necessário criar para poder utilizar esse recurso do Instagram Business.


Essa etapa é simples, seguindo estes passos:


Passo 1: Vincular o Instagram a uma página do Facebook

Passo 1: Vincular o Instagram a uma página do Facebook

Passo 1: Vincular o Instagram a uma página do Facebook


  1. No Gerenciador de Negócios, clique em “Configurações” e depois em “Business Settings”

  2. Na página clique em “Contas” e aí em “Contas do Instagram”

  3. Depois é só clicar em “Adicionar” e, na caixa que abrir, clicar em “Conectar sua conta do Instagram”

  4. Depois, faça login e pronto. Agora já é a hora de criar o catálogo de produtos!


Passo 2: Criar o catálogo de produtos


A segunda etapa pode ser um pouco mais complexa, mas vamos desmistificar cada ponto:


Passo 2: Criar o catálogo de produtos


  1. Acesse a página de Vendas da Meta em https://business.facebook.com/commerce/

  2. Clique em “Criar um catálogo” e depois em “Começar”

  3. Selecione o tipo de produto e defina as configurações


Passo 2: Criar o catálogo de produtos


  1. Quando finalizar, clique em “Ver Catálogo”


Pronto! Agora só falta adicionar os itens em seu catálogo, e isso pode ser feito de diferentes maneiras. Clique em “Itens” no menu à esquerda e depois "Adicionar itens”. Por último, selecione “Adicionar vários itens”. Confira quais são elas e escolha a melhor para seu negócio:



  • Manual 


Passo 2: Criar o catálogo de produtos

É quando você sobe cada produto um a um na plataforma. Não é recomendado para quem tem muitos produtos, porque toda alteração precisará ser feita manualmente e pode levar muito tempo.



  • Data feed (mais recomendado)


Passo 2: Criar o catálogo de produtos

É quando você faz o upload de uma planilha para adicionar e alterar os produtos de forma automática no catálogo do Instagram. É o mais recomendado pelo próprio Instagram já que automatiza o processo como um todo.



  • Pixel


Usado quando você tem um site próprio e usa o Pixel do Facebook (código que fica inserido no corpo do seu site para rastreamento das interações dos usuários) da sua loja online para “puxar” os dados para o catálogo do Instagram.


Passo 3: Ativar o catálogo na loja do Instagram


Depois que o catálogo foi criado e configurado, é só ativá-lo no próprio Gerenciador de Negócios para começar a divulgar seus produtos.



  1. Clique em “Loja”, no menu à esquerda

  2. Depois selecione quais canais você quer usar (Instagram ou Facebook) e clique em “Avançar”


Passo 3: Ativar o catálogo na loja do Instagram


  1. Selecione o método de pagamento. Existem dois modelos: ou o cliente paga na própria rede social ou é redirecionado para o seu site onde conclui a compra.


Passo 3: Ativar o catálogo na loja do Instagram


  1. Nesta etapa, você seleciona qual conta será responsável pela loja, assim como fornece seu e-mail comercial e site.

  2. Em último lugar é a hora de definir para quais países você faz o envio dos seus produtos.

  3. Ao finalizar, você tem acesso a uma prévia da sua loja do Instagram e a envia para validação interna da Meta.


Passo 4: Criar etiquetas dos produtos e divulgá-los


No último passo para criar um catálogo no Instagram, temos etapas mais simples. Nelas, você poderá marcar seus produtos com o ícone da sacola de compras em seus posts, tanto no feed quanto nos stories:



  1. Toque em “Adicionar foto

  2. Adicione uma legenda

  3. Selecione “Marcar produtos

  4. Toque na foto

  5. Pesquise e selecione o produto

  6. Clique em “Concluir


Agora o produto está pronto para ser compartilhado. Nos stories, a opção de etiqueta está na aba de adesivos, enquanto no feed o botão fica logo abaixo do conteúdo.




Como ter sucesso com as vendas no Instagram?


Apesar de todo o processo de adicionar catálogo no Instagram não ser tão rápido, ele vale cada segundo se você pretende vender mais por meio dessa rede social. Isso porque o Instagram tem se tornado um mecanismo de busca para o usuário na hora de fazer compras ou encontrar produtos.


Mas só isso não garante o sucesso nas vendas. Afinal, de nada adianta ter um catálogo cheio de produtos, mas sem prestar atenção nas boas práticas que esse recurso pede. Por isso, é fundamental seguir algumas regras para chamar a atenção do seu potencial cliente. Confira:



Tenha boas fotos dos produtos


As pessoas são muito visuais, principalmente na internet. Se você usa o Instagram pessoal, já deve ter percebido que o maior engajamento (ou seja, curtidas e comentários) são de pessoas que tiram boas fotos. 


Os influenciadores, por exemplo, seguem essa regra: é importante vender uma boa imagem. Isso é válido também para seus produtos. 


Saber tirar boas fotos não é algo apenas para profissionais da fotografia. Hoje, qualquer lojista com um celular, boa iluminação e criatividade consegue transformar a imagem de um produto.


Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. E, se você quer se diferenciar da concorrência, as fotos são o primeiro ponto de destaque.




Tire as possíveis dúvidas dos usuários


Quando um cliente chega até a sua loja no Instagram, ele busca resolver seus problemas com rapidez. Uma das maneiras de conseguir isso é oferecendo uma FAQ, ou seja, um espaço com perguntas frequentes.


O próprio Instagram já oferece esse recurso. Basta acessar “Configurações” > “Empresa” > “Perguntas Frequentes”, e configurar suas perguntas e respostas.


Além da FAQ, é importante que você consiga oferecer respostas rápidas e padronizadas, que mostrem o profissionalismo da sua empresa. A rapidez é importante porque, segundo a CX Trends 2022, 32% dos consumidores já desistiram de realizar uma compra pelo tempo de resposta muito longo.


Faça títulos e descrições chamativos


No primeiro tópico, falamos sobre a importância das imagens. Mas o título e a descrição do produto não ficam de fora.


É necessário entender o que seu cliente busca e também se utilizar das melhores técnicas de marketing para encantá-lo logo na primeira olhada. Ou seja: ainda que os títulos sejam curtos, eles precisam descrever o produto e também chamar a atenção.


Nas descrições, o raciocínio é o mesmo. Já passou o tempo que o marketing servia apenas para falar da parte funcional do que se vende. Agora, mais do que nunca, você tem que aproveitar todos os espaços de mídia para se conectar com o consumidor e com o problema que ele quer resolver. 


Veja, por exemplo, como a marca de acessórios para animais de estimação Zee Dog usa os títulos e descrições do catálogo do Instagram:


Faça títulos e descrições chamativos

Faça títulos e descrições chamativos

Certifique-se de que os links estão corretos


Sempre que você cadastrar um produto no catálogo do Instagram, será necessário direcionar para a sua loja online, caso tenha. Nesse momento, é importante que você se certifique que o link presente no catálogo está indo para o produto correto.


Já imaginou um cliente clicar em uma coleira e ser direcionado para uma capa de chuva? Isso frustra a expectativa, afeta a experiência do usuário e pode dificultar a venda. Portanto, preste muita atenção na hora de cadastrar os links.


Tudo pronto para colocar seu Instagram Shopping no ar?


Depois de todo o passo a passo e das dicas que você encontrou por aqui, chegou a hora de sair da teoria e ir para a prática!


Como o catálogo do Instagram é gratuito, não espere mais para fazer esse recurso trabalhar para você. Lembre-se que, quanto mais canais de venda, maiores são as chances da sua loja ser mais conhecida pelos clientes e aumentar o faturamento e a taxa de conversão. Então mãos à obra e sucesso!


Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários. Aproveite para deixar aqui sua opinião sobre a criação do catálogo e o quanto ele aumentou suas vendas!

    post anterior
    Checkout de pagamento: o que é? Qual a importância da otimização?
    próximo post
    Saiba como formalizar seu negócio e quais impostos você deve pagar
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.