Como vender no Mercado Livre? Veja esse passo a passo completo!


Como vender no Mercado Livre? Veja esse passo a passo completo!
4.9 (98.18%) 11 votos

Como vender no Mercado Livre? Veja esse passo a passo completo!

Para vender no Mercado Livre (ou como fazer um anúncio no Mercado Livre) você deve seguir esses passos: acesse o site da plataforma, clique em vender, selecione o tipo de produto a ser negociado, informe o nome do produto, adicione fotos e descrição, indique o preço, estoque e forma de entrega, selecione um tipo de anúncio e informe seus dados pessoais.

Se o resumão acima não foi suficiente para você, leia o guia completo que preparamos neste texto!

Os caminhos sobre como vender no Mercado Livre são mais simples do que parecem. Trata-se de um dos marketplaces mais relevantes da América Latina, tanto em termos de usuários quanto em acessos e volume de vendas.

Não há motivos para que sua loja esteja fora desse canal. Anunciar e divulgar produtos nessa plataforma é extremamente simples, já que não é preciso entender de programação ou aspectos extremamente técnicos para criar uma loja virtual.

Para facilitar ainda mais a sua jornada, preparamos um passo a passo que ensina você a criar uma conta e começar a vender no Mercado Livre. Acompanhe!

Contrate o olist agora mesmo

Crie uma conta e um anúncio de produto

O primeiro passo para começar a vender no Mercado Livre é criar uma conta. Para isso acesse o site www.mercadolivre.com.br e clique em Vender:

Criando uma conta no Mercado Livre

Você será redirecionado para a tela abaixo. Basta clicar em Sou novo.

Criando uma conta no Mercado Livre

Neste ponto você vai escolher o tipo de item que deseja anunciar. Antes de avançar é interessante ler as Políticas do Mercado Livre, para entender quais são seus direitos e obrigações.

Ao clicar na categoria desejada você terá que informar o título do produto a ser vendido. Preencha o campo e clique em Continuar.

Como vender no Mercado Livre?

Neste ponto você já estará criando seu primeiro anúncio

O Mercado Livre irá fazer a categorização automática do produto em questão. Verifique se a categoria está correta e informe dados complementares, se necessário.

Adicione as fotos relativas ao produto (lembre-se das boas práticas para produzir fotos) e insira uma descrição (as boas práticas para descrições estão aqui).

Depois, informe se produto em questão é novo ou usado e clique em Continuar.

Descreva o seu produto

Agora é hora de informar as condições comerciais. Indique se você irá trabalhar com preço fixo e apresente o valor de venda e o estoque disponível. Depois, basta clicar em Continuar.

Condições de venda

Agora você terá que indicar qual a visibilidade desejada para seus anúncios. Os anúncios Premium garantem maior exposição, porém têm as maiores comissões, conforme a tabela abaixo:

tabela de tarifas do mercado livre

 

Imóveis, automóveis e serviços possuem sistemas de cobrança diferentes. A cobrança é feita nas seguintes condições:

  • Somente será cobrada do vendedor.
  • Será cobrada sobre o valor anunciado e não sobre o valor de venda efetivada.
  • Será calculada por unidade do produto vendido.
  • Também será cobrada quando o vendedor não cancelar a venda no prazo estipulado.
  • Para os anúncios Clássico e Premium, cuja duração é ilimitada, a tarifa de venda que se aplica é a vigente no momento em que a oferta é recebida.

Clique na opção desejada e depois no botão continuar.

Tipos de anúncios no Mercado Livre

Pronto! Com seu anúncio criado, basta informar os dados relativos à sua conta. Não esqueça de ler o Sumário do contrato do Mercado Livre, as Políticas de privacidade e os Termos e condições do Mercado Livre e Mercado Pago.

Depois clique em Cadastrar-me e anunciar.

Cadastre se no Mercado Livre

Pronto, você acaba de criar sua loja e seu primeiro anúncio no Mercado Livre!

A partir de agora você irá gerenciar toda a sua operação no painel do Mercado Livre. Neste menu estão todos os dados relevantes que você deve observar. Agora é só acompanhar as vendas e esperar pelos resultados positivos.

Resumo   Mercado Livre

Se após esse seu primeiro cadastro você ainda tem dúvidas sobre a plataforma, preparamos esse tira-dúvidas completo (FAQ) sobre vendas no Mercado Livre utilizando o Olist. Não deixa de ler!


22 Comentários

Adicione o seu
  1. 1
    Danielle

    boa noite!! criei um link de venda hoje e passei pra uma cliente. Ela me mandou depois um comprovante de pagamento de um boleto referente à compra. No entanto, na área restrita consta “Você não tem vendas.”.Como se ela até já pagou o boleto? A cliente me fez o favor de enviar o pdf do boleto e o email que o Mercado Livre enviou pra ela confirmando a compra. Consta até um NUMERO DE PEDIDO no boleto. Porque a cliente tem todos esses dados e minha área de vendas está sem nada?
    o pedido só virá pra minha área depois que for compensado o boleto? me expliquem, é a primeira vez que uso o site e gostaria de entender a dinâmica ou se há algum erro.

    • 2
      Pedro

      O pedido só irá para aba de Vendas após ter o boleto compensado, com isso o processo será quase que completamente automático se você estiver fazendo uso do MercadoEnvios, sistema de frete do MercadoLivre + Correios. Eles irão enviar o código de rastreio para sua cliente, atualizar o status da encomenda, e quando sua cliente receber, dois dias depois o dinheiro estará disponível em sua conta MercadoPago, daí basta transferir para sua conta no Banco ou utilizar esse dinheiro para compras dentro do MercadoLivre.

    • 4
      Igor Castanho

      Olá Euripedes, obrigado por sua pergunta. O Olist é um parceiro do Mercado Livre, mas não se trata da mesma empresa. Você pode utilizar nossa plataforma para anunciar no Mercado Livre, por exemplo. Abraço!

  2. 7
    Lu

    Bom dia!!! Eu me cadastrei pra ser uma vendedora do mercado livre por um aplicativo chamado mercado livre lite… Agora tô morrendo de medo de ser falso, rsrsrs pois dei meu nome, email… Meus dados etc. Sou bem ignorante nessa área.Me ajudem aí. Alguém pode me esclarecer alguma coisa?

  3. 8
    Filipe

    Olá, uma unica duvida é sobre o item visibilidade, onde diz 220 para cada venda, como isto funciona?
    Outra duvida é se eu anunciar um produto que custa 60 reais outro que custa 90 qual valor será para o mercado livre para cada venda? Obrigado.

    • 9
      Igor Castanho

      Olá Filipe, o valor de R$220 é apenas um exemplo. A tarifa é um porcentual do valor anunciado, conforme o tipo de anúncio criado. Obrigado por acompanhar nosso blog!

      • 10
        Veryl

        Olá. Minha duvida é só mente quanto a visibilidade, gostaria de uma informação detalhada pois não sei o valor que irei pagar. exemplo 39,44 por venda, só que em baixo tem um valor de 17,49 de tarifa de venda e mais 21,95 por custo de envio. teria que pagar os três se concretizar a venda?

  4. 13
    BARBARA

    ola boa tarde, gostaria de saber o que fazer quando o pagamento for confirmado… será enviado alguma etiqueta ou algo para ser colocado na caixa do produto ou vou direto nos correior enviar como se fosse uma correspondência normal?

  5. 14
    Michelle

    Oi vendi mas não aparece no aplicativo que eu vendi, só recebi um email do comprador. No email dizia que eu deveria finalizar. Não gerou a etiqueta. É assim mesmo ou pode ser golpe? Sempre gera a etiqueta mesmo o comprador pagando o frete, certo?

  6. 15
    Aspirante a vendedor

    Amigo,

    Caso eu faça um cadastro de um anúncio, depois de uns dias/meses é possível altera-lo? Mudar de grátis para Premium, de Premium para Clássico, por exemplo. Obrigado pela ajuda!

  7. 17
    CAROL

    preciso ter uma conta no mercado pago ?
    quando vendo um produto, com opção (grátis) posso colocar mais que 1 quantidade?
    eu pago alguma coisa se cliente confirmar compra e desiste da mesma?
    em relação a entrega, onde consigo imprimir etiqueta do mercado livre com dados do cliente pra
    levar no correio?

  8. 20
    jose luiz amaral carneiro

    Estou interessado em vender atraves do ML . Não consegui entender a questão dos custos e para vender os produtos de Nutrição e Saúde que quero vender preciso entender bem essa questão para fazer as ofertas. Tem algum caminho para ter minhas duvidas resolvidas ( custos, prazos , parcelamentos,etc) que eu possa contactar?

  9. 21
    rafael

    ola boa noite,estou com algumas duvidas sobre como posso iniciar a vender meus produtos,uma delas é em relaçao a NF,sou pessoa fisica porem faco alguns produtos com madeira, necessario NF,como devo proceder ?agradeço se mandar a resposta para o meu e-mail.

+ Deixe um Comentário