Como vender no Mercado Livre: o passo a passo completo! (+ dicas!)

Como vender no Mercado Livre - Passo a passo completo

Para vender pelo Mercado Livre (ou anunciar no Mercado Livre), siga estes passos: acesse o site da plataforma, clique em vender, selecione o tipo de produto a ser negociado, informe o nome do produto, adicione fotos e descrição, indique o preço, estoque e forma de entrega, selecione um tipo de anúncio e informe seus dados pessoais.

Parece fácil, mas sabemos que existem muitos passos ao longo desse processo. Esse resumão acima mostra toda jornada que iremos abordar neste guia completo, além de mostrar algumas dicas para quem quer se destacar nas vendas dentro do Mercado Livre.

É válido dizer, caso tenha dúvida se vale a pena estar no Mercado Livre, que ele é um dos marketplaces mais relevantes da América Latina, com milhões de pessoas acessando diariamente e milhares de produtos sendo comercializados.

Não há motivos para que sua loja esteja fora desse canal. Anunciar e divulgar produtos nessa plataforma é extremamente simples, já que não é preciso entender de programação ou aspectos extremamente técnicos para criar uma loja virtual.

Para facilitar ainda mais a sua jornada, preparamos um passo a passo que ensina você a criar uma conta e começar a vender no Mercado Livre. Vamos começar?!

Você pode seguir ele pelo conteúdo que montamos com cada etapa ou conferir diretamente pelo vídeo tutorial que preparamos:

Crie sua conta no Mercado Livre

O primeiro passo para começar a vender no Mercado Livre é criar uma conta. Para isso acesse o site www.mercadolivre.com.br e clique em Crie a sua conta:

Você será redirecionado para a tela abaixo. Para criar a conta de pessoa física, basta preencher os seguintes campos: Nome, Sobrenome, CPF, E-mail e criar uma senha.

Fique atento em verificar o seu contrato com o Mercado Livre, os Termos e condições e a Política de privacidade que garantirão seus direitos ao aceitar usar a plataforma.

Como criar conta no Mercado Livre - Cadastro inicial pessoa física

Faça o seu primeiro anúncio de produto no Mercado Livre

Selecione o que deseja anunciar

Neste ponto você vai escolher o tipo de item que deseja colocar à venda. As opções serão: Produtos (celulares, artigos de moda, etc), Veículos (carros, motos, etc), Imóveis (casas, apartamentos, etc) ou Serviços (consultorias, pinturas, etc).

Categorias para anunciar no mercado livre

Informe o que pretende vender

Ao clicar na categoria desejada terá um formulário para inserir as informações relevantes, a qual será o título do anúncio. se ficar na dúvida do que colocar veja esse material de  como fazer títulos vendedores. Após preencher o campo, clique em “Continuar”.

Primeiro passo para vender no Meli é colocar qual o tipo de produto

Indique a categoria do que está vendendo

O Mercado Livre também pode sugerir a categorização automática do produto em questão. Caso tenha ido por esse caminho, verifique se a categoria está correta ou informe dados complementares, se necessário.

Segundo passo é confirmar a categoria

Coloque os detalhes do seu produto

Nesse momento você poderá colocar as variações do seu produto, como a cor, o modelo, principais características e outra opções que variam dependendo do que é o anúncio.

Dependendo do produto já serão apresentados alguns dados para agilizar o processo e tornar o anúncio melhor para os visitantes. Caso isso não apareça, preencha as informações essenciais que deverão ajudar o seu potencial cliente a encontrar seu produto.

No final, faça novamente uma verificação de tudo e siga para a próxima etapa.

Escolha o tipo de anúncio para o produto

Agora chegou o momento de escolher qual a forma de anunciar. Serão apresentadas duas opções, uma automática que é a de “Anunciar no catálogo” e outra que você pode personalizar do seu jeito, a “Anunciar na lista geral”.

Cada uma tem suas vantagens, a primeira irá otimizar os dados e inserir tudo que é importante automaticamente, o que economiza trabalho, mas torna seu anúncio similar ao de outros concorrentes.

Já a segunda alternativa permite que você mesmo coloque os detalhes do seu produto, podendo ser mais trabalhoso, mas será possível usar sua criatividade e perfeccionismo para se destacar dos outros.

Opção de anúncio para o produto no Mercado Livre

Insira o código universal do produto

Independente da escolha, o passo seguinte será colocar o código universal do produto. Aquele número que fica no código de barras, na caixa do produto ou na etiqueta. Caso você não tenha, sem problema, é possível seguir sem preencher esse campo.

Personalize as fotos e a descrição

Chegou o momento de colocar o que será relevante para quem for ver os seus anúncios. Adicione as fotos de qualidade relativas ao produto (lembre-se das boas práticas para produzir fotos), insira uma descrição vendedora (as boas práticas para descrições estão aqui) e preencha a ficha técnica.


Preencha a quantidade em estoque

Sempre coloque uma número que seja realmente o seja estoque tem disponível para esse produto. Não corra o risco de ficar devendo algum comprador ou ter de cancelar pedidos por falta de estoque. Isso só irá gerar desconfianças com seus potenciais e futuros clientes, além de prejudicar a reputação da sua loja no Mercado Livre.

Insira o valor do produto

Chegou o momento de informar o preço do produto, lembre sempre de colocar todos os custos envolvidos para que se tenha um lucro sobre toda a operação. Caso tenha dúvidas sobre como fazer isso, recomendamos ler baixar nossa calculadora de custos para o Mercado Livre:

Escolha o tipo de anúncio que quer fazer

Terão algumas possibilidades: Grátis, Clássico e Premium. As vantagens e o que oferecem varia de acordo com o tipo de anúncio. Para cada tipo, seja produtos, veículos, imóveis ou serviços, existem taxas e necessidades diferentes.

Verifique atentamente a descrição de cada opção de anúncio. Para os anúncios Premium, por exemplo, espere maior exposição, porém as comissões são maiores. Veja um comparativo na tabela abaixo:

tabela de tarifas do mercado livre

Fizemos um conteúdo completo sobre a diferença de cada um para cada tipo de anúncio. Veja as diferenças entre os tipos de anúncio no Mercado Livre e qual a melhor opção para o seu negócio.

Informar as condições comerciais.

Indique se você irá trabalhar com preço fixo e apresente o valor de venda e o estoque disponível. Também informe se será utilizado o Mercado Envios e adicione o endereço de postagem. Depois, basta clicar em Continuar.

Agora é começar a vender!

Pronto, você acaba de criar sua loja e seu primeiro anúncio no Mercado Livre!

Com seu anúncio criado, basta informar os dados relativos à sua conta. Lembrando para não esquecer de ler o Sumário do contrato do Mercado Livre, as Políticas de privacidade e os Termos e condições do Mercado Livre e Mercado Pago.

Faça o gerenciamento dos seus produtos e vendas

A partir de agora você irá gerenciar toda a sua operação no painel do Mercado Livre. Pelo menu estarão todos os dados relevantes que você deve observar. Agora é só acompanhar as vendas e esperar pelos resultados positivos.

4 dicas essenciais para vender no Mercado Livre

Agora você já sabe como começar a vender no Mercado Livre e consegue fazer seus primeiros anúncios. Chegou a hora de ver algumas sugestões e recomendações que podem fazer seus produtos serem mais vistos e aumentar suas chances de venda na plataforma:

1) Invista no que seu potencial cliente irá ver (seus anúncios)

Anúncios bem feitos vão garantir mais visibilidade e conexão com potenciais compradores. Pense que tudo deve contribuir para conseguir mais vendas, o título, descrição e fotos ou vídeos bem feitos serão fundamentais para gerar mais vendas.

Uma boa estratégia é utilizar algumas ferramentas como Google Trends ou Ubersuggest para entender o que o público costuma pesquisar e como eles encontram produtos parecidos com o seu. Depois pegue o que tirou da sua pesquisa e insira no seu título e descrição.

2) Seja rápido e educado ao responder perguntas de clientes

Uma hora ou outra alguém vai ter dúvida sobre seus produtos e vão querer mais detalhes, seja antes, durante ou após efetuar uma comprar. Busque ficar atento as notificações ou avisos de novas mensagens, para agilizar as respostas e tentar fechar vendas com mais agilidade.

Sempre tenha educação e respeito no momento de responder, lembre que as perguntas e respostas ficam visíveis para todos que chegarem até a página do produto. O modo como você atende e ajuda seus potenciais compradores pode ser um bom sinal para os outros visitantes.

3) Cuide da sua reputação

Reputação é essencial em um marketplace, no Mercado Livre mais ainda, pois quanto mais alto for o seu status dentro da plataforma, mais visibilidade, confiança e benefícios você irá ganhar. Ela é um indicativo para as pessoas se o vendedor é ou não seguro e qual a satisfação de quem já comprou algo por aquele vendedor.

Para evitar de perder pontos e ter sua reputação prejudicada, busque sempre entregar os produtos no prazo e cuidar para não ter reclamações. Fique atento que o Mercado Livre costuma alterar os critérios, caso não esteja atualizado, entenda as últimas mudanças que eles fizeram na política de reputação.

4) Explore possibilidades de anúncios e combos

Dentro do Mercado Livre é possível fazer diferentes anúncios, como vimos anteriormente. Uma opção é testar o mesmo produto com diferentes anúncios, grátis, clássico ou premium, por exemplo. Isso poderá mostrar o que traz mais retorno para você, em termos de visibilidade ou lucro.

Outra alternativa é colocar mais de um produto em um mesmo anúncio (o famoso combo), fazendo um preço especial nesse tipo de compra. Isso pode chamar mais atenção e trazer mais destaque dentro das pesquisas por produtos. Pode até mesmo ser uma boa estratégia caso tenha um estoque parado.

Bônus: Veja mais dicas e como aplicá-las

Separamos as dicas anteriores e muitas outras em nosso post de como vender mais no Mercado Livre. Coloque em prática o que já viu para acelerar suas chances de vender mais. Muitas delas são fáceis de aplicar e podem trazer um retorno rápido para o seu negócio.

Vai valer a pena Vender no Mercado Livre

Como comentamos neste texto, o esse canal de vendas é um dos marketplaces mais importantes do Brasil e tem números gigantescos. São milhões de usuários, milhões de produtos publicados e milhões de buscas diárias. Segundo dados da própria empresa, o canal registra 6.000 buscas por segundo.

Por essas razões, divulgar produtos em um site com tamanha visibilidade é sim uma excelente escolha. O quanto antes você começar e colocar as dicas em prática, melhor será para o futuro do seu negócio.

Ainda tem dúvidas de como trabalhar no Mercado Livre?

Se após o tutorial e o seu primeiro cadastro você ainda ter dúvidas sobre a plataforma, fique tranquilo, preparamos esse tira-dúvidas completo (FAQ) sobre vendas no Mercado Livre utilizando o Olist. Não deixa de ler!

Gostou deste conteúdo? Então confira nosso post sobre sistemas de venda grátis e outras estratégias para ter sucesso online, inclusive no Mercado Livre!

Igor Castanho

Igor Castanho

Produtor de conteúdos do Olist. É jornalista, economista e especialista em inovação. Vive de olho nas últimas tendências da tecnologia e da comunicação digital, e acredita no poder do marketing digital para transformá-las em soluções úteis para a maioria das pessoas.

Posts Relacionados

Comentários 135

  1. Danielle says:

    boa noite!! criei um link de venda hoje e passei pra uma cliente. Ela me mandou depois um comprovante de pagamento de um boleto referente à compra. No entanto, na área restrita consta “Você não tem vendas.”.Como se ela até já pagou o boleto? A cliente me fez o favor de enviar o pdf do boleto e o email que o Mercado Livre enviou pra ela confirmando a compra. Consta até um NUMERO DE PEDIDO no boleto. Porque a cliente tem todos esses dados e minha área de vendas está sem nada?
    o pedido só virá pra minha área depois que for compensado o boleto? me expliquem, é a primeira vez que uso o site e gostaria de entender a dinâmica ou se há algum erro.

    • Pedro says:

      O pedido só irá para aba de Vendas após ter o boleto compensado, com isso o processo será quase que completamente automático se você estiver fazendo uso do MercadoEnvios, sistema de frete do MercadoLivre + Correios. Eles irão enviar o código de rastreio para sua cliente, atualizar o status da encomenda, e quando sua cliente receber, dois dias depois o dinheiro estará disponível em sua conta MercadoPago, daí basta transferir para sua conta no Banco ou utilizar esse dinheiro para compras dentro do MercadoLivre.

  2. Euripedes says:

    Eu gostaria de saber, mercado livre, mercado envios, mercado pago e olist são a mesma coisa? ou seja, são a mesma empresa?

    • Igor Castanho says:

      Olá Euripedes, obrigado por sua pergunta. O Olist é um parceiro do Mercado Livre, mas não se trata da mesma empresa. Você pode utilizar nossa plataforma para anunciar no Mercado Livre, por exemplo. Abraço!

  3. Lidia says:

    Tenho que pagar algum valor para usar o mercado livre para vender meu produto?

    • Igor Castanho says:

      Olá Lidia, você só paga após concretizar uma venda!

      • TAMAR says:

        Estou querendo vender meus produtos de costura pelo mercado livre, mas não entendo como funciona, sou totalmente leiga no assunto.
        Minhas dúvidas são:
        * Pra se cadastrar e começar a vender no mercado livre é grátis, porém depois de confirmada uma venda eu devo pagar alguma coisa? Qual o valor?
        * Após confirmada a venda, eu tenho que colocar o produto no correio, então a taxa de envio sempre deve já estar incluída no valor do produto?
        * O pagamento cairá na minha conta normalmente? E se a pessoa pagar parcelado no cartão, como receberei o dinheiro?

        • Igor Castanho says:

          Olá Tamar, obrigado por suas perguntas. Vamos às respostas:

          1) Sim, é cobrada uma comissão pela venda, descontada automaticamente do seu pagamento.
          2) Você pode oferecer o frete grátis dos produtos ou deixar que o consumidor arque com essa despesa.
          3) O pagamento ficará na sua conta no Mercado Pago. Somente depois disso você poderá transferir para sua conta bancária.

          Espero ter ajudado. Abs!

  4. Lu says:

    Bom dia!!! Eu me cadastrei pra ser uma vendedora do mercado livre por um aplicativo chamado mercado livre lite… Agora tô morrendo de medo de ser falso, rsrsrs pois dei meu nome, email… Meus dados etc. Sou bem ignorante nessa área.Me ajudem aí. Alguém pode me esclarecer alguma coisa?

    • roberto says:

      tudo bem, srta lu, esse é a versão mais leve do aplicativo… fique tranquila, quanto aos seus dados na internet, bem…. já estão lá há tempos, talvez já até foram repassados por diversas fontes….rssss… vc consegue se lembraR de todos os cadastros que já efetuou em sites na internet??? pois é kkkkkk

  5. Filipe says:

    Olá, uma unica duvida é sobre o item visibilidade, onde diz 220 para cada venda, como isto funciona?
    Outra duvida é se eu anunciar um produto que custa 60 reais outro que custa 90 qual valor será para o mercado livre para cada venda? Obrigado.

    • Igor Castanho says:

      Olá Filipe, o valor de R$220 é apenas um exemplo. A tarifa é um porcentual do valor anunciado, conforme o tipo de anúncio criado. Obrigado por acompanhar nosso blog!

      • Veryl says:

        Olá. Minha duvida é só mente quanto a visibilidade, gostaria de uma informação detalhada pois não sei o valor que irei pagar. exemplo 39,44 por venda, só que em baixo tem um valor de 17,49 de tarifa de venda e mais 21,95 por custo de envio. teria que pagar os três se concretizar a venda?

  6. Ive says:

    Olá, sabe me dizer se o mercado livre emite a NF para eu imprimir ou se eu que tenho que emitir?

  7. BARBARA says:

    ola boa tarde, gostaria de saber o que fazer quando o pagamento for confirmado… será enviado alguma etiqueta ou algo para ser colocado na caixa do produto ou vou direto nos correior enviar como se fosse uma correspondência normal?

    • Igor Castanho says:

      Olá Barbara, isso vai depender de como você fez o anúncio. Na maioria dos casos o Mercado Livre disponibiliza uma etiqueta de postagem, bastando a você embalar e enviar pela agência dos Correios mais próxima. Abs!

  8. Michelle says:

    Oi vendi mas não aparece no aplicativo que eu vendi, só recebi um email do comprador. No email dizia que eu deveria finalizar. Não gerou a etiqueta. É assim mesmo ou pode ser golpe? Sempre gera a etiqueta mesmo o comprador pagando o frete, certo?

    • Mateus Henrique de Oliveira says:

      Olá! estou com a mesma duvida que você! recebi o email do mercado pago dizendo que foi aprovado o pagamento, que eu teria que enviar , porém na minha area de venda não aparece nada. o cliente solicitou que eu encerrasse o anuncio para que ninguem mais pagasse e desse transtorno, porém agora to bem perdido com isso

  9. Aspirante a vendedor says:

    Amigo,

    Caso eu faça um cadastro de um anúncio, depois de uns dias/meses é possível altera-lo? Mudar de grátis para Premium, de Premium para Clássico, por exemplo. Obrigado pela ajuda!

  10. Jéssica says:

    Gostaria de colocar um celular para vender, se o cliente for pagar no cartão de crédito parcelado, como vou recebeu o dinheiro?

    Desde já agradeço

  11. CAROL says:

    preciso ter uma conta no mercado pago ?
    quando vendo um produto, com opção (grátis) posso colocar mais que 1 quantidade?
    eu pago alguma coisa se cliente confirmar compra e desiste da mesma?
    em relação a entrega, onde consigo imprimir etiqueta do mercado livre com dados do cliente pra
    levar no correio?

  12. Olá, tem alguém interessado em meu produto anunciado no mercado,como faço a negociação? tenho que aguardar a finalização da compra? ou o mercado entrara em contato comigo?

  13. eduardo says:

    Ola, como funciona o esquema de propagação da loja? Eu preciso ficar criando anuncio para que as pessoas vejam meus produtos? Obrigado.

    • Robinson S. Tavares says:

      Boa tarde!!!
      1-Como fazer para vender o produto parcelado e como eu receberia esse valor?
      2- Se eu escolher mercado envios, quando o cliente comprar basta eu levar na agência dos Correios mais próximo e avisar que é do mercado livre, ou tenho que pagar na hora que eu fizer a postagem?
      Essas são minhas dúvidas….
      Obrigado.

  14. jose luiz amaral carneiro says:

    Estou interessado em vender atraves do ML . Não consegui entender a questão dos custos e para vender os produtos de Nutrição e Saúde que quero vender preciso entender bem essa questão para fazer as ofertas. Tem algum caminho para ter minhas duvidas resolvidas ( custos, prazos , parcelamentos,etc) que eu possa contactar?

  15. rafael says:

    ola boa noite,estou com algumas duvidas sobre como posso iniciar a vender meus produtos,uma delas é em relaçao a NF,sou pessoa fisica porem faco alguns produtos com madeira, necessario NF,como devo proceder ?agradeço se mandar a resposta para o meu e-mail.

  16. Marco A.F.VIEIRA says:

    boa tarde gostaria de saber mais detalhes da forma de pagamento ao ML , pois com esta explicado fica dificil de entender

  17. Sueli Setsuko Okamura says:

    Estou com algumas ferramentas de mecânica para serem colocadas à venda no Mercado Livre. Estou pensando em anunciar no gratuito, caso haja interesse de alguém preciso colocar os meus dados bancários ou posso combinar diretamente com a pessoa a forma de pagamento e retirada do produto?

  18. CECÍLIA JOAQUIM says:

    Qual a porcentagem por venda?

  19. Neto says:

    Gostaria de saber como faço para anunciar locação alguns maquinários para construção civil,é o valor que pago pelo mesmo.

  20. luciana oliveira da silva says:

    Boa tarde!Gostaria saber,apos a venda eu sou responsavel pela entrega do produto?Como faço?Tenho que ir aos correios e enviar os produtos?E qto a taxa de entrega,o cliente paga?

    • Igor Castanho says:

      Olá Luciana! Sim, você gera a etiqueta de postagem e leva o produto para os Correios. A taxa de entrega depende do tipo de anúncio que você criou. Obrigado por sua pergunta!

  21. CAROLINA FRAIHA says:

    Ola! Quando é gerada a etiqueta do mercado de envios tenho apenas que levar nos correios ou tenho que pagar tbm e depois ser ressarcida? E a embalagem? Tem algum regra para tamanho e peso?

  22. Nildete Lima says:

    Bom dia, como o que preciso fazer e ter para vender atraves de cartao de credito??

  23. Talita says:

    Ola, gostaria de saber qual é o valor exatamente de comissão que pago a vocês por venda. Isso não ficou muito claro para mim.
    Obrigada

  24. Lucia Helena Ribeiro Spilotros says:

    Precisa constituir-se em uma empresa para vender ou posso vender como pessoa física? Neste caso como faço sobre nota fiscal?

    • Igor Castanho says:

      Você pode vender como empresa ou como pessoa física, Lucia. Fica a seu critério. Obrigado por participar!

  25. Gina says:

    Olá, uma dúvida. Anunciei e o comprador efetuou a compra, recebi o email do Mercado Livre me informando que a compra foi efetuada, enviei o produto pelos Correios. Como faço pra informar ao Mercado Livre que meu produto foi enviado? Na parte de vendas não aparece que a venda foi efetuada.

    • Igor Castanho says:

      Olá Gina, tudo bem? O Mercado Livre registra automaticamente as vendas concretizadas diretamente na plataforma. Tem certeza que esse email foi enviado pelo próprio Mercado Livre?

  26. paulo cesar says:

    Boa tarde gostaria de saber se eu fizer uma venda como faço para enviar?

  27. J E COMERCIO REPRESENTAÇAO says:

    Gostaria de saber com quantos dias recebo o valor da venda, e qual a comiçao que eu pago para o mercado livre?

    • Camilla de Oliveira says:

      Olá! A comissão cobrada pelo Mercado Livre depende do tipo de anúncio que você utiliza: 11% por venda no anúncio clássico e 16% no anúncio premium. Este post explica todos os detalhes sobre comissões e custos!
      Já sobre o prazo de recebimento, a média de tempo é de 14 dias, mas isso pode variar. Você pode ver mais informações nesta página do Mercado Livre.

  28. daliane rodrigues says:

    eu me cadastrei no mercado livre e quero saber se eu vender os produtos do mercado livre se o produto vai direto pros correu e se é pra em tregar so a étiqueta no correu?

  29. fernando says:

    boa noite,
    1-)gostaria de saber apos eu anunciar o produto, como que eu pego o dinheiro pois eles nao pedem cartao ou coisa do tipo
    2-)apos alguem comprar , eu envio diretamente para pessoa ou para voces antes?
    3-)o pagamento é feito somente quando?

  30. Erica says:

    qual a opçao para o cliente pagar o frete e quando é o vendedor que paga?

  31. Montreal Baterias says:

    Bom dia! Eu gostaria de saber de quanto é a taxa paga para o mercado livre por venda de produto, como é calculado o valor do frete e preço da caixa para envio de produtos?

  32. metallisson says:

    Excelente tutorial. Muito fácil de compreender. Obrigado!

  33. Patricia Lopes says:

    Boa noite, gostaria de saber qual a porcentagem da comissão a ser paga ao mercado livre?

  34. Rafael says:

    Boa Tarde! Não sei se esse vlog ainda funciona, porem vim tentar esclarecer uma dúvida. Sempre fui comprador do Mercado Livre, mas de uns dias pra cá, resolvi entrar para o ramo de vendas pelo ML. Um item a venda que coloquei já foi visto varias vezes e já obtive várias perguntas. A dúvida é, o meu produto é Único, se a pessoa efetuar a compra (como no caso do rapaz, que disse que já efetuou o pagamento do mesmo) o anúncio ja sai automaticamente ou ainda fica disponível até cair no sistema?

    • Igor Castanho says:

      Olá Rafael, tudo bem? O anúncio permanece ativo enquanto você tiver estoque. Assim que seu estoque acabar o anúncio será pausado. Abs!

  35. Tatah says:

    olá, gostaria de saber se quando faço uma venda de peça única, e a pessoa gera um boleto, a peça ainda fica disponível para venda ou se ela fica reservada? outra coisa, caso a pessoa pague o boleto, como eu posso saber se houve o pagamento? e em que momento tenho que enviar o produto para a pessoa?

  36. Brenda says:

    Olá! Gostaria de saber como funciona quando uma venda é confirmada o valor cai na mesma hora na minha conta ? E só assim eu envio o produto ?

  37. Javier hernandez says:

    Boa tarde! Tenho conta no mercado livre, quero fazer uma venda e quero ter cadastrado meu cartao na minha conta, para receber o dinheiro apos a venda. Mas nao consigo cadastrar o cartão. Tenho duvidas em relação como é feito o envio do dinheiro para minha conta apos a venda?

  38. luciane goncalves says:

    para vender no mercado livre tem que fazer nota fiscal, pois nao tenho empresa para dar nota fiscal, como faço? cada produto vendido qual a porcentagem que o mercado livre me cobra? grata

  39. Silveria Schingiry says:

    Oi, onde acho o link para mandar para um comprador? 0brigada.

  40. Adilaine says:

    Pretendo ingressar como vendedora no Mercado Livre em 2019, porém tenho algumas dúvidas que gostariam que fossem sanadas. Não sei se irão responder, uma vez que lendo dúvidas anteriores, vi várias sem respostas.
    Vamos lá. Dúvidas:
    1ª Quando o vendedor poderá se cadastrar como Pessoa Física? E quando é necessário se cadastrar como Pessoa Jurídica? Tem um limite de valor ou quantidade de itens que definirá uma e outra?
    2ª A venda pode ser feita de outro país, ou seja, o vendedor poderá residir em outro país e vender os produtos de lá pelo Mercado Livre?

  41. cleiton says:

    por favor me tirem algumas duvidas.
    por EX: se eu anunciar um produto no mercado livre, por digamos 200 reais e meu cliente for fazer esta compra e cuja o frete para ele fosse custar 30 reais. então nesta compra qual o valor liquido em real sobraria para mim.
    outra duvida eu fiz uma venda,então no caso tenho que postar o produtos no correio. para que seja entregue a meu cliente, certo! gostaria de saber se a taxa que os correios vão me cobrar é a mesma que o valor do frete que meu cliente paga.
    para terminar, se eu posto o produto por 200 como citado acima no final da venda eu recebo os mesmos duzentos.
    a questão em geral seria. como eu saberei que vou vender o meu produto e no final não ficar no prejuiso digamos que anuncio um produto por 50 reais ai meu cliente compra quando vou entregar no correios eles me cobram 35 de taxa ai mais a comissão da plataforma. quando ver já estou devendo né porem se meu cliente comprou e pagou ele vai querer receber o seu produto de desejo.
    grato desde já .

  42. tais santos sousa e siqueira says:

    E se o produto for feito sob encomenda, como eu faço para constar essa informação no anuncio de venda?
    Já tentei tudo e não consegui…. só tema opção de colocar a quantidade disponível em estoque

  43. luciano says:

    ola preciso saber se posso intermediar vendr produtos de outras empresas quais procedimentos que devo usar?

  44. Margarete says:

    Boa noite! Eu já tenho minha conta faz tempo. E várias vezes já postei para vender e a postagem trava e nunca consigo, pq isso está acontecendo? Pq trava e não consigo postar para vender?

  45. Silvana Alves de Souza says:

    Boa tarde! eu gostaria de vender Cha´pelo mercado livre eu posso?
    quanto tenho que pagar pelas vendas?
    a postagem e grátis?

  46. Fernando Diniz Candela says:

    Com uma conta de pessoa física no MercadoLivre, consigo vender meus Produtos, sendo que o envio da Nota Fiscal e o produto será enviado pela Fábrica.

  47. Aline says:

    quando vou na aba vender, ele esta pedindo uma foto do meu rg é normal ???

  48. Fernanda says:

    Olá boa tarde fiz meu cadastro no mercado livre pra vender um produto e me pediram pra tirar foto do rg ou CNH e normal esse procedimento ?

  49. Vanessa says:

    Oi fiz a venda e agora quero ligar pro mercado livre mais tá pedindo um código de acesso a minha conta aonde eu consigo esse código.
    Alguém pode me ajudar por favor

  50. Raquel says:

    Olá para vender eh obrigada emitir nota fiscal porque vou começar como pessoa física não tenho CNPJ ?

  51. SABRINA DALBEM says:

    como é feito o envio nos correios se o preço é incluído no produto?

  52. Rayssa Maiara says:

    Como faço para colocar anúncios sem cobrar taxa por dia?

  53. Rafael says:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber que após o pagamento do comprador se esse pagamento constará no meu login? porque teve uma pessoa que se ofereceu a comprar e recebi um e-mail em nome do Mercado Livre onde informa que eles não estão conseguindo emitir etiqueta para envio, e que era pra que eu enviasse o produto que seria reembolsado, achei muito estranho porque não consta venda no site, o e-mail foi bem elaborado suspeitei e não enviarei.
    Essa seria minha primeira venda e como não sou bobo preferir não levar a frente.
    Ai a pergunta é, após o pagamento com o cartão o dinheiro e a venda tem que constar na minha conta do mercado pago?

  54. Marcelo Alves Caetite says:

    Efetuei um anuncio, porém não apareceu campo para preenchimento de conta corrente.
    Qual o procedimento ou será preenchido somente após a venda.

  55. Alisson dos santos chaves says:

    Olá boa tarde.
    Preciso de uma informação.
    Vendi um produto ontem e recebi o e-mail do mercado livre dizendo que eu poderia entregar o produto com segurança entre 1 a 3 horas. E que entre 2 a 5 horas o saldo estaria disponível na minha conta. Na minha área de venda tbm não aparecem nada.

  56. Juliana Cornélio says:

    Para eu me tornar um vendedor do mercado livre eu tenho que ter meu produto ou eu vou só fazer o anúncio e ganha por ele ???

  57. Aguiar says:

    Bom dia!!
    tenho uma loja virtual que trabalha com dropshipping – ou seja as mercadorias são enviadas diretamente da China e USA – e demoram em torno de 50 dias para chegarem ao cliente – tem como eu comercializar elas no mercado livre ????

  58. André says:

    Se eu colocar um produto de 200,00 reais como anúncio grátis e frete por conta do comprador pelo mercado envios, quanto irei receber por essa venda?

  59. joao paulo says:

    excelente conteúdo me ajudou muito obrigado

  60. Renato says:

    Olá Igor Castanho. Muito bem o seu artigo está ótimo! Deixei 5 estrelas na classificação do seu site.

  61. Maria Claudia da Costa Carvalho says:

    boa noite. Gostaria de saber se após a venda tenho um prazo definido pelo mercado livre para postar o produto ou se eu que decido o prazo para postagem?

  62. Ednéia Lourdes Lana Guimarães says:

    Bom dia tenho um anúncio no mercado livre já faz algum tempo,mas não fiz nenhum venda, não obtive nenhum êxito, como fazer pra começar a vender? Se houver venda como faço pra mandar o link para a pessoa pagar?
    Tenho muitas dúvidas e não sei onde,como faço para serem esclarecidas.

  63. Daniele says:

    Quando uma pessoa vai efetuar a compra , eu tenho q pausar a venda pq ?

  64. rosimeire says:

    com a mudança da plataforma do mercado livre não consigo colocar meus itens a venda achei essa plataforma nova horrivel pois no espaço de quantidade voce coloca zero no estoque porque voce não tem a peça pronta e no final não conclue ,
    jogo com 3 peças e na descrição do produto voce não consegue colocar as medidas das 3 peças só uma medida conclusão não consigo colocar meus tapetes de croche a venda gostaria de um retorno de alguem que pudesse me ajudar não tem um chat , so uma aba que diz ´´´´´no que posso te ajudar? mas na verdade abre abas do proprio programa

  65. gleikson de paula pereira says:

    Boa tarde, é minha primeira ves que vou vender um produto pelo mercado livre, como vou saber que a pessoa efetuou o pagamento e que eu vou receber este valor? como vou transferir pra minha conta?

  66. Douglas says:

    Boa tarde, sou pessoa física, consigo vender sem a NF? E se precisar, como faço para emitir?

  67. TASSIA CAROLINE FARIAS DOS SANTOS says:

    Olá, estou fazendo meu primeiro anúncio hoje, porém, só recebi um email do mercado livre dizendo “Parabéns, você vendeu!” Junto à algumas orientações, com linguagem bem distinta. Acontece que na minha área de vendas não aparece nada, o que pode ter acontecido? Estou com medo de enviar o produto sem ter certeza de que vou ser paga por ele.

  68. Isabel Bellei says:

    Boa tarde, gostaria de saber, se posso anunciar e vender no mercado livre,
    Como pessoa física?

  69. Genecir says:

    bom dia!
    gostaria de uma ajuda, na parte de frete, pois eu nao consigo fazer a parte de como calcular o frete e saber quanto vai custar o valor do frete para a região do cliente.
    grato.

  70. Marz Floriano says:

    Quero vender com o mercado de envio,mas sei se terei que pagar o frete lá nos correios ou só colocar a etiqueta e enviar?

  71. Roberto says:

    Bom dia! Feito um anuncio pela primeira vez. Ainda não sei o percentual que terei que pagar na venda do produto anunciado. Poderiam informar como funciona?

    • Camilla de Oliveira says:

      Olá, Roberto! Neste post do nosso blog você encontra todos os detalhes sobre as tarifas do Mercado Livre. Abraço!

  72. 나나알바 says:

    Thank you for good information.

  73. Marcelo Mattos says:

    Bom dia, tenho uma dúvida, quero começar a vender papel de parede pelo ML. mas o valor do anúncio é por metro quadrado. eu coloco um valor fixo, ex: 20,00 o metro. mas a pessoa no ato da compra vai ter que me informar o metro quadrado do seu ambiente, então o valor da compra sempre vai ser variável.:
    1 – Como faço esse tipo de anúncio? como mando o valor pro cliente? não consigo pensar em como seria esse tió de venda. Me ajude por favor.

  74. José Clomar de Caldas says:

    Quero vender artesanatos de madeira, mas não tenho empresa registada. Posso?

  75. Robério says:

    Muito obrigado vocês me ajudaram muito parabéns pelo a boa exlicação

    • Anna Passos says:

      Olá Robério. Tudo bom? Ficamos muito felizes com o seu comentário. Abraço e boas vendas!

  76. Alessandra says:

    Bom dia!
    Fiz uma venda pelo ML, o comprador não optou pelo mercado envios e me contactou por email. No mercado livre não consta como venda efetuada e nem pagamento efetuado, mas ele já recebeu a encomenda e mandou email dizendo que já fez a confirmação e que está tudo ok. O que isso significa?

  77. Giulia Freitas says:

    Olá, bom dia .
    Fiz a venda no mercado livre, a pessoa comprou, passei pra ela o código de rastreio pois não estava disponível o mercado envios. Ela cadastrou o rastreio e depois liberou pra que o ML liberasse o pagamento mas até agora não foi compensado . O que eu faço ?

  78. JUAD Pintura Instalação e Manutenção says:

    como anuncia Empresa

  79. Gustavo says:

    Boa tarde vendi um item pelo mercado livre recebi o e-mail confirmando o pagamento o rapaz mandou vir um Uber buscar mercadoria e avaliou a compra pra mim poder receber mas não recibi dinheiro nenhum desde ontem nem recibo nenhum link para pegar o dinheiro como faço pra poder receber meu dinheiro?

  80. Sandra Maria Nandes says:

    Acho que entendi como anunciar, mas ficaram algumas dúvidas:
    Depois de efetuada a venda, como recebo?
    Qualquer forma de venda eu recebo a vista ?
    Como saber se posso entregar o produto?
    Qual o valor cobrado por vcs na venda?

  81. Arthur Steiniger Donato says:

    Boa tarde. Gostaria que me fosse explicado, como devo proceder para vender um produto para pagamento A VISTA, já que só me é apresentado pelo ML as opções de venda via parcelamento, o que acaba acarretando juros ao produto.

  82. Thaynara says:

    Olá, vendi um celular mas está falando no local de vendas que ainda não tenho nenhuma e que eu tinha que apertar em um botão chamado enviei o produto mas esse botão não aparece lá. E ainda não recebi meu dinheiro

  83. C Bernardes says:

    olá, o mercado livre manda um código a cada vez que entro na minha página, para meu telefone, para confirmar etc etc, o caso é que, farei uma viagem de 3 meses ao exterior mas quero continuar gerenciando a conta, se eles me mandarem um código, com certeza não receberei pois estarei fora do país, como contornar esse inconveniente?

  84. Ed Correa says:

    Bom dia, Recebi um email do mercado livre ( que por sinal foi pra caixa de SPAM) dizendo que por motivos de segurança foi necessário bloquear provisoriamente o saque de pagamento no sistema mercado livre por eu ter poucas qualificações como vendedor e me orienta a envia o produto ao comprador por SEDEX 10 e ainda encaminhar o codigo de rastreamento ao comprador. Esse procedimento é normal?

  85. Alvaro Gavilan says:

    Boa tarde, gostaria de saber a respeito da máquina. Anunciei, e, chegou uma maquininha sem eu solicitar, e cobraram por isso, é algum termo de condição do anúncio?

  86. Gustavo Takaki da costa says:

    E se no caso eu vendi um objeto porém como ele é grande eu resolvi colocar em retiradas em mãos…como faço para o dinheiro q o cliente pagou caia na minha conta?

  87. Ney Hugo says:

    O peso do produto que vendi devo informar depois da venda para calculo de frete ??? Anunciei uma serra fita que pesa 90 kilos, não vi nenhum campo onde coloco o peso, como o mercado livre vai calcular este frete?

    • Beatriz Avallone says:

      Oi, Ney! Sem as informações sobre peso e medidas a sua serra fita não será vendida no Mercado Livre. Para ter certeza sobre o preenchimento desses campos, acesse a página de cadastro de produtos para anúncio e procure por peso e dimensões do produto. Caso os campos estejam inabilitados, chame o suporte do Mercado Livre.

  88. João Luiz Martinez says:

    Boa tarde, uma pessoa próxima da família usando um aplicativo no celular cadastro um produto para vender ( Valor de 8.000,00) Ocorre que posteriormente ela recebeu vários e-mail do ” Mercado Livre” dizendo que a venda tinha sido concluída que deveria entrar em contato com o comprador ” Bruno A. ” e combinar o frete e entrega da mercadoria. O suposto comprador negociou o frete e acertaram de um Uber buscar o produto, assim foi feito, o produto sumiu ela esta desesperada. O e-mail é supostamente do ” Mercado Livre ” as logos etc….. Tudo não passava de um golpe. Como proteger para que não ocorra isso? Como o suposto comprador teve acesso aos dados dela? Por ultimo o que fazer?

  89. Lu says:

    Eu gostaria de vender um produto q já tem no mercado livre como faço?

  90. Liu says:

    Como se preenche a ficha OEM? E oque é?

  91. Ramon says:

    Bom dia eu gostaria de saber se tenho que entregar primeiro o produto para depois o pagamento cai na minha conta ? Pq recebi um e-mail do mercado livre dizendo que vendi aí tem o código o Uber pra mim enviar o produto como saber se não é golpe ?

  92. ELANA says:

    Olá me tira uma dúvida,agora a forma de envio pelo mercado livre está assim,

    – Forma de entrega
    Como você entrega o produto

    Eu envio por conta própria –>ESSE PUXA OS DE BAIXO

    — Com frete grátis para todo o país

    — Por conta do comprador
    ________________ R$:___________ –>PEDE LUGAR E VALOR DO FRETE,MAS NÃO SEI

  93. Frnacisco says:

    Bom dia a todos, muito bonito ensinar a fazer anuncio, mas do que adianta se você faz um bom anuncio, agora o Mercado Livre esta colocando um banner nos anúncios, algo assim “Produtos semelhantes mais baratos” eles colocam anuncio de outros no seu anuncio que esta mais barato, qual a necessidade disso, esta tirando a venda de um para o outros.

  94. Junior sennah says:

    Boa tarde vendi um equipamento pelo MercadoLivre ,o comprador optou por pagar pela plataforma mais estou com receio q seja furada pois é minha primeira venda

  95. Kaique says:

    Quero vender um livro pdf. O prcedimento é o mesmo?

  96. Jurandir says:

    Boa tarde! Estou com uma dúvida. Quando eu publiquei meu produto no mercado livre, dizia o custo de envio seria do comprador, porém quando fui despachar o produto nos correios me cobraram R$70,00. Isso está certo?

  97. Cristiano Roberto Da Silva says:

    boa noite!
    Gostaria de saber sobre a impressora de etiquetas de vendas, para começar é obrigado a ter a impressora, como imprimir as etiquetas?

    Grato

  98. José says:

    Boa Noite. Preciso de ajuda, já que não encontro informações claras no site do ML e nem opção para perguntar diretamente, o que acho horrível. Mas desejo vender objeto usado, semi novo, e gostaria de cadastrar o nº da máquina de Cartão de Crédito da minha cunhada para oferecer um parcelamento, já que o valor permite isso. Como proceder pois já vasculhei tudo e não encontrei claramente esta informação !!!

  99. Kelly Valentino says:

    Olá!
    São muitas dúvidas geradas.
    Deveria haver um meio de vocês explicarem tudo relacionado a venda, forma de pagamento, impressão de etiquetas, porcentagem, frete…
    Pois tem sido as dúvidas de muitos por aqui.

  100. Camila says:

    Boa tarde, gostaria de saber se existe um prazo de reembolso quando compramos algo pelo mercado livre, preciso fazer um compra e tenho medo de não ser seguro a vendedora me informou que tenho 7 dias para devolução do produto e valor, gostaria de saber se é verdade.

  101. Paula says:

    Anunciei e me senti perdida nenhum auxilio do app quase tomei uma volta.

  102. ANGELO APARECIDO VALESINI says:

    Bom dia!
    Eu gostaria de intermediar as vendas de uma grande importadora, porém, não tenho idéia de como fazer isso pelo mercado livre, a importadora me ofereceu 1% sobre a venda dos produtos, como devo fazer?
    Preciso saber detalhadamente os valores cobrados pelo mercado livre, só assim consigo analisar as estatísticas de venda e os valores que posso praticar.
    Obrigado.

  103. Carina says:

    Boa tarde, tenho uma dúvida gostaria de saber se ainda estão esclarecendo pois só dependo da resposta para começar a anunciar. Se eu colocar uma duzia de ovos (independente) para a venda vou ter o custo de 16% + R$5,00 por cada ovo?

  104. Camila says:

    Boa tarde
    eu fiz um anuncio no mercado livre como explicado a cima… recebi um email q minha venda havia sido efetivada e logo após um email com um boleto para eu pagar para gerar a etiqueta para a transp0ortadora vir recolher o produto.
    Paguei e até então não recebi a etiqueta… como posso seguir.

  105. CRISTIANO PANSANATO says:

    Diversos anúncios que fiz no ML oferecendo Frete Grátis com Mercado Envios sofreram alteração dos valores cobrados pelo Mercado Envios após a inserção do anúncio. No FAQ do ML diz que o valor cobrado é segundo uma tabela de pesos, porém em nenhum lugar do anúncio tem a opção de inserir o peso do produto. Então qual é o real critério para formação do preço do frete e por qual motivo esse valor é alterado após a criação do anúncio? Tive um anúncio de 204 reais que o frete subiu de 30 para 110! Como posso compor meu preço se o valor muda de um dia para o outro e não sei qual será o real valor cobrado?

  106. Scott Style says:

    Pensei que era mais difícil começar no Mercado Livre. Mas depois que vi o post de vocês ficou mais fácil de começar. Tá bem explicado. Obrigado pelo conteúdo de valor.

  107. carlos says:

    Fiquei com uma dúvida.
    Hoje entrego pelos correios no Mercado Livre.
    Quando eu entregar nos pontos de coleta e essa entrega for por transportadora o valor do frete será diferente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *