Conheça 5 dicas para vender cosméticos online e otimizar seus lucros!

Dicas para vender cosméticos onlineVender cosméticos online sempre foi uma iniciativa extremamente popular do varejo brasileiro. Com o intenso aumento das vendas online nos últimos anos, essa prática vem se consolidando cada vez mais na internet. 

Por exemplo, as categorias de “Perfumarias, Cosméticos e Saúde”, junto com “Moda e Acessórios”, lideraram os pedidos das vendas online em 2020 no Brasil com 36% das compras totais, segundo o Webshoppers 40.

Tudo isso graças a fatores como a comodidade, preços competitivos e ampla variedade de produtos que o e-commerce permite ao mercado consumidor. Afinal, com alguns cliques e sem precisar sair de casa, o cliente pode ter acesso a uma grande variedade de opções e preços.

Enfim, todos esses números deixam claro por que vender cosméticos online pode ser um negócio altamente lucrativo. Portanto, selecionamos 5 dicas incríveis para que sua loja ganhe cada vez mais destaque nesse segmento tão importante para o varejo brasileiro. Acompanhe!

5 dicas para vender cosméticos online


1) Defina um público-alvo 


O mercado de cosméticos se tornou extremamente abrangente, contemplando diferentes nichos de mercado. Entretanto, a proporção do público que compra pela internet é praticamente igual.

Assim, a melhor estratégia é priorizar um único segmento, oferecendo a maior gama de produtos possível. Há lojas online que vendem apenas produtos masculinos, enquanto outras apostam no potencial das mulheres.

Outras segmentações correspondem à faixa etária e até mesmo à renda do público-alvo.

Enfim, são muitas as variáveis que ajudam a definir um mix de produtos mais alinhado com o interesse dos consumidores, favorecendo as conversões.


2) Não esqueça das compras recorrentes 


Quando se trata de vender cosméticos online, é muito difícil que um consumidor faça uma única compra de determinado item.

Itens de uso frequente, como cremes e perfumes, são recomprados em determinados períodos de tempo, gerando padrões de consumo.

Você pode monitorar essa frequência de compra e realizar ações como o envio de cupons de desconto, promoções relâmpago ou mesmo um convite para a recompra por e-mail, por exemplo.

Outra possibilidade é oferecer kits que ofereçam um preço mais baixo por unidade do produto. Isso colabora para a fidelização dos consumidores e pode gerar um aumento no ticket médio total. 

3) Aproveite as datas sazonais


Grande parte das lojas virtuais já aproveitam o potencial das principais datas sazonais do varejo, tais como Black Friday, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais etc.

Além dessas datas, o segmento de cosméticos também pode explorar outras ocasiões que sirvam de gatilho para compras, tais como o Dia da Mulher e o Dia do Homem. Isso depende diretamente da primeira dica, que fala sobre a definição de um público-alvo.

Portanto, é interessante definir um calendário de datas relacionadas ao perfil dos consumidores, permitindo planejar o estoque e os preços praticados em campanhas de venda nessas ocasiões.


4) Aposte no marketing de conteúdo 


As vantagens do marketing de conteúdo também podem ser aproveitadas pelos e-commerce de cosméticos.

Como esse é um segmento muito dinâmico, é interessante oferecer conteúdos que apresentem as últimas novidades em termos de produtos.

Um blog, página de rede social ou canal de vídeo para exibir reviews (testes), unboxing experience (abertura da caixa original) e dicas de uso pode contribuir para a reputação da loja e para a efetivação de mais vendas.

5) Venda nos marketplaces e use o Olist


Aproveitar a visibilidade e a reputação das grandes redes varejistas em marketplaces é uma ótima estratégia para vender cosméticos online e expandir seu público-alvo e buyer persona. Com preços competitivos e agilidade na entrega, qualquer lojista pode obter bons lucros nesses canais. 


Conclusão: vender cosméticos online é acessível e lucrativo


Os números comprovam a força do setor e nossas 5 dicas para vender cosméticos online são um bom começo para turbinar seus lucros. Entretanto, sem uma gestão altamente profissional e um bom planejamento estratégico, é impossível ter sucesso nesse segmento.

Por essa razão, as dicas acima e a aposta nos marketplaces como canal de venda podem fazer toda a diferença para um bom desempenho do negócio.

E usando o olist isso fica ainda mais fácil, especialmente quando você pode contar com soluções como o olist store. Ela coloca você nos maiores marketplaces do Brasil e oferece uma série de vantagens logísticas, financeiras e comerciais. 

Dessa forma, você tem todos os insumos disponíveis para vender cosméticos online com estrutura, organização e lucratividade. Para se ter uma ideia, lojas como o Outlet da Beleza conseguiram vender R$ 35 mil em apenas 17 dias com a solução olist store.

Acesse o site do olist e conheça nosso ecossistema de vendas!

Gostou do conteúdo?  Quer acompanhar mais matérias interessantes sobre e-commerce e gestão de sua loja? Inscreva-se na newsletter do olist e mantenha-se sempre informado!

    post anterior
    5 problemas que o Olist resolve para você nas vendas em marketplaces
    próximo post
    Quais os pré-requisitos para vender em marketplaces?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.