Conheça os principais fatores para sucesso do seu negócio


Conheça-os-principais-fatores-para-sucesso-do-seu-negócioQuanto maior o sucesso almejado, maior o risco envolvido. Essa é uma premissa do empreendedorismo, não existe um empreendimento que não tenha risco envolvido. Algumas pessoas têm mais tolerância a enfrentar essas situações, são elas que normalmente conseguem ultrapassar a barreira da competitividade e garantir um lugar ao sol.

Isso não quer dizer que basta arriscar que você vai conseguir se diferenciar e obter destaque. É necessário correr riscos muito bem calculados, ter um planejamento sólido e estar atento ao mercado. O sucesso irá depender de vários acontecimentos, internos e externos, o importante é estar preparado para antecipar crises e aproveitar as chances que o mercado sinalizar.

A seguir iremos apresentar os principais fatores para o sucesso de um negócio:

Inovação

É impossível negar a importância de inovar no mercado atual. Temos cada vez mais do mesmo, e os consumidores estão buscando produtos e serviços diferentes, personalizados, exclusivos e práticos.

Após o boom das linhas de produção, a comunicação de massa e a retomada da força do comércio no período pós-segunda guerra, a competição entre as empresas forçou os novos negócios a buscarem a inovação para aparecer no mercado.

Nos últimos anos vimos personagens como Steve Jobs e Chris Anderson despontarem como grandes nomes da inovação e do empreendedorismo. Steve Jobs criou a Apple com forte apelo para inovação e… deu no que deu! Chris Anderson estudou os novos negócios advindos da internet e apontou como são bem sucedidas as empresas que inovam seus modelos de negócios para atender demandas específicas, faturando mais do que os negócios tradicionais.

contrate o olist agora mesmo

Afinidade

Afinidade é muito mais do que gostar, achar divertido ou bonito. Afinidade com um segmento de negócio é ter energia e aptidão para lidar com a atividade rotineiramente. Isso significa um envolvimento total. Também é preciso ter ou desenvolver habilidades que irão impulsionar o negócio. Não dá para dizer que se tem afinidade para uma atividade sem testar na prática. É na repetição do dia a dia que se comprova a afinidade para um ramo de negócio.

Equipe

Os grandes empresários sempre estarão cercados de grandes profissionais. A escolha da equipe de trabalho é tão decisiva quanto a escolha do produto, do ponto de venda e da área de atuação da empresa. O grande volume de queixas relacionadas ao déficit de mão de obra qualificada poderia ser evitado com uma seleção mais cuidadosa dos profissionais que estarão à frente do negócio.

Comunicação

É redundante falar que o cliente deve ser estudado, compreendido e tratado com atenção e respeito. Mas para isso acontecer, o cliente deve ser informado sobre os seus produtos para despertar o interesse de comprá-los.

As estratégias de comunicação envolvem publicidade, marketing, assessoria de imprensa, eventos, e outras formas de divulgação. Todas essas alternativas são formas de tornar a empresa mais atrativa aos olhos dos clientes e investidores. Existem empresas com produtos modernos, serviços funcionais, modelos de negócio inovadores, mas nada disso vai adiantar se essas vantagens não forem comunicadas ao público-alvo.

Muitas variáveis estão envolvidas quando analisamos o sucesso de um negócio, não existem quatro, cinco ou dez itens em um checklist do sucesso empresarial. Mas algumas regras nunca mudam, a empresa deve ter uma equipe alinhada, ser inovadora, se comunicar adequadamente com o cliente e estar identificada com o seu ramo de atuação. Como está a sua empresa? Ainda tem dúvidas sobre algum desses fatores? Deixe um comentário!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu