quarta-feira, 8 abril, 2020
Início Artigos Grandes Marcas Como a WAP ampliou sua presença digital nos marketplaces?

Como a WAP ampliou sua presença digital nos marketplaces?

0
Como a WAP ampliou sua presença digital nos marketplaces?

A presença de uma marca dentro dos marketplaces é uma estratégia que gera resultados muito além do âmbito financeiro. Além de efeitos diretos proporcionados pela exposição dentro de grandes e-commerces, como incremento do sell in e do sell out, é possível conquistar trunfos menos tangíveis porém igualmente relevantes, como o fortalecimento da presença digital.

Com mais de 60 anos de atuação no segmento lavadoras de alta-pressão e máquinas de limpeza, a WAP buscou exatamente esse resultado ao entrar nos marketplaces. Ao utilizar o modelo Branded Store, a marca conseguiu ampliar o share de mercado no meio digital, fortalecendo a presença institucional sem prejudicar a relação com os principais parceiros comerciais.

FAÇA O DOWNLOAD DESTE CASE EM UMA VERSÃO PDF!


Contrate o olist for Brands agora mesmo


Contexto: da tradição offline para o sucesso digital

A tradição da WAP fez com que a marca se tornasse um sinônimo para definir os produtos do segmento. Desde que chegou no Brasil se tornou líder de mercado e se fortaleceu predominantemente no meio offline. O modelo rendeu bons resultados durante muitos anos, mas recentemente começou a apresentar sinais de esgotamento. “Houve alguns períodos de instabilidade econômica e isso levou a companhia a buscar formas de se reinventar”, contextualiza o coordenador de marketing da empresa, Tiago Veiga.

Neste momento o diagnóstico foi claro: para continuar tendo sucesso a marca teria que entrar com força no e-commerce, em um espaço que já estava sendo ocupado pelos concorrentes. “Percebemos que no varejo tradicional ainda éramos referência e líder de mercado, mas estávamos atrás no meio digital”, detalha Veiga. Esse foi o ponto de partida para a busca de novas opções comerciais.

A primeira iniciativa foi o lançamento de um e-commerce próprio. Tiago explica que isso ajudou a marca a entender as particularidades da venda online, ao mesmo tempo em que evidenciou os primeiros desafios do modelo. “Começamos a refletir se fazia sentido internalizar toda a operação e como seria possível evitar o conflito de canal”, ressalta.

Após ponderar todos os fatores a WAP decidiu expandir sua presença no mercado online e buscar caminhos alternativos, como os marketplaces. Assim ocorreu o primeiro contato com o modelo Branded Store do Olist.

Branded Store: presença gerenciada nos marketplaces

A intenção da WAP em estar nos marketplaces era clara: controlar o posicionamento digital da marca sem a necessidade de estruturar um modelo B2C (Business to Consumer) e criar um novo canal de vendas para nossos parceiros no meio digital. O objetivo tinha sinergia completa com a solução oferecida pelo Olist. “Vimos na Branded Store a possibilidade de entrar nos canais já com uma alta reputação, usando uma estrutura que permitiu aos nossos parceiros fazer toda a operação”, detalha.

A loja da WAP está ativa  nos marketplaces da B2W e Mercado Livre, e em breve no Zoom, já com quase a totalidade de publicação dos SKUs disponíveis, incluindo peças e acessórios e dezenas de lojistas responsáveis pela distribuição. “Hoje a presença institucional da marca é muito relevante. Graças ao modelo de Branded Store conseguimos acelerar esse processo e obter resultados mais rapidamente”, pontua Veiga.

Para o futuro a meta é combinar a reputação oferecida pela Branded Store e a força da marca WAP para alavancar ainda mais as vendas. “Criamos um relacionamento próximo com os principais marketplaces e estamos realizando negociações constantes para oferecer condições ainda melhores”. Paralelamente, o Olist também mantém uma equipe dedicada a otimizar a performance dentro dos canais de venda, com orientações em termos de portfólio, precificação, logística, entre outros.

Conclusão: marketplaces são essenciais para as marcas

A história da WAP mostra uma das diversas vantagens em utilizar o modelo Branded Store nos marketplaces. Ao utilizar a tecnologia Olist, grandes marcas conseguem promover o empoderamento da rede de distribuição de forma ordenada, com controle de catálogo, precificação e reputação. Tudo é gerenciado de forma centralizada, com os melhores recursos de Business Intelligence para a tomada de decisão.

Quer saber mais sobre as Branded Store? Então fale com nossos consultores agora mesmo!


Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui