Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Por que as grandes marcas devem ser obcecadas pela gestão de catálogo online


Por que as grandes marcas devem ser obcecadas pela gestão de catálogo online

A catalogação de produtos é uma etapa crucial para o alto desempenho das grandes marcas na internet. É por meio da gestão de catálogo eficiente que as empresas padronizam a operação, aumentam a visibilidade dos produtos e proporcionam ao público uma experiência de compra satisfatória.

No entanto, por ter tamanha relevância para os negócios, a gestão de catálogo virtual também envolve desafios. No caso das marcas de grande porte, as dificuldades vão desde o alto volume de produtos cadastrados até a qualidade do conteúdo dos anúncios.

Nesse contexto, empresas que desejam otimizar a performance online devem priorizar cada vez mais a gestão de catálogo. Entenda a seguir por que a catalogação das mercadorias é tão importante e quais são os fatores decisivos nesse processo!

Contrate o olist for Brands agora mesmo

Gestão de catálogo no e-commerce: desafios e oportunidades

Como grandes marcas normalmente têm milhares de SKUs no portfólio, é vital que elas foquem na eficiência da gestão do catálogo online. Isso garante que os produtos sejam administrados adequadamente e que os anúncios apresentem informações com alto nível de qualidade. 

Ao mesmo tempo, um catálogo padronizado aumenta a confiança dos clientes na marca e permite que eles tomem decisões de forma mais rápida e intuitiva. Nesse ponto, é preciso reforçar que no e-commerce os anúncios têm papel fundamental. Isso porque eles impactam diretamente a experiência do consumidor e as taxas de conversão.

Sendo assim, a gestão do catálogo virtual favorece a performance de vendas e facilita a padronização da operação. No entanto, tal processo é complexo e envolve diversas etapas. Entre elas estão a definição de categorias, criação de fichas técnicas, produção de conteúdo para os cadastros e ativação dos anúncios, por exemplo.

Pensando nisso, é inevitável que as empresas aliem o crescimento em escala à qualidade do catálogo. Por mais complexa que essa tarefa pareça, ela é essencial porque garante que a operação se mantenha sustentável no longo prazo. Confira abaixo algumas ideias de como gerenciar de forma mais eficiente o catálogo da sua empresa!

Como grandes marcas podem otimizar a gestão do catálogo online

Definir uma política de preços

Ter uma política de preços bem definida deve ser prioridade para grandes marcas que trabalham com rede de revendedores, por exemplo. Nesses casos, deve existir um padrão na construção do catálogo, tanto em relação ao conteúdo dos anúncios quanto à precificação. Do contrário, pode haver conflito de canais e canibalização da rede.

Produzir conteúdo de qualidade para os anúncios

Outro fator determinante para o bom desempenho da marca no varejo online é a qualidade dos anúncios publicados. Um cadastro bem-feito resulta em bom posicionamento do produto nos buscadores, aumento da taxa de conversão e muitos outros benefícios. Portanto, a produção de conteúdo para anúncios deve ser otimizada para SEO, com foco especial nos seguintes elementos:

  • Títulos e descrições: Influenciam diretamente o ranqueamento dos produtos e a decisão de compra. Por isso, devem ser informativos, persuasivos e otimizados
  • Imagens: Junto a fotografias de alta qualidade, o uso de vídeos pode trazer aumento significativo na conversão dos anúncios.
  • Categorização: Cadastrar o produto na árvore de categorias adequada otimiza a jornada do cliente, facilitando o encontro dele com o item buscado.
Exemplo de anúncio com vídeo, publicado pela Hamilton Beach no Mercado Livre por meio da solução Branded Store.
Exemplo de anúncio com vídeo, publicado pela Hamilton Beach no Mercado Livre por meio da solução Branded Store.

No caso de marcas que trabalham com redes de revenda, centralizar a gestão de catálogo pode ser um caminho para evitar problemas na qualidade dos anúncios.

Estruturar um catálogo omnichannel

Para construir uma estratégia omnichannel, a marca deve considerar todos os canais de venda ao pensar a gestão de catálogo. Na prática, isso significa que os anúncios devem ser produzidos para servir tanto aos negócios online quanto offline. Os resultados são economia de tempo e dinheiro, melhora na qualidade do catálogo, diminuição de falhas operacionais e possibilidade de crescimento em escala.

Padronizar a operação com a ajuda de Branded Store

Branded Store é a solução enterprise do Olist para as estratégias D2C e omnichannel. O modelo auxilia grandes marcas a gerenciarem as vendas online e ganharem força nos principais marketplaces do país por meio do know-how do Olist. Um dos benefícios da solução é a revisão integral de todos os componentes-chave dos anúncios, ajustada para o segmento da loja e realizada por especialistas em SEO. 

Por conta desses fatores, Branded Store é extremamente indicada para marcas que desejam padronizar e otimizar a gestão do catálogo. Saiba mais clicando no banner abaixo:

Contrate o olist for Brands agora mesmo

Conclusão: eleve o patamar da sua loja com uma gestão de catálogo otimizada!

A catalogação de produtos é uma frente de extrema importância para marcas que desejam se destacar no varejo online. Por isso, a preocupação com a gestão de catálogo deve ser cada vez mais prioritária nas grandes empresas. Use as dicas deste post como norte para a sua estratégia de negócio e conquiste uma gestão muito mais otimizada!

Descubra como Branded Store está ajudando a WAP a ampliar a presença digital nos marketplaces!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu