Hamilton Beach e Olist: alta performance de vendas no modelo D2C

Hamilton Beach e Olist alta performance de vendas no modelo D2CCom mais de um século de história, a Hamilton Beach é referência internacional no segmento de eletroportáteis para a cozinha. Cafeteiras, liquidificadores, batedeiras e fornos elétricos fazem parte do portfólio da empresa norte-americana. No entanto, o sucesso da marca não é fruto apenas da alta qualidade de produtos e atendimento.

Graças a uma estratégia de vendas multichannel, a Hamilton Beach ganhou destaque  no mercado D2C (direct-to-consumer) brasileiro. Operando aqui há cerca de 5 anos, a marca utiliza a solução Branded Store do Olist para consolidar a presença online no Brasil e maximizar a performance de vendas.

O gerente comercial e de e-commerce da Hamilton Beach Brasil, Anderson Mariano, contou em entrevista detalhes sobre essa parceria estratégica. Confira os destaques!


Hamilton Beach: operação multichannel no Brasil

Desde que iniciou sua carreira na Hamilton Beach, em 2017, Anderson sempre acreditou no potencial do comércio D2C via marketplaces. “Quando dei a ideia de investirmos nisso, foi uma surpresa para a empresa. Lá fora, eles não imaginavam que o Brasil já estava tão adiantado assim no modelo”. 

Atualmente, a estratégia de canais da Hamilton Beach baseia-se em 4 frentes. Além da operação com Branded Store, a marca conta com uma rede de representantes, tem e-commerce próprio e vende em grandes, médios e pequenos varejos. “Temos 1P (first-party), 3P (third-party) e distribuidores. Hoje, nosso modelo de negócio preserva clientes-parceiros, e estamos onde nosso consumidor estiver”, explica o gerente.

Com sede em São Paulo, a empresa tem 2 centros de distribuição no país – um deles exclusivo para vendas direct-to-consumer – e um backoffice bastante enxuto. Por isso, a Hamilton Beach Brasil decidiu contratar uma solução que oferecesse a estrutura necessária para a consolidação no D2C. Foi assim que a marca conheceu o modelo Branded Store, desenvolvido pelo Olist.

“Para marcas que não têm recurso humano suficiente, a melhor opção para consolidar seu produto nesse mundo de e-commerce é através de soluções como o Olist. Eu recomendo de olhos fechados” – Anderson Mariano, gerente comercial e de e-commerce da Hamilton Beach Brasil

Parceria com Branded Store, entrada no D2C e “carrossel de ofertas”

A parceria entre Hamilton Beach e Olist surgiu em 2019 e tem sido decisiva para a consolidação da marca no e-commerce brasileiro. Por meio do programa Branded Store, a companhia norte-americana estruturou a operação D2C de forma controlada e eficaz, mesmo com backoffice reduzido. Voltada a empresas maduras e de grande porte, o modelo enterprise do Olist oferece soluções full commerce e customizáveis para ganho de presença online.

“Fortalecemos nosso D2C através de vocês, por isso a gente cresce bastante e continuamente. O papel do Olist é fundamental no nosso negócio. A relevância que vocês têm no mercado, o incentivo do time comercial em fazermos ações constantes e o nosso total controle sobre a gestão com certeza refletem no resultado”, detalha o gerente.

Um dos frutos da parceria é o sucesso da estratégia carrossel de promoções, implementada por Anderson. Por meio da distribuição de ações de alavancagem em diferentes frentes – incluindo marketplaces –, a marca obtém alta performance e evita conflito de canais. “Com o carrossel, as vendas cresceram 3 vezes. Saímos de um patamar de 2 dígitos para 3 dígitos de faturamento em pouco tempo”, revela.

Para os próximos meses, a expectativa é ainda mais alta, especialmente por conta da Black Friday: “Sou bastante otimista. O crescimento que desenhamos para 2020 é muito significativo e já foi feito. E este ano vamos estar bem agressivos na Black.”

Branded Store é expertise, presença online e alta performance

Marcas que são referência no varejo nacional e internacional, como Hamilton Beach e Lenoxx, já entenderam o potencial do modelo 3P para fabricantes e indústrias. No entanto, sabem que a entrada nesse modelo exige estratégia e estrutura. 

A solução Branded Store do Olist é uma grande aliada para empresas que desejam construir uma operação direct-to-consumer robusta e personalizada. Altíssima exposição, order fulfillment, catálogo otimizado e gestão estratégica estão entre serviços exclusivos oferecidos a clientes enterprise. 

Acesse nosso site para saber mais sobre o modelo Branded Store e entenda como ele atende às necessidades da sua marca!


Camilla de Oliveira

Camilla de Oliveira

Produtora de conteúdo do Olist, jornalista e curiosa nata. Acredita no poder da comunicação para cativar e informar pessoas. Entusiasta do marketing digital como ferramenta de inclusão e empoderamento.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *