Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Vantagens de aplicar Business Intelligence às vendas online


Vantagens de aplicar Business Intelligence às vendas online

Não há mais espaço para improviso no e-commerce. O comércio eletrônico está em franca expansão e vem promovendo uma revolução no varejo. Em 2018, o segmento cresceu 24% no mundo todo e 12% só no Brasil, conforme o 39º relatório Webshoppers (Ebit|Nielsen). Como resultado, o mercado de vendas online tornou-se um terreno de concorrência acirrada.

Para as grandes marcas, o desafio é ainda maior. A alta competitividade, a necessidade de ser omnichannel e a busca por resultados escaláveis exigem que as empresas adotem estratégias profissionais. Nesse contexto, o conceito de Business Intelligence ganha destaque. Com a análise aprofundada de dados, as companhias identificam gargalos na operação e otimizam processos de forma ágil e sistematizada.

A seguir, explicamos por que a inteligência de negócios é a aliada perfeita das marcas no fortalecimento da presença online. Entenda as vantagens que ela oferece e implemente essa estratégia nos seus negócios!

Contrate o olist for Brands agora mesmo


Business Intelligence (BI) e vendas online: um universo de oportunidades

A Business Intelligence (BI) está ganhando cada vez mais relevância no e-commerce por representar uma alavanca eficiente para os negócios. Quando associada às vendas online, a análise de dados representa uma fonte de oportunidades praticamente inesgotável. Entre as vantagens que a BI oferece às grandes empresas estão o ganho de competitividade e o desenvolvimento de uma estratégia totalmente integrada.

Alguns dados de mercado comprovam a expansão da Business Intelligence e de áreas afins. Segundo o Brazil Digital Report (McKinsey & Company), o Brasil registrou alta de 6% no valor investido em softwares do setor de Tecnologia da Informação entre 2016 e 2018. Além disso, a pesquisa Brazilian Software Market 2019 (ABES Software) prevê que o mercado de Big Data/Analytics movimente US$ 4,2 bilhões no país em 2019.

Investimentos no setor de Tecnologia da Informação no Brasil, entre 2016 e 2018. | Reprodução: Brazil Digital Report
Investimentos no setor de Tecnologia da Informação no Brasil, entre 2016 e 2018. | Reprodução: Brazil Digital Report

No entanto, essa área não deve ser resumida ao simples uso de ferramentas avançadas. Mais do que a tecnologia ou os dados em si, o que realmente importa são os insights e as aplicações originadas a partir de tais informações. Pensando nisso, listamos a seguir alguns dos benefícios que a inteligência de negócios gera às grandes marcas. Confira!

Vantagens de aplicar Business Intelligence aos negócios online

1. Personalização da comunicação com o cliente final

A Business Intelligence permite que a empresa estreite o relacionamento com os consumidores finais. O cruzamento de dados facilita a compreensão do perfil de clientes e o mapeamento do caminho trilhado por cada um deles junto à marca. Com isso, é possível manter uma comunicação personalizada, direcionar produtos específicos aos públicos adequados e identificar acertos e falhas da operação.

Tais avanços são extremamente vantajosos para companhias D2C que vendem pela internet, sejam elas fábricas, indústrias ou grandes lojas. À medida em que se aproximam do público, essas empresas fortalecem a rede de distribuição no e-commerce e ganham vantagem competitiva.

2. Redução de custos operacionais

Mais um benefício da aplicação de BI aos negócios diz respeito à evolução das finanças da empresa. Graças à análise aprofundada das informações, a marca pode agir rapidamente sobre pontos críticos e ter insights preciosos de melhorias na operação. Quando escaladas, essas otimizações geram uma redução de gastos significativa para a companhia, desde a etapa de aquisição de clientes até a distribuição dos produtos.

Um cruzamento de dados sobre a logística brasileira pode ser o ponto de partida para a empresa desenvolver estratégias focadas em frete competitivo, por exemplo. Como resultado, haverá aumento das vendas, domínio de mercado no e-commerce e ganho de visão estratégica. Portanto, ao ser vista como a melhor amiga dos negócios, a inteligência gera resultados inestimáveis para as marcas.

3. Otimização das estratégias de negócio

Uma das principais qualidades da inteligência de negócios é a de servir de guia para a estratégia comercial da marca. A partir da análise dos dados, as companhias identificam as melhores oportunidades, encurtam caminhos e constroem playbooks realmente eficazes. Assim, uma operação azeitada resulta em alta performance e fortalecimento da marca no mercado.

Decisões embasadas em dados concretos também geram ganho de eficiência em todos os setores da empresa, já que as áreas se tornam cada vez mais autossuficientes. Junto a isso, a Business Intelligence dá à companhia mais liberdade e autoridade para investimentos em novas frentes de negócio.

4. Consolidação da estratégia omnichannel

Uma fábrica, indústria ou grande empresa que deseja ser genuinamente omnichannel deve investir na diversificação de canais e consolidar a presença digital. É nesse sentido que a BI ganha relevância: por meio dela, a marca compreende o potencial de todos os canais de venda e aproveita ao máximo cada um deles.

Usemos como exemplo a venda em marketplaces. O modelo oferece inúmeras vantagens às empresas D2C, como alta visibilidade, gestão centralizada e contato com clientes finais. No entanto, é fundamental ter uma estratégia consolidada nesses sites para evitar conflito de canais e canibalização das vendas. Nesse ponto, contar com soluções avançadas que utilizem Business Intelligence faz toda a diferença.

Empodere a sua marca por meio da Business Intelligence!

A Business Intelligence está revolucionando o varejo e hoje é pilar crucial na estratégia das principais empresas do mundo. Os benefícios da análise de dados e das otimizações feitas a partir deles gera resultados inestimáveis para as marcas. Por isso, associar a inteligência de negócios ao e-commerce já não é mais uma opção. Quem não fizer isso dificilmente conseguirá se adaptar às evolução do mercado. Portanto, utilize a BI a favor das vendas online e empodere a sua marca!

Aproveite para saber como os recursos de Business Intelligence do modelo Branded Store beneficiam as grandes marcas nos marketplaces!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu