Dia das Crianças 2017: 5 dicas para faturar com a data


Dia das Crianças 2017: 5 dicas para faturar com a data
5 (100%) 29 votos

Dia das Crianças 2017: 5 dicas para faturar com a data

A chegada do Dia das Crianças representa mais uma oportunidade valiosa do e-commerce para ampliar vendas em um curto intervalo de tempo.

Em 2016, a data gerou R$ 1,66 bilhões em vendas, apontam dados da consultoria Ebit. O cálculo considera as vendas entre 28 de setembro e 11 de outubro.

Mas aproveitar todo o potencial dessa ocasião é uma tarefa que exige planejamento e ações estratégicas. O portfólio de produtos precisa estar alinhado com a data, seguindo condições comerciais competitivas.

Junto a isso, existem outras ações práticas e objetivas que podem ser colocadas em ação para otimizar o desempenho de quem deseja faturar mais com a data. Listamos as principais dicas neste post:

Está sem tempo? Que tal ouvir este post?

1) Olho no portfólio: anuncie itens alinhados com a data

Existem algumas categorias que são unanimidade em vendas durante o Dia das Crianças. A mais famosa delas, evidentemente, são os brinquedos. Por essa razão, é fundamental priorizar esse portfólio na hora de montar as ofertas.

Materiais como as Grandes Listas Olist fornecem dicas valiosas sobre quais os melhores itens para serem colocados à venda, sobretudo o especial Brinquedos e Crianças.

Outra referência relevante são os números divulgados pela Ebit apresentando as categorias mais populares no período. O dado mais recente, correspondente a 2015, indica que essas foram as categorias com mais vendas:

  • Eletrodomésticos
  • Moda e Acessórios
  • Telefonia e Celulares
  • Cosméticos / Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde
  • Assinaturas e Revistas / Livros

contrate o olist agora mesmo

2) Fortaleça os estoques: garanta a pronta entrega

O pico de vendas ocasionado pelo Dia das Crianças exige um estoque robusto para que a loja não enfrente problemas.

Identifique os itens com maior potencial de venda e negocie um volume maior de unidades junto aos fornecedores. Isso vai evitar a ruptura de estoque, ao mesmo tempo em que elevará o poder de barganha junto aos fornecedores.

Essa aquisição precisa ser antecipada, de modo a garantir a chegada dos itens na loja dentro do prazo, evitando frustrações.

3) Otimize a logística: garanta envios no prazo

Um grande pico de vendas em um curto intervalo de tempo pode ampliar a pressão sobre a operação da loja virtual. É necessário garantir que todo o trabalho de faturamento, picking, packing e postagem ocorra sem falhas, mesmo com um volume superior de itens.

Para isso, vale a pena adotar desde soluções simples, como embalar os produtos antecipadamente, até investimentos como a contratação de trabalhadores temporários.

A maioria absoluta dos itens comprados durante esse período são para presente, portanto, os atrasos são inaceitáveis. Eles podem resultar em devoluções e cancelamentos, que são altamente onerosos ao negócio.

canvas olist4) Pratique o overdelivering: ofereça brindes e presentes

O crescimento nas vendas também pode ser uma oportunidade para fidelizar e conquistar novos clientes. Para isso o overdelivering é uma excelente estratégia.

É possível surpreender o cliente com ações simples, como oferecer um brinde ou uma mensagem de agradecimento junto com o produto comprado.

Também é possível realizar ações mais elaboradas, como disponibilizar um cupom de desconto. Faça as contas e avalie qual ação é a mais viável para o seu negócio.

5) Amplie a divulgação: aposte nos marketplaces

Outra boa estratégia para vender mais no Dia das Crianças é expor produtos nos sites das grandes redes varejistas.

Muitos consumidores dão preferência a esses canais de venda de olho em aspectos como credibilidade, variedade de portfólio e oferta de múltiplos meios de pagamento.

Os marketplaces também permitem ampliar a abrangência geográfica do negócio, atingindo um número maior de potenciais clientes.

Para iniciar as vendas nestes grandes sites, vale a pena considerar o uso de ferramentas descomplicadoras, como o Olist que podem tornar essa jornada mais fácil.

Conclusão

As sazonalidades podem ser grandes aliadas de qualquer loja virtual, desde que o lojista crie condições favoráveis ao sucesso.

Isso também se aplica ao Dia das Crianças. Seguindo as dicas deste texto é possível conquistar novos clientes, ampliar as vendas e garantir um impulso extra para o negócio.

Ainda tem dúvidas sobre como dar os primeiros passos na venda em marketplaces? Então confira este checklist que mostra o caminho para essa jornada!


Categories

+ Nenhum comentário

Adicione o seu