Dia das Mães 2018: 5 dicas para ampliar as vendas online


Dia das Mães 2018: 5 dicas para ampliar as vendas online
5 (100%) 4 votos

Dia das Mães 2017: 5 dicas para ampliar as vendas online

Nós já destacamos aqui no blog Universo Marketplace como as sazonalidades e tendências podem contribuir para o faturamento do seu negócio.

E no Dia das Mães isso não é diferente.

Trata-se de uma excelente oportunidade para vender mais na loja online.

Conforme a Ebit, a ocasião movimentou R$ 1,62 bilhão em vendas em 2016, sendo caracterizada como uma das principais datas do comércio eletrônico nacional.

No ano passado a data também gerou mais de 4 milhões de pedidos pela internet (alta de 2% em relação a 2015), com um ticket médio de R$ 402, (+5,8% ante o ano anterior).

Esses números demonstram que a chegada do Dia das Mães representa uma excelente oportunidade para ser aproveitada.

Mas para aproveitar esse momento é preciso ser estratégico.

É justamente isso que vamos discutir neste post. Você vai conferir boas dicas para aproveitar o período e conquistar mais vendas.

contrate o olist agora mesmo

Dica #01: aposte nas categorias mais populares

Existem alguns tipos de produtos que são preferência nacional na hora de presentear as mães. Conhecê-los e investir na venda deles é o primeiro passo para faturar mais com o Dia das Mães.

Para realizar essa análise de forma mais precisa, vale a pena observar os dados divulgados pela Ebit. Conforme a entidade, estas foram as categorias com mais vendas no período em 2016:

  • Eletrodomésticos;
  • Moda e Acessórios;
  • Livros, Assinaturas e Revistas;
  • Telefonia e Celulares;
  • Casa e Decoração.

Dica #02: promova promoções e campanhas de descontos 

O Dia das Mães pode ser uma ótima oportunidade para fidelizar clientes para outras ocasiões do ano. Para isso, vale a pena investir em campanhas de descontos ou a realização de promoções como sorteios e ofertas de brindes.

Faça as contas e avalie qual patamar de preços é saudável para seu negócio. Em alguns casos o desconto pode ser compensado pelo aumento na demanda gerado na data. 

venda_mais_com_olistDica #03: reforce os estoques e negocie com fornecedores 

Para oferecer descontos aos consumidores, também é interessante barganhar junto aos fornecedores.

Reforce o estoque para suprir o pico na demanda e aproveite que o volume de compras será maior para negociar preços mais baixos. Parte do desconto pode ser repassada ao consumidor final.

Um estoque mais elevado também vai ajudar a evitar a ruptura de estoque, permitindo que você explora o potencial máximo de vendas da ocasião. 

Dica #04: mantenha a operação de vendas em ordem

O pico de vendas provocado pelo Dia das Mães pode pressionar a operação de vendas da sua loja virtual. Por essa razão, é preciso estar preparado para as principais etapas: faturamento, picking, packing e postagem.

Avalie se a estrutura do seu negócio é suficiente para vender mais em um curto período de tempo, sem atrasar os envios. Caso seja necessário, contrate profissionais temporários e garanta que não vão faltar suprimentos para realizar a embalagem dos produtos. Com isso você evita possíveis reclamações e garante uma imagem positiva para a loja.

Dica #05: explore mais canais de venda, como os marketplaces

Para faturar mais no Dia das Mães também é interessante aproveitar a visibilidade e credibilidade proporcionadas por grandes redes varejistas. Muitos consumidores optam por esses canais por vantagens como a variedade de itens e a oferta de vários meios de pagamento.

O resultado conquistado por meio dos marketplaces pode ser até mesmo superior ao obtido na loja própria. Mas para investir nesse modelo de venda é necessário ter planejamento e comprometimento. Utilizar ferramentas descomplicadoras, como o Olist, pode tornar essa jornada mais fácil. 

Conclusão

Os números deixaram claro como o Dia das Mães é uma excelente oportunidade para ampliar as vendas online. Mas para conquistar bons resultados o lojista precisa estar preparado, investindo em produtos e canais de venda que ofereçam um bom potencial de venda.

E após conquistar as vendas o comprometimento continua sendo necessário. Como o consumidor está comprando um presente, ele terá muito menos tolerância com atrasos ou problemas no envio. A eficiência tende a ser recompensada com a manutenção do cliente no longo prazo, gerando resultados ainda melhores.


Tem outras dicas para aproveitar o Dia das Mães e vender mais? Compartilhe com a gente nos comentários!

+ Nenhum comentário

Adicione o seu