Dicas essenciais para o sucesso na Black Friday


Dicas essenciais para o sucesso na Black Friday
5 (100%) 8 votos

Dicas essenciais para o sucesso na Black Friday

O faturamento previsto para a Black Friday 2017 é de R$ 2,2 bilhões no e-commerce, conforme projeção da consultoria Ebit. Esse número representa uma expectativa de crescimento entre 15% a 20% em relação ao ano passado, deixando não só os consumidores, mas principalmente lojistas de todo o país ansiosos para a data — 24 de novembro.

No entanto, é preciso preparar as estratégias de venda com atenção para aproveitar ao máximo esse grande evento do varejo nacional. Por isso, separamos neste post algumas dicas essenciais para que suas vendas sejam um sucesso na Black Friday.

contrate o olist agora mesmo

1) 
Olho nos descontos e na fiscalização

A maioria dos marketplaces irá conceder o Selo Black Friday somente para os produtos identificados com o menor “Preço por” dos últimos 60 dias, ou seja, desde 24 de setembro.

Então, fique atento à fixação de preços e tome cuidado com os descontos que vai dar até a grande data. O mais indicado é selecionar produtos considerados grandes apostas e que você consiga aplicar descontos bem agressivos, preferencialmente acima de 20%.

Seja consciente e nem pense em usar artifícios para simular um desconto maior, como por exemplo, aumentar os preços só para reduzir na véspera do evento.

O controle está cada vez mais rigoroso. O Procon-SP notificou no dia 28 de setembro que já está monitorando os preços para evitar golpes durante a data.

2) Ofereça um frete justo

De nada adianta vender um produto com desconto agressivo se o custo do frete for muito alto. Nesse caso, o consumidor pode cogitar a compra na loja física, para não arcar com a taxa de entrega.

Pensando nisso, o mercado considera que o frete ideal não pode representar mais de 10% do valor da mercadoria. No entanto, essa não é uma regra padrão, que deve obrigatoriamente ser aplicada a todos os casos. Cabe ao lojista calcular o melhor preço para o consumidor, sem afetar sua margem de lucro.

kit de listas olist3) Monte um estoque exclusivo para a Black Friday

Se você tem um produto com grande potencial de vendas para a ocasião, o ideal é apostar nesse item e investir em uma grande profundidade de estoque. Planeje-se para ganhar no volume e negocie com o seu fornecedor um preço de compra mais vantajoso.

Mas atenção: apostar em um produto não significa deixar os outros de lado. Monte um estoque exclusivo para as mercadorias que você irá oferecer com maior desconto nesta Black Friday. Falta um mês para a data, então reforce seu estoque o quanto antes!

4) Organize a operação

Ao fazer uma compra, o cliente espera receber seu produto dentro do prazo estimado e, para ele, não faz diferença se a quantidade de pedidos da sua loja aumentou significativamente por causa da Black Friday.

Então, deixe seus produtos com maior potencial de saída embalados e prontos para enviar. Assim, não tem desculpas para atrasar as entregas e você não corre o risco de ter sua conta suspensa — já pensou que trágico perder as vendas do Natal?

Para não ter os anúncios suspensos, evite deixar mais de dois pedidos em atraso. O ideal é que sua performance de envio fique sempre acima de 90%!

Conclusão: use uma estratégia de venda diferente

Descontos agressivos, estoque exclusivo e revisão de frete nos levam a uma conclusão: na Black Friday, você deve adotar uma estratégia de venda diferente! Ao invés de ganhar na margem de lucro, a ideia desse grande evento é ganhar no volume de vendas, para assim melhorar o posicionamento do produto. Seguindo essas dicas, sua loja tem grandes chances de alavancar as vendas e faturar muito durante e Black Friday 2017.

Quer saber mais informações sobre esse assunto? Então confira o post Black Friday: 5 fatos que talvez você ainda não saiba.


1 Comentário

Adicione o seu

+ Deixe um Comentário