Dicas para iniciar as vendas no seu e-commerce


Dicas para iniciar as vendas no seu e-commerce
5 (100%) 5 votos

Dicas-para-iniciar-as-vendas-no-seu-e-commerceAs primeiras vendas de um e-commerce talvez sejam as mais importantes que irão acontecer. Elas se dão quando as estratégias ainda não estão bem definidas e servem para refinar questões como logística, plano de marketing e sistema do site, por exemplo. Por outro lado, elas são também as mais difíceis, já que sua empresa ainda não possui um público. Existe uma maneira de encontrar potenciais clientes e realizar as primeiras vendas do site?

Veja algumas dicas para iniciar bem as vendas no seu e-commerce e obter sucesso no médio e longo prazo.

Desenvolva uma estratégia de pré-lançamento

Se você ainda não lançou o site do seu e-commerce, isto não significa que deva esperar para iniciar o seu trabalho de divulgação. Uma excelente estratégia é lançar uma página de pré-lançamento, que indique qual o tipo de produtos irá oferecer, qual o diferencial do seu e-commerce para os outros e a previsão de lançamento.

Esta será uma excelente plataforma para coletar endereços de e-mails de possíveis interessados. Estes endereços serão extremamente valiosos quando acontecer o lançamento do site, pois serão de clientes em potencial.

Utilize o seu círculo nas redes sociais

As redes sociais também são ótimas aliadas no começo das atividades do seu e-commerce, principalmente pela funcionalidade do compartilhamento. Crie anúncios sobre os seus produtos e peça para os amigos compartilharem nas suas timelines. Mesmo que seus amigos não se interessem pelo seu e-commerce, alguém da sua rede social pode ser um cliente em potencial. Esta é uma estratégia de custo zero, que pode ser muito eficiente se você desenvolvê-la com qualidade.

contrate o olist agora mesmo

Você também pode utilizar o seu círculo de amigos de uma maneira mais direta, oferecendo condições melhores para comprar os seus produtos pelo site. Mesmo que seu lucro seja menor, estes amigos podem ajudá-lo a obter feedback sobre a qualidade do site, facilidade de navegação e interesse pelos produtos.

Outra maneira de usar as redes sociais é buscando perfis de clientes em potencial por grupos de discussão ou por “curtidas” em páginas ligadas ao ramo de atuação do seu e-commerce. Cuidado com esta abordagem direta. Estabeleça uma conversa e não envie simplesmente um texto padrão para todos os grupos e clientes em potencial, que será facilmente descartado como spam.

Ganhe autoridade

Para realizar vendas em um e-commerce é necessário ter volume de visitantes. A receita é simples: quanto mais pessoas entrarem no seu site, maiores as chances de realizar mais vendas. Claro que existem uma série de nuances (qualidade do layout, condições de pagamento, diferencial da empresa, etc), mas o certo é que você precisa atrair tráfego para ter clientes.

Uma boa forma de fazê-lo é através da criação de conteúdo relevante para aqueles que possam se interessar nos seus produtos. Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo e consiste em criar algum canal (blog, canal no YouTube, página em rede social, etc) com conteúdo de interesse para o seu público em potencial.

Quer um exemplo? Para um e-commerce que vende pneus, existe um público mais qualificado do que aqueles que são aficcionados por carros? Então seria uma ótima estratégia criar um blog sobre os novos modelos de automóveis, dicas para manutenção de veículos, etc. Os leitores que chegassem a esse blog, por considerar o conteúdo relevante, poderiam conhecer sua empresa e fazer parte das suas primeiras vendas.

Além de atrair tráfego para o seu site, o marketing de conteúdo ainda auxilia na criação de credibilidade para seu e-commerce.

Crie um bom processo de checkout

Falamos no tópico anterior sobre a importância de atrair tráfego para seu site, mas um grande número de visitantes só se torna um grande número de vendas se houver uma boa estratégia de conversão. E essa estratégia deve necessariamente começar pelo checkout. Para que potenciais clientes se tornem compradores, seu site deve dar segurança ao consumidor e facilidade na hora de comprar.

Certifique-se de deixar claro para o consumidor que o seu site é seguro e, se possível, invista em algum selo de segurança como o VeriSign, por exemplo. Facilite a vida do cliente e torne o processo de concluir a compra simples e rápido. Boa parte das desistências de compra acontecem simplesmente porque o consumidor tem dificuldades em fechar o seu pedido, seja por ter que preencher um cadastro muito extenso, por dificuldades no layout ou problemas técnicos na página.

As primeiras vendas do seu e-commerce são as mais importantes e as mais difíceis de serem feitas. Por isso, criar uma estratégia de pré-lançamento é muito importante, porque já pode lhe fornecer uma lista de potenciais clientes para o futuro. Da mesma maneira, o uso do seu círculo nas redes sociais pode ser uma excelente ideia para atrair seus primeiros clientes, assim como a criação de algum canal de marketing de conteúdo. Por último, não se esqueça de investir em um bom processo de checkout, para uma boa conversão de visitantes em compradores.

Gostou do post de hoje? Gostaria de compartilhar ideias com outros leitores sobre como iniciar as vendas do e-commerce? Deixe seu comentário!



Categories

3 Comentários

Adicione o seu
  1. 1
    Thiago

    Parabéns Priscila , ótimo conteúdo ! Realmente a estratégia de pré lançamento é uma ótima idéia. Além das mídias sociais que com toda certeza faz a diferença para qualquer negócio, seja ele online ou offline!

+ Deixe um Comentário