Emitir NF-e (nota fiscal) grátis pelo Mercado Livre: como fazer?

Emitir NF-e (nota fiscal) grátis pelo Mercado Livre: como fazer? 

Nos últimos dias várias pessoas receberam a mensagem “você poderá emitir grátis a nota fiscal eletrônica das suas vendas pelo Mercado Livre”

Essa novidade anunciada pela plataforma promete facilitar a rotina de muitos lojistas, mas ainda há dúvidas de como fazer isso corretamente. Se você quer saber mais detalhes, vamos explicar tudo neste post, passo a passo.

Quais requisitos para emitir NF-e diretamente no Mercado Livre?

O Mercado Livre adotou alguns pré-requisitos para que o lojista emita NF-e dentro da plataforma. O primeiro deles é que a empresa esteja registrada no regime Simples Nacional (MEI, ME, EPP). Além disso, é necessário possuir um certificado digital A1 ou A3 válido e o credenciamento na Secretaria da Fazenda do Estado. 

Os certificados do tipo A1 são um arquivo de computador. Já os certificados A3 estão na forma de um cartão/leitor ou token. A empresa já deve estar registrada no Mercado Livre. Do contrário a tela abaixo será apresentada. Nesse caso será necessário esperar até 2 dias para efetivar o cadastro.

cadastro empresa mercado livre

Como fazer a emissão de NF-e no Mercado Livre passo a passo?

1) Insira os dados da empresa

Os dados da empresa só precisam ser inseridos uma vez no sistema do Mercado Livre. Depois disso eles serão importados automaticamente. Também é preciso adicionar o certificado digital.

2) Informe os dados dos produtos

Será necessário fornecer algumas informações referentes aos produtos vendidos. Essa etapa pode ser feita de forma massiva. Com base nisso os dados fiscais são definidos automaticamente, podendo haver modificações a qualquer momento.

3) Faça a emissão e o envio

Os dados dos consumidores também serão sugeridos pela plataforma. Uma vez feita a emissão, será possível enviar ao comprador por email o arquivo XML ou DANFE (pdf). O documento também poderá ser impresso para envio junto com o produto.

4) Realize o controle das notas

O sistema do Mercado Livre também facilita a contabilidade. Todas as Notas Fiscais eletrônicas emitidas (XML e DANFE) ficam armazenadas e podem ser exportadas massivamente para envio ao contador. Não há limite de armazenamento nem emissão.

Conclusão: mais facilidade para os lojistas

A emissão de notas fiscais diretamente pelo Mercado Livre tem o objetivo de garantir agilidade para os vendedores da plataforma. Além disso, reforça a tendência de profissionalização dos lojistas que já atuam no marketplace. 

Como o serviço é gratuito, também é possível economizar, dispensando o uso de outras ferramentas. Entretanto, é bom frisar que não se trata de uma obrigação para todos os usuários do site. Além disso, é possível utilizar o recurso paralelamente com outros emissores de nota fiscal (caso você venda em outros canais), sem nenhum impacto fiscal. 

Quer entender mais sobre um ERP? Clique no botão abaixo e entenda como ele funciona:

    post anterior
    Preço mínimo do Mercado Livre: saiba TUDO sobre a nova regra!
    próximo post
    RD Summit 2020: TUDO o que você precisa saber sobre o evento!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.