Entenda a importância do capital de giro para sua loja virtual


Entenda a importância do capital de giro para sua loja virtual
5 (100%) 3 votos

Entenda-a-importância-do-capital-de-giro-para-sua-loja-virtual

Administrar uma empresa envolve muitos fatores. Os empreendedores, em geral, ficam totalmente concentrados nos assuntos operacionais para garantir que tudo saia conforme o planejado, dedicando a maior parte do tempo planejando ações de marketing, definindo o mix de produtos e resolvendo as reclamações dos clientes, e acabam esquecendo algo extremamente importante, cuidar do capital de giro e das finanças da empresa.

Mas afinal, o que é capital de giro e para que serve? Qual a sua importância para o e-commerce? Como administrá-lo da melhor forma? Leia o nosso artigo de hoje!

Entendendo o capital de giro

O capital de giro é o capital necessário para financiar as operações da empresa durante um determinado período de tempo até que as receitas sejam recebidas. Fatores como estoques, pagamento de fornecedores, impostos e custos operacionais como aluguel e salários têm prazos geralmente diferentes dos prazos de recebimento, em especial porque no e-commerce o parcelamento é um dos fatores chave para a competitividade.

contrate o olist agora mesmo

Importância para o e-commerce

A sobrevivência da empresa simplesmente depende da capacidade de honrar os seus compromissos com os fornecedores e com os funcionários, e caso não exista o capital de giro para isso, ela está fadada ao fracasso.

O e-commerce tem como principal meio de pagamento o cartão de crédito e oferecer parcelamento é uma prática obrigatória para manter a competitividade. Esse fato tem grande impacto sobre o planejamento e acompanhamento do capital de giro.

A maioria das despesas tem prazo de 30 dias, como por exemplo, os custos com marketing nos principais meios de buscas e redes sociais, salários e impostos. Enquanto as receitas têm um prazo médio de 120 dias. Para manter o equilíbrio é extremamente importante que exista um bom planejamento.

Dicas práticas para manter o capital de giro saudável

Abaixo listamos 4 dicas fundamentais que o ajudará a manter o seu caixa saudável e não deixar que a sua empresa paralise por falta de recursos:

  1. Reduza o prazo de recebimento: quanto menor for o seu prazo de recebimento, maior será a sua capacidade de pagamento. Portanto, analise alternativas como campanhas para pagamento à vista, descontos para pagamento em boleto, débito ou transferência ou considere até mesmo antecipar os recebíveis, dependendo de sua situação financeira.
  2. Negocie com seus fornecedores: alinhe prazos maiores com seus fornecedores. O que você paga em 30 tente colocar para 45 e o que você paga em 45 tente negociar para pagar em 60 dias. Lembre-se que você está no papel de cliente e com isso tem o poder de barganha, em especial em períodos de crise, como os atuais.
  3. Fique atento ao seu estoque: estoque parado significa dinheiro parado e geração de custos. Além disso, produto sem estoque significa venda perdida. Evite excessos de estoque e em períodos sazonais negocie com fornecedores devoluções ou trocas em caso de sobras. Realize uma curva ABC e descubra qual o giro de cada produto e quais necessitam de maior estoque.
  4. Controle os seus custos: gerencie de perto as suas finanças e fique atento a despesas desnecessárias eliminando-as do seu negócio. O empreendedor deve ter em mente que despesas demandam cortes constantes.

Neste artigo você descobriu o que é capital de giro, sua importância para o e-commerce e como gerenciá-lo de forma adequada. Comente abaixo o que você achou do conteúdo e nos ajude a trazer temas cada vez mais relevantes.



+ Nenhum comentário

Adicione o seu