Entenda como surgem as empresas lucrativas


Avalie este post

Entenda-como-surgem-as-empresas-lucrativasIniciar um negócio não é uma tarefa das mais simples e é óbvio que, nessa etapa, o desejo de todo empreendedor é que ele cresça e perdure. No entanto, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirma que 48% das empresas encerram suas atividades em até 3 anos. É um desafio e tanto, mas dentre ações lógicas e outras nem tanto, algumas atitudes devem ser tomadas antes mesmo do negócio ser iniciado.

Como fazer para um negócio durar? Tratando-se de um ecommerce, como fazê-lo atrair mais clientes e interessados nos produtos ou serviços ofertados? Aprenda as características essenciais de empresas lucrativas!

Como definir o produto, o serviço e o público-alvo

É importante definir alguns pontos. Por exemplo, a sua ideia é inovadora? O produto ou serviço fará diferença para os seus clientes? Há demanda no mercado? Há fornecedores suficientes ou mão-de-obra disponível para comercializar a sua mercadoria?

O seu público-alvo está disposto a pagar pelo preço que você pensa em cobrar? Há sazonalidade para o seu mercado de atuação?

Você tem um bom esquema de garantia para eventuais falhas depois da entrega? O seu pós-venda está planejado?

Essas são questões rotineiras para quem elabora um planejamento acerca de um negócio, mas que não devem ser esquecidas. Vamos respondê-las juntamente com outras questões importantes neste processo.

Fabricar ou comprar

A prestação de serviços não é uma questão tão latente, mas se você pretende vender uma camiseta, é comum aparecerem duas opções:

  • ou comprar maquinário, contratar e treinar pessoal, adquirir matéria-prima e fabricar suas camisetas para posterior personalização;
  • ou, alternativamente, comprar o material já finalizado, que é a camiseta propriamente dita, de um fornecedor e contratar outro para fazer a personalização.

O grande dilema é: comprar pronto de um fornecedor, sem poder garantir o processo de fabricação nem a qualidade ou fabricar o próprio produto, garantindo a qualidade, mas incorrendo em mais custos? Só a demanda dos seus clientes poderá indicar qual decisão deve ser tomada.

contrate o olist agora mesmo

Pesquisa de mercado

Uma grande pesquisa sobre o seu mercado deve ser feita antes do negócio ser iniciado. Além do seu produto e dos seus potenciais clientes, os seus concorrentes também devem ser analisados!

Hoje em dia, é muito difícil ser o único player em um mercado. Sempre haverá um concorrente.

Que preços ele pratica? Quais são as suas técnicas de pós-venda?

Uma atitude que deve ser tomada é adquirir um produto do seu futuro concorrente e verificar o que ele faz depois que finaliza a venda. Ali, você identificará os seus pontos fortes e fracos, tendo uma indicação de onde agir para superá-lo no futuro.

Tudo escrito

Embora muitos especialistas no assunto não julguem como algo necessário quando uma ideia é realmente inovadora, um Plano de Negócios é fundamental para se iniciar uma empresa saudável e que perdure. Se não servir para atrair investidores, servirá para atestar que as suas atitudes, no decorrer das atividades operacionais, estão condizentes com o que você havia planejado antes. É óbvio que alguns ajustes aos planos iniciais serão necessários, mas dificilmente você mudará da água para o vinho se o negócio tiver sido bem planejado.

Uma boa marca e uma logo atrativa

Diz o ditado que “um livro não é comprado apenas pela capa”, mas alguns negócios lucrativos se iniciam com uma boa apresentação, totalmente conectada com os seus clientes. Uma pesquisa, quando bem realizada, trará o modelo ideal para atrair os seus clientes de maneira efetiva e fazer a sua marca e a sua logo agregarem valor ao negócio.

Entradas e saídas

Como um negócio embrionário, é salutar que você gerencie de perto todas as entradas e todas as saídas de recursos financeiros nos primeiros meses. Irá tomar bastante tempo, mas garantirá que você entenda as necessidades financeiras do negócio e possa se antever na captação ou na aplicação dos recursos, seja comprando estoques ou alterando processos produtivos.

Dados de acesso à sua plataforma online

Verifique se as suas palavras-chave estão trazendo bons resultados e se a sua plataforma online está crescendo em número de potenciais clientes, da maneira prevista no Plano de Negócios. Caso isso não esteja ocorrendo, não tenha medo de alterar os seus planos para buscar melhores resultados, aqueles que poderão fazer o seu negócio apresentar um diferencial competitivo. Iniciar uma empresa não é algo simples, mas também não deve ser encarado como uma missão impossível de se obter êxito.

Ficou com vontade de ir contra as estatísticas gerais do Brasil? Crie um negócio seguindo os passos listados no texto e pesquise sobre o seu mercado constantemente, para que a sua empresa seja cada vez mais lucrativa!


2 Comentários

Adicione o seu

+ Deixe um Comentário