Entenda porque você deve acompanhar a jornada do consumidor no ecommerce


Entenda-porque-você-deve-acompanhar-a-jornada-do-consumidor-no-ecommerceQuando falamos em jornada do consumidor no ecommerce, estamos nos referindo ao caminho que um cliente percorre até tomar a decisão efetiva de comprar de sua empresa. Ela funciona basicamente em 4 etapas: conhecimento, ciência de um problema, consideração sobre ele e decisão de comprar algo que o solucione.

Já ouviu falar sobre a jornada do consumidor no ecommerce?Alguma coisa em suas vendas online não está saindo conforme o esperado e você quer entender o porquê? Confira as nossas dicas abaixo!

O que é a jornada do consumidor no ecommerce?

Esta jornada está relacionada às etapas do funil de vendas: topo (quando a empresa ainda está alimentando os clientes com as primeiras informações), meio (quando ele já está considerando a necessidade de resolver um problema) e fundo (quando já está convencido de que você tem a melhor solução para ele). Mas como nem todo consumidor passa por todas as fases, é preciso ter sensibilidade ao acompanhá-la. É necessário monitorar a interação que cada tipo de cliente terá com a empresa para garantir que a experiência dele seja a melhor possível, a fim de descobrir onde há maior taxa de abandono e o que se pode fazer a respeito.

Como ela deve ser acompanhada?

Em suma, por meio do monitoramento constante da experiência do feedback que os clientes dão. Também é interessante acompanhar as taxas reais de conversão, verificando se os seus clientes se tornam também propagadores, recomendando a sua empresa a outras pessoas.

É possível fazer um mapa para entender se há uma fase da jornada em que está havendo falhas e, assim, investir na ferramenta certa para potencializar os seus esforços. Se o maior problema estiver, por exemplo, no momento de filtrar produtos parecidos com os seus na hora da busca, pode-se investir em um método melhor para rankear o seu site.

Também é importante aumentar a visualização da sua página para que ela apareça junto a varejistas de peso do mercado. Dessa forma, inclusive, você garante que seu ecommerce ganhe mais notoriedade frente à concorrência na web. Se o problema for depois, quando já adquiriram o produto, coloque-se na posição do cliente para compreender o ponto em que precisa ser melhorado.

contrate o olist agora mesmo

Como os empreendedores devem utilizá-la?

Utilize os dados que indicam falhas na jornada do consumidor no ecommerce para não repetir erros que já foram relatados, revertendo más impressões por meio de um pós-venda eficaz, tendo uma equipe de apoio que tome atitudes em relação ao abandono de carrinho e contando com uma plataforma que posicione melhor seus produtos em sites de compra. Além disso, outros motivos vantajosos para acompanhá-la são:

1- Captação e fidelização de clientes

Acompanhar a jornada ajuda a saber como os clientes chegaram até seu produto e, assim, permite investir nos meios de divulgação que dão certo e entender o que os faz — após encontrar o produto — desistir dele. Assim, você consegue trabalhar para que não tenham dificuldade na hora de operar o site em que os encontram, escolhendo os produtos com facilidade, obtendo informações sobre eles e fechando as vendas sem objeções.

Além disso, monitorando o que gostaram ou desaprovaram em todo esse processo, você consegue melhorar seu próximo atendimento. Também será possível aprimorar o seu pós-venda, o que completa a impressão de atendimento diferenciado, fideliza-os.

2- Definição de investimentos na gestão

Analisando a jornada do cliente em seu ecommerce, é possível identificar a necessidade de apostar em ferramentas que gerenciem produtos, estoque, pedidos, logística, faturamento e comunicação em um local centralizado. Dele, os administradores irão tirar dados precisos para tomar decisões rápidas e controlar o fluxo de trabalho.

Além disso, investir em uma ferramenta integrada é algo que libera tempo para que você, como dono do e-commerce, foque no seu negócio. Também proporciona, em todas as etapas, uma experiência melhor aos seus clientes, reduzindo erros, problemas nas entregas, desencontros e possíveis frustrações que prejudiquem a sua imagem.

3- Vantagem competitiva

Por fim, acompanhar a jornada do cliente também auxilia a descobrir onde estão os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, para que você adapte a imagem que passa online ao que o seu comércio é, na prática. Cumprindo com os prazos, gerenciando de forma integrada todas as áreas de seu ecommerce (desde anúncios em sites, passando pela compra, logística e pós-venda) e entregando produtos com qualidade, você ganhará vantagem competitiva, que faz toda a diferença nos resultados.

Ficou mais claro o que significa a jornada do consumidor no ecommerce e como você pode acompanhá-la para melhorar o seu empreendimento? Quer ter mais dicas sobre como evitar erros e otimizar a apresentação de seus produtos para vender melhor? Leia também o nosso outro post e não deixe de mandar um comentário sobre o que achou de nosso conteúdo!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu