Entenda seu cliente e o que ele leva em consideração no momento da compra


Entenda seu cliente e o que ele leva em consideração no momento da compra
Avalie este post

Entenda-seu-cliente-e-o-que-ele-leva-em-consideração-no-momento-da-compraAnalisar o comportamento do consumidor, compreender suas necessidades e a motivação que o leva a comprar um produto é um processo importante para quem trabalha com o comércio eletrônico (e-commerce). Essas pessoas precisam desenvolver estratégias de marketing para atrair clientes.

Mesmo que seu site seja atrativo e ofereça um bom serviço, há dias em que ele recebe muitas visitas, mas ninguém realiza nenhuma compra. Nessas horas, você deve refletir sobre o que o cliente leva em consideração no momento da compra, como o que comprar, onde comprar, quanto gastar e também estar consciente de qual é o perfil de seu público-alvo.

É novo no mercado ou tem problemas com sua loja virtual? Confira agora algumas dicas que lhe orientarão no momento de adotar algumas táticas para acelerar as suas vendas!

1- Defina o seu público-alvo

Qual é o tipo de pessoa que você deseja atingir? Procure se especializar acerca do tipo de público escolhido e interaja com ele!

Divulgue o seu e-coomerce pelas redes sociais, principalmente a partir de grupos noFacebook, os quais são populares no setor de vendas. Além disso, os frequentadores já possuem um perfil definido de acordo com o grupo que participam.

Esteja sempre atualizado sobre os desejos de seus clientes e lembre-se de que estamos em um mundo globalizado, onde os produtos se tornam obsoletos da noite para o dia. Ao acompanhar esse processo de inovação, você agrada os seus visitantes de forma eficaz, além de mostrar-se solícito às suas necessidades.

contrate o olist agora mesmo

2- Funil de vendas

Você pode criar uma rotina de vendas mais produtiva a partir do Funil de Vendas, o qual ilustra o percurso seguido pelo cliente, desde o momento em que ele entra em contato com o seu produto até quando se realiza a compra efetiva. Ele facilita a estratégia do vendedor.

3- Reconhecimento e relevância

Ao entrar em contato com a sua mercadoria, lembre-se que o cliente avaliará ascaracterísticas do produto, os prós e contras da compra, até que chegue a uma conclusão. Por isso, ofereça produtos específicos para cada consumidor e faça com que cada cliente se sinta único.

Oferte um serviço de qualidade, cuide do suporte e atendimento do cliente, trate-o bem e seja acessível para sanar possíveis dúvidas. Enfim, mostre que o seu produto oferece vantagens!

4- Preço ou qualidade

Hoje em dia, os clientes prezam mais por um serviço de qualidade, levando em consideração a relação de custo-benefício. Não adianta atrair clientes pela baixa de preço dos produtos, pois além de não obter lucro com a venda, o consumidor ainda pode achar que é propaganda enganosa.

Já ouviu falar naquela frase “o barato que sai caro”? Certamente, o cliente irá preferir evitar esse tipo de prejuízo.

5- Momento pós-compra

Analisar o pós-venda e medir o nível de satisfação dos clientes é essencial! A experiência do cliente em relação à compra e ao uso do produto trará consequências: caso ele fique satisfeito, há grandes chances de voltar a fazer compras na sua loja. Até indicar outras pessoas para comprarem também. Por outro lado, se a experiência for negativa e ele ficar insatisfeito, isso pode trazer problemas, como reclamações, exigir a troca do produto ou devolução de dinheiro.

Sabe quando você pesquisa por um produto em um site de vendas e ele sugere outros itens que você também pode se interessar? Quando o site mostra mercadorias que foram compradas por outros visitantes após pesquisarem pelo mesmo produto que você? É assim que o cross selling funciona e também é uma boa estratégia para este momento.

Ainda resta alguma dúvida? Fique ligado no nosso blog e garanta já o sucesso da sua loja virtual!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu