Estoque FIFO (PEPS), LIFO (UEPS) e FEFO: o que é e qual a melhor forma de organizar seu estoque?


post image


Uma das áreas mais importantes de qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande, é a gestão de estoque.


Algumas tarefas que fazem parte dessa rotina são o controle de entrada e saída de produtos, o acompanhamento do giro de estoque e a organização dos itens. A forma de distribuir e organizar as mercadorias deve ser estratégica e faz toda a diferença para o sucesso da sua gestão, e neste contexto, existem algumas metodologias: FIFO (PEPS), LIFO (UEPS) e FEFO.


As siglas são modelos de organização de estoque, seja em um centro de distribuição, armazém, almoxarifado, ou até mesmo em um cômodo da casa do lojista que vende pela internet.


Essas metodologias permitem organizar todo o fluxo de entrada e saída dos produtos, definindo diretrizes e favorecendo cálculos como a receita de venda e o valor do estoque remanescente.


Vamos entender melhor o que cada termo significa, e descobrir como aplicá-los na prática? Acompanhe o post:




FIFO ou PEPS: o que é, vantagens e aplicações


FIFO é uma sigla para First in, first out ou Primeiro a entrar, primeiro a sair, na tradução para o português. Trata-se de uma estratégia que prioriza o envio dos produtos mais antigos dentro do estoque para o consumidor final. Isso garante que o custo da mercadoria vendida e o custo do estoque remanescente sejam correspondentes.


Traduzindo em um exemplo prático: suponha que você comprou dois lotes do produto A em um mesmo mês, sendo que o lote 1 foi adquirido em 05/04 e o lote 2 em 25/04.


Se um consumidor efetivar uma compra em 26/04, o modelo FIFO determina que ele deverá receber um item oriundo do lote 1. Somente quando o lote 1 se esgotar será possível despachar itens pertencentes ao lote 2.


Essa lógica garante uma circulação contínua e ordenada dos itens, evitando problemas como a deterioração ou obsolescência dos produtos. Além disso, é possível definir com precisão os custos de venda e de estoque.


Imagine, por exemplo, que entre a compra do lote 1 e do lote 2 os preços tenham subido 10%. Nesse caso, você poderá calcular sua margem de lucro e ajustar o preço de venda de um modo mais simples.



LIFO ou UEPS: o que é, vantagens e aplicações


O termo LIFO se refere a Last in, first out ou Último a entrar, primeiro a sair, em português. Nessa estratégia, o produto mais recente no estoque (com menor tempo de armazenagem) é despachado primeiro.


Com isso, pode haver divergência entre o custo da mercadoria vendida e o custo do estoque remanescente, já que nem sempre é possível pagar o mesmo preço por lotes distintos de produtos.


Vamos usar o mesmo modelo do tópico anterior: você comprou o lote 1 do produto A em 05/04 e o lote 2 do mesmo item em 25/04. Nesse caso, o consumidor que comprou em 26/04 irá receber um item do lote 2. Somente quando esse lote acabar a loja poderá acionar o lote 1 de produtos.


Essa lógica pode ser interessante em momentos de pico nos preços de um produto. O LIFO permite que essa alta seja repassada ao consumidor, sem que a empresa tenha que internalizar o aumento para preservar os preços.


Por outro lado, ao utilizar esse modelo, o valor do produto estocado tende a ficar subestimado. Considere a mesma alta de 10% no preço entre um lote e o outro. Os itens armazenados terão uma defasagem de preço em relação aos itens já disponíveis.


Essa lógica não é interessante para produtos com data de validade, que devem seguir outro modelo.


FEFO: o que é, vantagens e aplicações


Significa First expired, first out ou Primeiro a vencer, primeiro a sair em português. Nesse modelo, os produtos com data de validade mais próxima são despachados primeiro, pouco importando há quanto tempo os itens estão estocados.


Esse modelo é recomendado para o comércio de itens perecíveis, como alimentos, cosméticos, produtos químicos, entre outros.


Neste caso, uma forma interessante de calcular os valores de venda e estoque remanescente é utilizar um modelo de custo médio (média ponderada ou média móvel). Deste modo, é possível avaliar de forma mais precisa o impacto de possíveis flutuações no preço do produto.




Como definir o método ideal para seu estoque?


Em um primeiro momento, pode parecer complicado entender todas as siglas que definem a gestão e o fluxo dos produtos estocados.


Mas, ao conhecer os conceitos e a realidade da loja em questão, esse controle se torna muito mais fácil.



O modo mais prático para definir uma estratégia é observar atributos como:



  • Frequência de compra dos produtos

  • Flutuação média de preços

  • Perecibilidade dos itens vendidos

  • Volume de vendas


O FIFO é geralmente usado em estoques de giro mediano, ou de vida útil longa. Já o LIFO costuma ser aplicado para produtos que não têm vencimento, enquanto o FEFO é recomendado para produtos de vida útil curta ou com alto giro de estoque, como alimentos perecíveis e resfriados.


Considere todas essas variáveis, avalie os modelos e verifique qual deles se adequa melhor a lógica do seu negócio.


Nossa dica é aliar tudo isso a uma gestão automatizada, através de um ERP. O Tiny possui um módulo exclusivo de controle de estoque 100% integrado aos seus pedidos, extensão de giro de estoque e Curva ABC para analisar resultados, e muito mais. Clique aqui para fazer um teste grátis!



    post anterior
    [CASE] Como a Redes de Dormir fez 20 vendas em 15 dias usando o Olist
    próximo post
    Ideias para vender no Dia dos Namorados 2023: dicas para faturar mais!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.