Estoque online e físico: saiba como gerenciá-los


Estoque online e físico: saiba como gerenciá-los

Se vender é uma arte, ter um estoque organizado é disciplina. O estoque é, sem dúvida, o coração da sua loja, seja ela virtual ou física, afinal, um estoque desorganizado e com dados incorretos pode causar grandes transtornos. É muito comum uma mesma loja ter a facilidade de oferecer vendas online e manter seu ponto comercial físico.

Quando uma empresa trabalha com as duas modalidades, como fica a questão do estoque online e físico? A melhor solução varia de acordo com a necessidade de cada empresa. Um estoque unificado ou não pode minimizar os erros e facilitar as vendas. Acompanhe nosso post e veja qual é a melhor solução quanto o assunto é estoque!

Estoque unificado x estoque individual

Ter um estoque único é economicamente mais rentável, afinal, um único produto pode ser vendido na loja física ou virtual. Sendo que o risco de um produto encalhar na prateleira é menor.

Optar por um estoque individual é uma forma mais fácil de organização, apesar de não existir o risco de vender o mesmo produto em dois estoques. Independente da sua escolha, a organização é essencial e, no caso do estoque unificado, é necessária atenção redobrada. Pois o risco de vender um mesmo produto para clientes diferentes é real, portanto, atente-se à baixa de mercadoria no sistema.

Tecnologia

Ter um software completo com a funcionalidade estoque organizará e otimizará processos na sua loja. O ideal é investir em softwares de empresas com expertise no assunto, com facilidade de atualização de estoque automático.

Lembre-se: o produto não vai parar no banco de dados do sistema sozinho, é preciso qualificar os funcionários para realizar esse processo. Portanto, opte por sistemas que ofereçam suporte técnico, treinamento e boa navegabilidade. Dica: ofereça treinamento para os seus funcionários, pois não adianta ter um sistema excelente e usar apenas 10% de sua capacidade.

contrate o olist agora mesmo

Estoque online organizado, atente-se agora ao estoque físico

Investir em tecnologia é essencial, mas manter o estoque físico organizado também é muito importante. Portanto, crie rotinas de organização e de conferência.

Se a sua loja comercializa calçados, crie um mapa de separação. Os produtos devem ser separados a partir de subdivisões, como por exemplo: modelo, cores e grade numérica. Cada produto deve ter uma espécie de filtro. Isso facilita a sua localização dentro do estoque.

Fornecedores confiáveis

Para manter o estoque sempre em dia é preciso trabalhar com fornecedores que cumprem prazos. Portanto, escolha fornecedores atentos ao calendário.

O sucesso das vendas depende, diretamente, de fornecedores comprometidos e pontuais. Atente-se também ao fluxo de vendas e programe, antecipadamente, as suas compras. Assim, com a sua loja, seus fornecedores precisam de prazo para entrega.

Ser transparente com o cliente

Jamais conte mentiras tentando enrolar seu cliente. Em qualquer setor empresarial é preciso assumir os erros. Se mesmo tomando todo o cuidado com o estoque ainda assim ocorrer alguma irregularidade, notifique o cliente imediatamente.

Cliente informado é mais compreensivo. Não deixe o prazo expirar para tomar providência. Antecipe-se ao problema e ofereça soluções.

Já teve dor de cabeça com a desorganização do estoque online? Tem dúvidas? Deixe a sua pergunta nos comentários, ela poderá ser o assunto para o nosso próximo post!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu