Como vender produtos artesanais no varejo


Como vender produtos artesanais no varejo
5 (100%) 7 votos

estrategias-para-vender-produtos-artesanais-no-varejo

Veja como você pode conseguir tornar conhecido o seu trabalho manual e fazer boas vendas através do varejo.

Nos dias atuais, com a globalização, as vendas de um modo geral passaram por diversas mudanças. Com o artesanato não é diferente. O que antes era vendido apenas regionalmente, hoje ultrapassa fronteiras e pode até mesmo ser exportado para outros países.

Quem procura por produtos artesanais, são consumidores que buscam por peças únicas, originais, que são diferentes do comum. Isto pode ocorrer em diversos segmentos: alimentício, de vestuário, decoração entre outros. Surge então a pergunta: como o artesanato pode ser comercializado? Como diversificar os pontos de venda, divulgar e ampliar assim a capacidade de venda?

Pequenos e médios empreendedores do ramo da arte, do artesanato ou do design, geralmente se preocupam com a produção criativa. Mas alguns podem não conseguir obter um maior conhecimento da parte de gestão do negócio. É preciso também procurar informações sobre o mercado, tomar decisões, o que nem sempre é fácil para artistas e artesãos que lidam mais com a parte emocional do trabalho, do que a racional.

Algumas das estratégias de venda para produtos artesanais são bastante fáceis de implementar. Além de contar com clientes individuais, é necessário buscar outros locais onde os produtos possam ser revendidos, se quiser fazer do artesanato o seu modo de ganhar a vida. Estes locais incluem lojas especializadas, lojas públicas, feiras e etc. Nestes locais é possível conseguir pedidos de produção em série.

Como vender artesanato no varejo

Veja algumas formas e locais onde você pode expor, buscar parcerias e divulgar seu trabalho manual para comercializar:

  • Visitar lojas multissegmento

Estas lojas são revendedoras de produtos diversos, que incluem também, produtos artesanais. Estas podem vender roupas, acessórios, artigos de decoração, presentes, entre outros produtos e são caracterizadas por conter um grande fluxo de pessoas que circulam diariamente. Fale com o gerente ou departamento responsável Isto aumenta a divulgação dos produtos pela exposição dos mesmos. Para isto, o artesão precisa ser formalizado e emitir nota fiscal. Precisa ter uma boa preparação para atender pedidos sob demanda, sem perder a qualidade, e precisa ter formas de pagamento diversificadas. Também deve ter um bom atendimento, que inclui também a possibilidade de gerenciar as devoluções.

  • Criar um catálogo

Esta estratégia é bastante utilizada por empreendedores e fabricantes de produtos manufaturados. Depois de prontas algumas peças, o artesão tira fotos de boa qualidade, cria um catálogo e envia para empresas interessadas. Depois de um tempo, deve tornar a contatar o responsável, assim ele terá tido tempo de ver suas peças e informações antes de fechar um negócio.

  • Participar de feiras

Existem diversas feiras realizadas pelos órgãos públicos ou privados. Procure participar destas feiras como expositor. Esta é uma grande forma de conhecer outros compradores varejistas e outras pessoas que também trabalham no mesmo segmento.

  • Vender pela internet

A internet é indiscutivelmente nos dias atuais uma das excelentes formas de divulgar o seu trabalho, e ainda, de forma gratuita. As diversas redes sociais hoje existentes são capazes de expor o seu produto e ainda você pode realizar vendas diretamente através delas. Você também pode divulgar em seu próprio site ou em plataformas no estilo marketplace, o que ficará em exposição não só para sua região, mas para o mundo todo, durante 24 horas e 365 dias por ano.

Neste segmento, o Olist é a mais nova ferramenta desenvolvida para artesãos, para vendas online no varejo. Na plataforma Olist, quem trabalha com artesanato pode inserir seus produtos nos maiores varejistas do país, além de gerenciar de forma fácil e integrada os seu estoque, vendas e mensagens.  Com estas facilidades, a Olist ajuda você a crescer como empreendedor. Conheça o Olist e veja como é fácil vender o seu artesanato em varejistas nacionais e internacionais.


 

4 Comentários

Adicione o seu
  1. 4
    Etiquetas Adesivas

    Olá trabalho com etiquetas e rótulos para indústria, e recentemente resolvi abrir um seguimento para etiquetas adesivas de lembrancinhas para festas, eventos temáticos e tudo que se relaciona à personalização, e realmente tenho tido um grande retorno nas vendas pela internet, obrigada pela dica!

    Tenho interesse em saber mais sobre seus artigos.

    Abs

    Viviane

+ Deixe um Comentário