Fim do HTML nos anúncios do Mercado Livre (templates): entenda!


Fim do HTML nos anúncios do Mercado Livre (templates): entenda!
5 (100%) 5 votos

Fim do HTML nos anúncios do Mercado Livre (templates): entenda!

Uma mudança anunciada pelo Mercado Livre em outubro de 2017 mudou a rotina de alguns lojistas que vendem na plataforma: é o fim do HTML nos anúncios.

Esse é um recurso que foi utilizado durante muito tempo pelos usuários da plataforma. Alguns vendedores chegaram a se especializar na criação de templates customizados para otimizar a divulgação dos itens.

A alteração faz parte de uma série de novidades que estão sendo implementadas na plataforma com o objetivo de otimizar a experiência de compradores e vendedores.

Se você quer entender mais detalhes sobre essa troca, iremos explicar tudo neste post.

contrate o olist agora mesmo

Contexto para a mudança 

O Mercado Livre informou oficialmente que o fim do HTML tem como objetivo otimizar o tempo de carregamento dos anúncios no celular, bem como favorecer o posicionamento dentro de buscadores como o Google.

A explicação para isso é que mais de 70% dos clientes da plataforma realizam o acesso por meio de smartphones, exigindo condições mais favoráveis de usabilidade.

A expectativa é de que a novidade permita um carregamento 5 vezes mais rápido dos anúncios, com efeito direto sobre as vendas.

Como se adaptar ao fim do HTML

O fim do HTML não deve gerar grande impacto para os lojistas que utilizam a plataforma. Basta ajustar os anúncios privilegiando os elementos chave: 

Descrições 

Produza textos claros, objetivos e que valorizem as informações essenciais do item que está sendo vendido. Organize os dados em tópicos e apresente a resposta para as perguntas mais frequentes, simplificando o esclarecimento de dúvidas.

É possível apresentar de forma rápida e direta informações técnicas do item, bem como situações de aplicação e uso do produto em questão. 

Fotos 

Os anúncios do Mercado Livre agora comportam até 10 fotos. Apresente o produto em vários ângulos e inclua uma imagem de referência com as dimensões do item. Não insira elementos como marca d´água, logos ou textos promocionais. 

Vídeos

Caso seja possível, produza um vídeo para apresentar em detalhes as principais funcionalidades e aplicação do produto. Não informe dados de contato pessoais ou da empresa.

Variações

Produtos que apresentem variação de cor, tamanho, lado ou voltagem podem ser adicionadas no campo do anúncio exclusivo para isso. Desse modo crescem as chances de conversão, bem como o histórico de vendas do item.

Conclusão: não há motivo para desespero

As mudanças promovidas pelo Mercado Livre na criação de anúncios têm um objetivo único: gerar mais vendas.

Se você fazia uso de códigos HTML ou templates, é preciso ajustar os textos de descrição, bem como a apresentação de fotos e vídeos.

Entretanto, não é preciso encarar isso como algo negativo. Trata-se de uma novidade que tende a aumentar as conversões, sobretudo via dispositivos móveis.

Você viu que a reputação do Mercado Livre também mudou? Não deixe de entender as novidades!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu