Foi inativado na B2W? Saiba como ter uma boa reputação!


Foi inativado na B2W? Saiba como ter uma boa reputação!
5 (100%) 13 votos

Foi inativado na B2W? Saiba como ter uma boa reputação!

O programa de reputação B2W Seller Premium avalia o desempenho dos lojistas que vendem produtos nos marketplaces da Americanas.com, Submarino e Shoptime. Se você ainda não conhece todos os detalhes sobre esse sistema de avaliação, veja este outro post que traz a explicação detalhada sobre o assunto.

Uma performance ruim dentro dos canais pode fazer com que os anúncios sejam inativados. Em outras palavras, isso significa que as ofertas da sua loja não serão mais visíveis ao público, fazendo com que as vendas sejam prejudicadas.

Mas não há motivo para desespero! Continue a leitura para descobrir as razões que podem inativar a conta de um lojista na B2W, o que fazer quando isso acontecer e como evitar que o erro se repita.

contrate o olist agora mesmo

Motivos para ser inativado na B2W

A pontuação geral varia de zero a mil pontos e o lojista será inativado quando zerar a pontuação no indicador de Performance de Entrega e no Índice de Reclamações, presentes na Régua de Pontuação de Qualidade. Essa tabela de pontos está disponível no Portal do Parceiro.

O lojista também precisa ficar atento à Política de Pontos do Programa B2W Seller Premium para evitar penalizações extras. Os três critérios para desconto na pontuação são: indisponibilidade de estoque maior que 1%, taxa de contato (índice de reclamação) maior que 25% e taxa de conversão de vendas menor que 2%. A violação de cada critério equivale a um decréscimo de 50 pontos da pontuação geral, que juntos resultam em até 150 pontos de penalização.

Resumindo: se você vender e não entregar, ou fizer muitas vendas que gerem reclamações, fatalmente a loja será inativada.

O que fazer para reativar a loja na B2W?

Se você for inativado, será necessário seguir a Política de Reativação da B2W para voltar a vender no marketplace:

Incidência Ação necessária Punição
Primeira vez inativado: Suspensão até resolução das pendências (todas as reclamações devem ser atendidas e todas as entregas atrasadas precisam ser finalizadas) -
Segunda vez inativado: Suspensão até resolução das pendências (todas as reclamações devem ser atendidas e todas as entregas atrasadas precisam ser finalizadas) mais dez dias de bloqueio nos sites
Terceira vez inativado: Suspensão até resolução das pendências (todas as reclamações devem ser atendidas e todas as entregas atrasadas precisam ser finalizadas) mais vinte dias de bloqueios nos sites
Quarta   vez inativado: Suspensão permanente -

Na quarta vez em que for inativado, o lojista não pode mais voltar a vender seus produtos nos canais, sendo permanentemente suspenso da B2W.

Como melhorar a reputação na B2W?

Se a sua loja está apresentando uma baixa performance em termos de reputação dentro da B2W, as dicas a seguir podem ajudar a otimizar a performance:

1. Assim como há critérios de penalização, também há fatores de bonificação. Use o B2W Entrega para ganhar 70 pontos na pontuação geral e esteja ativo no B2W Entregas no período analisado para somar mais 70 pontos.

2. Nunca deixe reclamações em aberto. Responda seus clientes com rapidez e procure solucionar os problemas no menor tempo possível.

3. Faça a postagem dos pedidos no prazo. Fique de olho para sempre ter estoque disponível e evite ao máximo qualquer atraso.

4. Atualize o status do pedido no Portal do Parceiro. Seguir as dicas acima é fundamental, mas de nada adianta se você não informar à B2W que está ativo e seguindo as regras do canal.

Conclusão

Uma boa reputação eleva as chances de conversão em vendas da sua loja na B2W, já que transmite maior credibilidade para os clientes e garante longevidade para a marca dentro do canal. Por falar nisso, lembre-se de que o consumidor será convidado a avaliar sua loja após a compra de um produto. Portanto, faça o possível para que esse feedback seja positivo.

Com cuidado e atenção, você não precisa correr o risco de ter sua conta inativada na B2W . Mais do que isso, ainda poderá melhorar gradativamente a sua performance até conquistar o selo B2W Seller Premium, concedido a lojistas com pontuação mínima de 400 pontos (categoria Bronze).

Tem outras dúvidas sobre o que fazer ao ser inativado na B2W? Então compartilhe com a gente nos comentários!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu