Gestão de estoque: 5 erros comuns


Avalie este post

Gestão-de-estoque:-5-erros-comunsSe você busca ter um e-commerce de sucesso, aposte em uma gestão de estoque correta. Esse é um dos alicerces de uma loja virtual que pode fazer toda a diferença para o seu sucesso.

É preciso cuidar de todos os detalhes, porque o estoque é um ativo da sua empresa e por isso, merece toda a atenção. Nesse post, mostraremos alguns erros comuns que muitos profissionais cometem.

Quer otimizar a sua gestão? Confira o nosso artigo de hoje!

1- Aquisição de um estoque menor que o necessário

​Se, por algum motivo, seja por falta de espaço ou por medo de investir, você adquirir menos estoque do que a previsão de vendas, saiba que está fazendo isso errado. Afinal, é frustrante para o cliente achar um produto de interesse que não está disponível. Se isso acontece repetidas vezes, o consumidor em questão não voltará mais para o seu site.

2- Pensar apenas no valor dos produtos

Faça os cálculos de quanto custa para você manter o estoque e do quanto os itens parados influem no custo. O que vale mais a pena: manter os produtos estocados ou estimular as vendas, concedendo um desconto e criando campanhas que instiguem o senso de urgência no consumidor? Você deve liberar espaço para itens de maior saída e evitar que algum produto fique obsoleto ou impróprio para a venda se tiver se degenerando nas suas plateleiras com poeira ou com sol, de tanto tempo que está por ali.

3- Não fazer um planejamento a longo prazo

Cada mercado reage de uma forma diferente ao longo do ano. Por isso, faça um planejamento e trace estratégias para tirar o melhor de cada período.

Quais itens venderão mais no inverno? Ou nas férias? No dia das mães? No Black Friday?

contrate o olist agora mesmo

Ferramenta para palavras-chave

Existe uma ferramenta do Google muito bacana, o Keyword Planner, em que você consegue observar a tendência do volume de pesquisas de uma palavra-chave ao longo dos anos. Esses dados podem dizer muito sobre o seu mercado e te ajudar neste planejamento. Experimente a ferramenta!

4- Não integrar estratégias virtuais com a loja física

É muito comum que os vendedores das lojas físicas achem que o e-commerce compete com o seu trabalho, atrapalhando no comissionamento, por exemplo. Por isso, pense em ideias de como resolver essa questão!

A integração de todos os canais da sua marca trará benefícios para o seu negócio. Uma ideia muito boa é possibilitar que o vendedor faça a venda online de onde estiver e seja comissionado por isso (o que pode permitir até vender peças que não estejam no estoque da loja).

5- Negligenciar o registro de estoque

“Ah, depois eu vejo/ registro isso”. Não, senhor!

Identifique cada detalhe dos itens no estoque. Além de evitar mal-entendidos, você terá consciência de quais modelos estão vendendo mais. Quanto mais detalhes forem identificados, mais informações você terá para analisar os resultados do seu negócio.

Consegue perceber como a gestão de estoque pode influenciar no sucesso das suas vendas? Quais as maiores dificuldades que você tem atualmente com o estoque da sua loja virtual? Conte pra gente nos comentários e leia também o nosso artigo sobre a importância de uma logística eficiente!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu