Impostos de importação: Vale a pena revender na sua loja virtual?


Impostos de importação: Vale a pena revender na sua loja virtual?
Avalie este post

Impostos de importação: Vale a pena revender na sua loja virtual?

Comprar produtos do exterior não é uma prática exatamente nova. Frente à indisponibilidade de muitos produtos aqui no Brasil, alguns consumidores sujeitam-se a empecilhos, como extensos prazos de entrega e altas taxas de transporte e impostos de importação, e mesmo assim acabam comprando de fora produtos indisponíveis aqui no Brasil.

Mesmo sabendo da possibilidade de serem taxados e dos riscos de extravio e fraudes, encomendas em sites estrangeiros – como eBay e Amazon – estão cada vez mais populares. Frente a essa peculiaridade do mercado (quase um nicho) alguns e-commerce já optaram por estabelecer parcerias com marcas estrangeiras e revender seus produtos no Brasil.

Mas com as altas taxas do impostos, a pergunta é: vale a pena? Existem fatores a serem avaliados. Confira as vantagens e desvantagens a se considerar na hora de decidir ou não importar produtos.

Entenda os principais desafios de importar

Quando se decide importar, deve-se levar em conta alguns desafios que surgirão a partir dessa decisão. São eles:

Avaliar o cenário

Seu público-alvo apresenta procura pelos produtos que você pretende importar? O padrão de gasto deles comportará o valor final do produto depois de incorporados os gastos com importação? Estas e outras perguntas devem ser levadas em conta antes de decidir importar.

Lidar com gastos de importação

Além de alguns nomes já conhecidos nas operações tributárias do mercado interno, como IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS, que incidem sobre importações, temos também o II (Imposto de Importação), o IOF (Imposto sobre operações de câmbio) e o AFRMM (Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante). O II é o mais pesado, cuja taxa é de 60% sobre o valor total da operação, que inclui o valor do produto acrescido dos gastos com frete e seguro. Não podendo esquecer também dos gastos com despachantes aduaneiros.

Conhecer os fornecedores

Realizar uma extensa pesquisa acerca do mercado externo é essencial. Devem-se tomar algumas precauções para assegurar a legitimidade e o bom andamento da operação, como conhecer as políticas de troca do fornecedor, a qualidade do seu serviço de atendimento e formas de contato e localização.

contrate o olist agora mesmo

Adaptar seu sistema

A atividade de importação exige documentação para tramitar, além de trabalhar com taxas específicas de imposto e requerer também a adaptação do seu sistema logístico. Desta forma, você precisará adaptar o seu ERP para trabalhar também com esta modalidade no que se diz respeito ao cálculo de valores de produtos, emissão de guias e pagamento.

Não permita intimidar-se pelos impostos de importação

Importar não se trata somente de gastos extras e dor de cabeça. Confira as vantagens de trabalhar com a modalidade:

Competitividade

Ao importar, você estará oferecendo aos seus clientes produtos diferenciados frente aos que o concorrente oferece. Isso lhe tornará mais competitivo no mercado e fará com que o seu catálogo de clientes cresça.

Segurança

Se antes o seu cliente precisava importar produtos pela própria conta e risco, agora ele não estará mais sujeito a adversidades como fraude e extravios. Comprar de você permitirá a ele receber o produto de forma mais rápida e segura.

Aumento no faturamento

Caso, pela avaliação de mercado, você constate que os produtos que quer importar realmente possuem procura efetiva por parte dos consumidores, eles comprarão de você em vez de importar. Principalmente em virtude dos benefícios citados no item anterior (segurança e garantia, por exemplo) e isso aumentará seus rendimentos.

Importar requer um amplo estudo de mercado

Trabalhar com importação de produtos tem suas vantagens e desvantagens. Aderir à atividade acarreta na necessidade de adaptação e alocação de mais recursos e gastos extras com impostos de importação, serviços e sistemas de gestão específicos.

Entretanto, trabalhar com mercadorias diferenciadas agrega valor ao seu estoque e proporciona competitividade no mercado, além de aumentar o seu faturamento. Contudo, a decisão de trabalhar ou não com a modalidade só pode ser tomada depois de uma ampla pesquisa de mercado para atestar a real viabilidade da operação para a sua empresa.

Que tal complementar seu conhecimento? Confira aqui algumas dicas sobre como obter sucesso com as suas vendas na web!


Categories

+ Nenhum comentário

Adicione o seu