Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Instagram para negócios: veja como vender mais utilizando a rede social


Instagram para negócios: veja como vender mais utilizando a rede social
5 (100%) 6 votos

Instagram para negócios: passo a passo completo para vender mais

O Instagram se tornou uma ferramenta super importante para empresas devido ao seu grande número de usuários. Em 2017, a rede social bateu a marca de 800 milhões de usuários ativos e 80% deles seguem o perfil de ao menos uma empresa. Por esse motivo, é fundamental que seu negócio esteja lá. Para facilitar sua jornada, preparamos esse passo a passo ensinando como construir um perfil de sucesso.

Além de ser uma rede social popular, o Instagram permite criar proximidade com o cliente, educar o mercado sobre a marca, criar lembrança e fidelização, aumentar o engajamento da empresa, entre outros.

Sendo assim, o primeiro passo para o sucesso é o planejamento. Nesta etapa é importante definir os objetivos do perfil, público-alvo e a estratégia de posicionamento. Além disso, também há outros aspectos que não devem ser ignorados:

Contrate o olist agora mesmo

1) Tenha um perfil comercial

Desde 2016, é possível ter um perfil comercial no Instagram. Essa funcionalidade dá acesso a dados importantes como: visitas recebidas no perfil, gênero e idade dos seguidores, melhor hora para publicações, etc. Esse recurso também permite adicionar botões de contato, facilitando a comunicação do cliente com sua empresa.

2) Defina uma diretriz de conteúdo

Antes de começar a fazer postagens, você precisa definir o que vai falar e para quem. Defina a persona, que é um personagem fictício criado com base no público-alvo.

Para construir a persona você pode se atentar aos seguintes fatores:

  • Nome
  • Idade
  • Gênero
  • Escolaridade
  • Emprego/Cargo/Ocupação/Salário
  • Características Marcantes

Todo conteúdo deve ser criado para falar diretamente com sua persona, por isso é muito importante a criação da mesma.

3) Lembre-se de como será a visualização no feed

Por ser uma rede social com foco em fotografias, é importante que o conteúdo no Instagram tenha alto impacto visual. Fique atento à paleta de cores das publicações, evite imagens com textos muito longos, não faça uso excessivo de filtros, poste fotos com qualidade alta, evite composições muito semelhantes e, quando for fotografar seu produto, fique atento à iluminação! Tenha cuidado com seu feed, pois quanto mais harmonioso ele for, maior será o número de seguidores.

4) Estabeleça uma regra de postagem (mas seja flexível!)

Mantenha seu perfil em constante atualização! Não existe uma regra exata de postagens a ser seguida, isso varia de acordo com sua estratégia e objetivo. Porém, evite ficar muito tempo sem postar e lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado”.

5) Use e abuse das hashtags

As hashtags permitem que o usuário encontre postagens de determinado assunto no mesmo lugar. Elas são de extrema importância para conseguir seguidores interessados em seu conteúdo. Use pelo menos uma hashtag diretamente nas legendas e evite o uso de termos muito populares, para que sua postagem não se perca no meio de milhares. Caso tenha várias hashtags para postar, comente na sua própria postagem com as palavras-chave escolhidas. Assim você não polui sua legenda e continua aparecendo nas pesquisas.

Uma atualização ocorrida em dezembro de 2017 passou a permitir que os usuários do Instagram seguissem hashtags, ou seja, seu conteúdo aparecerá para os seguidores do assunto mesmo que eles não sigam o seu perfil. Essa atualização aumenta o alcance de postagens. Aproveite!

6) Não esqueça do Instagram Stories

Essa funcionalidade fez com o que o Instagram ficasse muito mais popular. Por dia, são mais de 300 milhões de usuários ativos nos Stories. Perfis que postam stories tem o engajamento muito maior. Aproveite o espaço para criar proximidade com seus seguidores, mostre o dia a dia da sua empresa, faça enquetes, crie promoções exclusivas e seja criativo.

7) Busque sempre a atração de novos seguidores

Quanto mais seguidores seu perfil tiver, maior é a confiança do público em sua marca. Segmente seu público por gênero, idade, localização, hashtags, etc. Existem ferramentas que fazem isso pra você. Foque em atrair seguidores que tenham a ver com a sua marca e aumente seu engajamento!

Seguindo as dicas acima é possível transformar o Instagram em um aliado poderoso  para sua loja conquistar mais engajamento, atraindo clientes e, consequentemente, mais vendas. Lembre-se: o sucesso não vem de um dia para o outro! É necessário planejamento, dedicação e cuidado.

Autora do texto: Laís de Leon – Redatora da Socialrocket

instagram socialrocket


+ Nenhum comentário

Adicione o seu

---- MyChat ----