Integração com marketplaces: você realmente precisa só disso?


Integração com marketplaces: você realmente precisa só disso?
5 (100%) 9 votos

Integração com marketplaces: você realmente precisa só disso?

Se você está buscando integrar com marketplaces, é provável que isso represente um único objetivo: vender mais na internet.

Com certeza você já conhece as vantagens da venda nas grandes varejistas e agora está buscando formas de otimizar o desempenho por meio desses canais.

Mas será que o uso de integradores é a sua melhor opção? E será que essa é a sua única opção?

Neste post você vai ver que não. Existem alternativas tão ou mais vantajosas para vender nos marketplaces, que podem oferecer uma série de outros benefícios para o seu negócio.

E aqui não se trata de criticar os integradores, mas sim apontar outros aspectos da venda em marketplaces que talvez você só se depare após iniciar a sua operação. Deste modo você pode refletir e ponderar outros fatores antes de tomar uma decisão. Acompanhe!

Quer conferir uma versão narrada deste post? É só apertar o play!

Gestão técnica da plataforma 

Se você deseja conectar seu e-commerce diretamente a um marketplace, há um trabalho técnico que precisa ser feito. É necessário garantir a harmonia na gestão de estoque, o controle adequado do cadastro de produtos e a estabilidade de serviços logísticos (para consultas de frete e envios, por exemplo).

Os integradores podem ajudar você nessa empreitada, mas você também terá que se envolver tecnicamente com essa implementação. Isso será particularmente importante em situações críticas, caso algum sistema fique fora do ar e seja necessário rastrear e recuperar dados de produtos e pedidos.

No Olist você está dispensado dessa preocupação. Não é preciso aguardar a implantação ou pagar pelo setup. Você acessa o nosso sistema, cadastra os produtos e pronto! Nossa equipe gerencia toda a parte técnica de integração com os canais e serviços complementares, como Correios e meios de pagamentos.

contrate o olist agora mesmo

Inteligência comercial para ampliar vendas

Você entrou nos marketplaces, fez algumas vendas, mas e agora? Como é possível elevar conversões, aumentar o faturamento e superar a concorrência?

Ao utilizar integradores você terá que realizar todo o trabalho de inteligência comercial por conta própria. Essas ferramentas até disponibilizam métricas e dashboards para facilitar a análise dos resultados, mas isso nem sempre é o suficiente.

Com o Olist você tem o apoio de um time dedicado a ampliar suas vendas. Nossa equipe fornece dicas de produtos, estratégias de comercialização e a oportunidade de participar de campanhas nos canais, por exemplo.

Além disso, ao entrar na nossa comunidade você terá toda a credibilidade da Loja Olist nos marketplaces, o que contribui diretamente para ampliar a visibilidade dos anúncios e gerar mais vendas.

Diferencial logístico para envios

Mais do que preço, o consumidor digital também monitora atentamente o valor e o prazo estimado para o frete de um produto. Ao vender pelo Olist, você torna sua operação muito mais ágil e competitiva.

Você terá acesso ao nosso contrato com os Correios para despachar suas mercadorias. Basta imprimir e colar as etiquetas nos pedidos, sem antecipar qualquer valor para pagar o frete. Também não é preciso se preocupar com negociação comercial ou cota mínima de envios.

E como nosso volume de envios mensais é alto, conseguimos descontos e modalidades de envio mais favoráveis para as rotas mais populares. Em alguns casos, o produto chega na casa do consumidor no dia seguinte à postagem.

Ao utilizar integradores, o máximo que você conseguirá é uma integração padrão com a plataforma dos Correios ou transportadoras. Todo o trabalho de negociação comercial será feito por sua conta, mas dificilmente será possível atingir as mesmas vantagens oferecidas pelo Olist. 

Revisão de anúncios

Se você deseja vender em vários marketplaces simultaneamente, será preciso respeitar o padrão de anúncio vigente nos sites. Cada uma das redes varejistas possui suas particularidades, como a restrição a determinados produtos, palavras e caracteres nos anúncios.

Utilizando o Olist você terá todo o apoio necessário nessa etapa. Além de conteúdos auxiliares, nossa equipe faz uma revisão individual dos seus anúncios, para garantir que todos estejam no padrão. Assim você não perde tempo com anúncios recusados ou bloqueados.

Se você deseja montar kits de produtos ou vender itens de fabricação própria, é necessário informar um código de barras EAN válido.

canvas olistEstrutura apoio ao consumidor final 

A complexidade de gerenciar atendimento, trocas e devoluções em múltiplos canais é exponencial. Os marketplaces monitoram atentamente a quantidade de reclamações e a velocidade de resposta e resolução das demandas apresentadas pelos consumidores. Um desempenho ruim pode resultar até mesmo no bloqueio da loja.

Ao utilizar o Olist você tem os chamados de todos os canais concentrados em uma única plataforma. E nosso time de experiência do consumidor atua ativamente no primeiro atendimento, servindo de ponte para agilizar e otimizar a resolução dos problemas. Essa é outra solução que você não terá disponível ao utilizar um integrador. 

Pagamentos unificados pelas vendas

Os consumidores de grandes redes varejistas possuem diferentes padrões de comportamento. Isso se reflete na forma de pagar pelos produtos comprados, com efeito direto no caixa do seu negócio.

Se um cliente faz uma compra parcelada, por exemplo, você também receberá o valor em parcelas (caso o contrato seja firmado diretamente com os marketplaces). Até é possível antecipar todos os repasses em uma cota única, mas nesse caso pode ser necessário arcar com uma taxa de juros.

Vendendo pelo Olist todos os repasses são unificados, pouco importando a forma de pagamento escolhida pelo consumidor. Isso é feito sem qualquer cobrança adicional, contribuindo diretamente para o fluxo de caixa do seu negócio. Nos integradores esse tipo de intermediação simplesmente não existe. 

Conclusão: integradores só auxiliam em uma parte do processo

Se você deseja vender nos marketplaces, o uso de integradores facilita apenas uma parte das suas tarefas. Mas, caso o seu objetivo seja escalar as vendas e ampliar a visibilidade do seu negócio, será necessário contar com o apoio de serviços complementares, que podem tornar toda a operação complexa e onerosa.

Gerenciando a operação nos marketplaces por meio do Olist você conta com uma estrutura completa, prática e acessível para faturar mais. É possível realizar uma gestão multicanal pagando um valor bem abaixo da média de mercado, com muito mais recursos.

Ao optar pelo Olist você conta com a expertise de um time que atua no e-commerce há mais de uma década. Mais do que confiança, isso representa a estabilidade e segurança de um serviço testado e aprovado por mais de 2 mil lojistas em todo o Brasil.

Faça as contas, avalie os objetivos de curto, médio e longo prazo no seu negócio antes de tomar uma decisão. Assim você estará respaldado em todas as etapas de crescimento da sua loja.

Sabia que o Olist também pode ajudar você a construir e difundir uma marca própria? Confira esse Case de Sucesso da Riu Celulares e inspire-se!


+ Deixe um Comentário