Integradores, marketplace hub ou Olist: qual a plataforma ideal?


Integradores, marketplace hub ou Olist: qual a plataforma ideal?

Paralelo ao crescente número de lojistas que decidem vender nas grandes redes varejistas brasileiras, aumenta também a quantidade de produtos e serviços disponíveis para auxiliar a gestão de vendas nesses canais. Isso resulta em uma dúvida inevitável para muitos comerciantes: como decidir se integradores, marketplace hubs ou o Olist são a plataforma ideal para as vendas online?

Para encontrar uma resposta adequada é necessário levar em conta diversos critérios, que vão desde os custos até a abrangência dos serviços oferecidos. Cada uma das opções apresenta vantagens e desvantagens, de modo que é preciso levar em conta as particularidades do negócio em questão.

Listamos abaixo alguns dos fatores que precisam ser ponderados na hora de escolher a melhor plataforma de vendas em marketplaces:

contrate o olist agora mesmo

Agilidade e facilidade de negociação

Aqui é necessário atentar a dois aspectos fundamentais: você já possui contrato com os marketplaces? Deseja anunciar os produtos em mais de um grupo varejista?

Para vender nos marketplaces o primeiro passo é a negociação comercial. São exigidos diversos documentos que comprovem a idoneidade da loja e a legalidade das mercadorias comercializadas. Os integradores e hubs não oferecem qualquer suporte nesta etapa, sendo necessário apresentar todos os documentos para cada canal de venda desejado.

No contraponto, o Olist já possui um contrato firmado com as principais redes varejistas. Isso garante maior celeridade para o lojista que deseja vender em vários sites, pois basta fazer uma única negociação contratual, sem descumprir nenhuma regra.

Simplicidade no cadastro dos produtos

Após garantir acesso aos marketplaces, é chegada a hora de produzir os anúncios, produzindo títulos, descrições e fotos para cada produto.

Se você possui um e-commerce próprio os hubs e integradores permitem uma conexão direta com os marketplaces, poupando o esforço de recadastro de todos os itens. Entretanto, nem sempre isso é uma vantagem.

A maioria das redes varejistas estabelece critérios que visam padronizar os anúncios criados. Isso contempla desde o tipo e a qualidade das fotos apresentadas até os termos e caracteres utilizados em títulos e descrições. Descumprir essas normas pode impedir que o produto seja colocado à venda.

No caso do Olist, todos os itens cadastrados dentro da plataforma passam por um processo de revisão que visa evitar os erros mais comuns no cadastramento. Também oferecemos a possibilidade de geração de código de barras para produtos de fabricação própria, por exemplo.

banner-blog6_2Suporte na logística de envio

Mais do que vendas, o sucesso nos marketplaces depende da regularidade no envio das mercadorias aos consumidores. Atrasos ou reclamações em excesso podem resultar no bloqueio e até mesmo a suspensão da loja.

Para otimizar essa etapa do negócio é interessante estabelecer um contrato com transportadoras ou os Correios, por exemplo. Entretanto, isso exige o cumprimento de uma cota mínima de gastos, que nem sempre é fácil de ser cumprida por quem está começando.

Hub e integradores não oferecem qualquer tipo de facilidade nessa etapa do negócio. Já o Olist possui um contrato firmado com os Correios e permite que você emita uma etiqueta de postagem para envio sem custos. Isso torna todo o processo de envio muito mais prático e ágil.

Expertise para otimizar vendas online

Para garantir uma participação competitiva nos marketplaces é necessário ser competitivo em termos de custos, reputação, logística e quantidade de produtos em estoque. Esses aspectos facilitam muito a conquista da buy box, espaço em que a maioria das vendas é fechada.

Utilizando integradores ou hubs você até pode receber um suporte inicial, mas esse acompanhamento é limitado. No contraponto, os lojistas do Olist contam com o suporte especializado antes, durante e depois de cada venda.

Nossa equipe também realiza negociações constantes para participar de campanhas de vendas, com possível divulgação na homepage das redes varejistas e nas newsletters de cada marketplace. Assim, as chances de sucesso aumentam drasticamente.

Custo para utilização do serviço

Hubs e integradores adotam diversos critérios para a cobrança pelos serviços. Alguns estabelecem valores com base na quantidade de vendas realizadas ou no número de produtos cadastrados. Em alguns casos também há a cobrança de mensalidades e comissões sobre as vendas concretizadas.

No Olist todos os lojistas pagam uma mensalidade bem abaixo do valor médio de mercado (veja os planos aqui). Também cobramos uma comissão por cada venda realizada, mas com uma oferta de serviços muito mais completa.

Conclusão

A escolha do melhor serviço para a venda nos marketplaces exige uma profunda reflexão do lojista. Entretanto, é importante ter consciência de que algumas ferramentas são mais completas, descomplicadas e acessíveis do que outras, como é o caso do Olist. Um cálculo detalhado de custos e estimativas de rentabilidade podem ser decisivos para comprovar as vantagens em contratar nosso serviço.


Ainda tem dúvidas sobre qual serviço é o ideal para vender nos marketplaces? Converse com nossos consultores gratuitamente.


+ Nenhum comentário

Adicione o seu