Last mile ou última milha: saiba o que é e como otimizar essa etapa logística no seu e-commerce


Last mile ou última milha: saiba o que é e como otimizar essa etapa logística no seu e-commerce
5 (100%) 5 votos

Last mile ou última milha: saiba o que é e como otimizar essa etapa logística no seu e-commerceJá ouviu falar em last mile delivery? Se você trabalha com comércio eletrônico e respondeu não à pergunta, este texto é obrigatório. Também chamada de última milha, essa etapa logística é a mais importante do processo de venda e influencia diretamente a experiência dos clientes.

Tal fase começa com a saída do produto do centro de distribuição e termina com a chegada da mercadoria ao destino final, a casa do consumidor. Nesse sentido, tornar a last mile mais eficiente é essencial para quem deseja ter um bom desempenho nas vendas.

Por isso, prezar não só pela rapidez, mas também pela segurança e tecnologia envolvidas no processo é uma ação muito importante. Confira neste artigo o que é a last mile delivery, como ela impacta os negócios e de que forma o lojista pode otimizá-la. Boa leitura!

Contrate o olist agora mesmo

O que é a last mile delivery e como ela impacta os e-commerces

Quem trabalha com vendas online já conhece a importância da eficiência logística para os negócios. É ela a encarregada de garantir a entrega do produto certo na hora certa, fator que impacta diretamente a experiência de compra do cliente. Tal processo pode ser dividido em três etapas: a first mile, a middle mile e a last mile.

Também conhecida como última milha, a last mile tem uma importância especial na estratégia logística de qualquer empresa. Ela representa a fase final da entrega, abrangendo desde a saída do produto do centro de distribuição até a chegada dele à casa do consumidor.

É por meio da last mile que o vendedor demonstra a eficiência do processo logístico da empresa, cumprindo os prazos e enviando os produtos intactos. Problemas como atrasos, danificação de mercadorias e roubo de cargas, por exemplo, costumam acontecer nesta fase. Por isso, é muito importante contar com um transporte rápido, seguro e moderno.

Mais do que questões técnicas, a last mile envolve aspectos ligados à empatia com o cliente. Isso porque nesta etapa o consumidor geralmente está ansioso pela chegada do produto. Falhar no prazo ou no desempenho da entrega é, portanto, sinônimo de cliente frustrado e não fidelizado.

A última milha é crucial para uma logística eficiente e, por essa razão, exige investimentos. No entanto, os custos para aperfeiçoá-la não costumam ser baixos. Não à toa, a last mile representa entre 28% e 53% dos gastos totais de uma empresa, conforme o E-commerce Brasil.

A seguir, listamos seis dicas para você implementar uma estratégia de last mile mais robusta na sua loja virtual. Acompanhe!

Baixe agora

6 dicas para otimizar a last mile da sua loja virtual

1. Se você utiliza apenas os Correios, invista também em transportadoras privadas. A principal vantagem disso é a possibilidade de diminuir o prazo de envio e contemplar um maior número de CEPs no menor tempo possível. Outro destaque é a versatilidade de prazos e preços de frete oferecidos, fatores decisivos na conquista de clientes.

Para fazer a melhor escolha, pesquise bastante sobre empresas logísticas, especialmente aquelas voltadas a e-commerces. Avalie fatores como frota, prazo de entrega, abrangência geográfica e nível de tecnologia das transportadoras. Faça as contas e avalie o custo-benefício disso tudo. O ponto de partida da sua pesquisa pode ser a nossa lista de empresas de logística voltadas a e-commerces.

2. Não se restrinja ao transporte realizado por caminhões e vans. A sua estratégia logística pode incluir motocicletas, bicicletas, entre outras opções. Há empresas que oferecem soluções alternativas, e, dependendo das rotas atendidas por você, essas podem ser boas escolhas.

3. Invista em tecnologia para otimizar a last mile da sua loja virtual. Mais do que fornecer o rastreamento da encomenda, permita que o cliente acompanhe em tempo real o transporte da carga – tal ação diminui a ansiedade do consumidor. Para isso, se atente à primeira dica e escolha uma transportadora com tecnologia avançada.

4. Use os números a seu favor. Faça análises de vendas, prazos de entrega e perfis de consumidores para criar estratégias eficazes. Se a maior parte do seu público está no estado de São Paulo, por exemplo, comece pensando em melhorias para essa região. Defina os prazos de entrega e os valores de frete também com base nesses dados, pensando sempre na last mile.

5. Realize testes A/B de simulação de frete. A cada semana você pode experimentar diferentes modalidades de entrega: frete grátis com um prazo mais longo, entrega no mesmo dia ou em até 24 horas etc. A partir disso, será possível entender de fato quais fatores mais atraem clientes e estimulam a conversão.

6. Faça o compartilhamento de carga. Você pode se unir a outra empresa para o transporte de mercadorias até centros de distribuição de determinadas rotas, por exemplo. Esse é um bom caminho para a redução de custos.

Planejamento é o primeiro passo para uma logística eficiente

Planejamento é a palavra-chave para um negócio bem sucedido, especialmente no aspecto logístico. De nada adianta a loja ter contrato com uma transportadora moderna sem ter avaliado previamente o custo-benefício do serviço e as consequências que isso pode gerar nas vendas. Se planejar é, então, o primeiro passo para oferecer uma last mile de excelência.

Para isso, embase as decisões da sua empresa em números e dados concretos relacionados às vendas e aos clientes. Também faça pesquisas aprofundadas sobre processos logísticos e empresas de transporte para encontrar a solução ideal para o seu negócio.

Uma dica bônus para quem chegou até aqui: torne a entrega ainda mais marcante associando a qualidade logística a uma boa unboxing experience. Oferecendo isso, a sua empresa seguramente não passará despercebida pelo cliente.

Seguindo as recomendações que listamos neste post, a sua loja estará mais perto de encontrar a solução logística ideal e com certeza conseguirá oferecer uma last mile eficaz. Como consequência, você terá clientes satisfeitos, fidelizados e engajados. Então mãos à obra!

Gostou deste conteúdo? Aproveite para entender mais sobre logística reversa em e-commerces!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu