Market place, marketing place, marketplace, e-marketplace, marketspace: afinal, o que isso tem a ver com vendas?


Market place, marketing place, marketplace, e-marketplace, marketspace: afinal, o que isso tem a ver com vendas?
5 (100%) 6 votos

Market place, marketplace, e-marketplace, marketspace: afinal, o que isso tem a ver com vendas?

Market place, marketing placemarketplace, e-marketplace, marketspace… Essas palavras têm sido citadas com uma frequência cada vez maior na mídia brasileira. Nos últimos meses inúmeros meios de comunicação têm colocado o assunto em pauta, mas nem sempre o conceito é bem explicado.

Quem atua no segmento de vendas online provavelmente já sabe o que é um marketplace e quais são as vantagens em apostar nesse canal para sua loja virtual (se você ainda não sabe, continue lendo). Entretanto, nem sempre há clareza sobre as diferenças entre os termos, o que pode levar a interpretações equivocadas.

As cinco palavras são importadas do inglês, sendo aplicadas para diferentes contextos tanto no exterior quanto no Brasil.

Para acabar com essas dúvidas o blog Universo Marketplace detalha abaixo cada um dos termos, explicando diferenças e particularidades de cada um.

Quer conferir uma versão narrada deste post? É só apertar o play!

Marketplace ou E-marketplace: o termo mais popular

Existem algumas diferenças entre o significado de marketplace no Brasil e sua aplicação na língua inglesa.

No Brasil, os marketplaces nada mais são do que grandes shopping centers virtuais, nos quais vários lojistas expõem seus produtos visando aproveitar o tráfego e a visibilidade dos sites das grandes redes varejistas. Em troca, os vendedores pagam uma comissão a cada venda gerada. Empresas como a B2W, Cnova e Walmart adotam essa denominação.

venda_mais_com_olistNo conceito original em inglês, contudo, as interpretações mudam. O dicionário Oxford define um marketplace como o espaço que abriga determinado conjunto de compradores e vendedores, não importando se o espaço é físico ou virtual. Pode ser uma feira, a zona comercial de determinada cidade ou uma página na web.

Quando as vendas se concentram exclusivamente na internet, pode-se utilizar o termo e-marketplace para dar o mesmo sentido, apesar disso não ser comum.

Embora essa seja a definição oficial na língua inglesa, empresas como a norte-americana Amazon adotaram o termo marketplace para denominar seu espaço de vendas aberto para todos os lojistas, assim como acontece no Brasil. Isso explica a mudança de sentido no português.

Market place ou marketing place: apenas formas diferentes de escrever

Embora mais rara, a grafia market place, com as palavras separadas, também pode ser encontrada. Há quem prefira ainda a grafia marketing place, em uma combinação no mínimo curiosa. Na prática não existe diferença conceitual em relação ao termo marketplace, sendo apenas estilos diferentes de redação.

Marketspace: uma modalidade diferente de vendas

Em algumas situações é possível encontrar o uso do termo marketspace para definir determinado canal de venda. Essa palavra existe, mas possui um conceito diferente. Ela é válida apenas para o universo online e sua principal diferença em relação aos marketplaces é a possibilidade de permitir a interação entre compradores e vendedores.

Não só os lojistas podem oferecer seus produtos ou serviços como os consumidores também podem apresentar suas demandas. O objetivo dos marketspaces é proporcionar o encontro entre as duas partes, para então possibilitar a operação de compra do produto desejado.

Conclusão

Na prática, existem várias interpretações sobre os termos marketplace e marketspace. Alguns especialistas divergem acerca das definições apresentadas acima, adotando explicações próprias.

Entretanto, para quem trabalha com vendas online no Brasil, o termo marketplace (sem separação) é, sem dúvidas, a forma mais utilizada para definir o espaço de venda aberto aos lojistas nas grandes redes varejistas.

Você ainda tem dúvidas sobre como funciona um marketplace? Compartilhe nos comentários! E aproveite para conhecer alguns dos maiores mitos sobre esse canal venda.

contrate o olist agora mesmo


Categories

+ Nenhum comentário

Adicione o seu