Marketing de conteúdo para e-commerce: Por que fazer


Marketing-de-conteúdo-para-e-commerce:-Por-que-fazer

Geralmente, o marketing de conteúdo é definido como a arte de criar, de publicar e de promover materiais que atraiam, engajem e retenham consumidores. Como uma das disciplinas do marketing mais importantes da atualidade, o marketing de conteúdo é essencial por inúmeras razões.

Deseja compreender a relevância do marketing de conteúdo para um e-commerce? Leia o nosso artigo de hoje!

Alcance

O marketing de conteúdo atinge de uma forma especial o público-alvo, que é inundado com promoções e com anúncios irrelevantes. Por isso, muitas pessoas utilizam bloqueadores de anúncios online para despoluir a sua navegação.

Logo, essas mesmas pessoas buscam por artigos, por vídeos e por podcasts que consideram úteis, divertidos ou interessantes de alguma forma. Mesmo quando esses conteúdos estão visivelmente relacionados a produtos, a marcas ou a um e-commerce.

Métricas

É fácil mensurar os resultados do marketing de conteúdo, de modo que os comerciantes acompanhem o nível de envolvimento dos consumidores com o seu material, até à realização da compra. Pela utilização de dados, como o google analytics, é possível entender muito sobre como o seu conteúdo impulsiona as vendas online.

contrate o olist agora mesmo

Tráfego

O marketing de conteúdo se tornou vital para atrair tráfego orgânico pelos motores de busca. As melhores práticas não são mais aquelas preocupadas em oferecer alta densidade de palavras-chave ou links de baixa qualidade.

Pelo contrário: atualmente, o foco é a criação de conteúdo envolvente que as pessoas queiram ler. Os motores de busca tendem a classificar os sites com base na qualidade geral de informações disponíveis.

Uma vez que o conteúdo em si disponibiliza informações amplas sobre determinado produto, ele oferece maior relevância da sua página aos buscadores. Em um site de e-commerce, o conteúdo funciona como um discurso de vendas para seus produtos, ajudando os clientes em potencial a entenderem o que está sendo vendido, com descrições informativas e atrativas.

Blog, o melhor amigo do marketing de conteúdo para e-commerce

Um dos principais meios de divulgar seu marketing de conteúdo é pelo blog. Mas por que ter um?

Quais são as suas vantagens? Descubra alguns fatos que ajudarão a clarear a sua mente:

  • O compartilhamento de conteúdos pelo blog aumenta a exposição do seu negócio na internet e, como todos sabem, quanto maior o número de pessoas que conhecem a sua empresa, maior é o seu potencial de vendas;
  • Posts relevantes podem receber classificações elevadas pelos motores de busca, aumentando a sua exposição orgânica;
  • Ao postar conteúdos direcionados e intimamente ligados ao universo do seu negócio, sua marca será vista como autoridade em seu campo de atuação, tornando-se confiável;
  • Blogs são conhecidos por formarem comunidades de pessoas com os mesmos interesses. Uma empresa que constrói uma comunidade para si, também cria um grupo de clientes fiéis;
  • Se o blog abordar diversos aspectos sobre a utilização dos produtos oferecidos, é possível levar os leitores diretamente à loja da empresa.

Além de tudo, é provado que o Inbound Marketing (captação de clientes pelo conteúdo, em vez de anúncios) é um método eficiente e rentável. De acordo com a líder em Inbound Marketing, Hubspot:

  • Táticas de Inbound Marketing economizam, em média, 13% no custo total por lead;
  • 82% dos empreendedores que blogam reportaram um ROI positivo de seus esforços de Inbound Marketing;
  • A implementação de uma estratégia de Inbound Marketing dobra a taxa de conversão média — de 6% para 12%.

Uma das regras mais antigas do SEO é: “conteúdo é rei”. Enquanto o marketing digital tem sofrido diversas transformações, permanece o fato de que a qualidade do seu conteúdo é um dos fatores mais importantes para alcançar mais autoridade e melhores rankings. Portanto lembre-se: quanto mais original e relevante for o seu conteúdo, mais destaque a sua empresa terá na web e maiores são as chances de vendas.

Como você engaja seus clientes pelo marketing de conteúdo? Compartilhe as suas experiências nos comentários!


Categories

+ Nenhum comentário

Adicione o seu