Marketing para e-commerce: 4 dicas imperdíveis


Marketing para e-commerce: 4 dicas imperdíveis

Cada vez menos as pessoas saem de casa para irem às compras e a cultura de comprar em e-commerces e pequenas lojas virtuais está cada vez mais difundida. Além da praticidade, o consumidor consegue pesquisar as melhores ofertas, encontrar produtos que tenham a sua cara e, até mesmo, receber um tratamento mais próximo do que em lojas físicas.

Se você possui uma loja virtual ou está pensando e vender produtos ou serviços online para complementar a renda mensal, veja algumas dicas imperdíveis de marketing para e-commerce para potencializar as suas vendas na internet!

1- Conheça muito bem o seu público

O primeiro passo é conhecer muito bem quem é o seu público e o que ele espera de sua loja. Pense quem é essa pessoa, o que a motiva, quais seus anseios e como ela usa os meios digitais para comprar e se relacionar. Uma dica que pode ajudar bastante nesse processo é criar uma persona. Construa esse perfil como se ele fosse de uma pessoa que você conhece, dê um nome a ela e defina todos os traços apontados anteriormente. Mas lembre-se: essa persona precisa ser construída com base em dados reais, senão você irá direcionar toda a sua estratégia de marketing para e-commerce para alcançar um público que não existe.


2- Construa um relacionamento próximo

Uma das grandes vantagens do marketing digital é manter um relacionamento próximo e fidelizar seus clientes. A internet é sinônimo de conversação, por isso, aproveite as redes sociais para interagir e ouvir o que o seu público tem a dizer. Responda aos comentários, participe das conversas pertinentes e mostre que está interessado em ajudar e contribuir com os problemas da sua persona. Outra dica boa é realizar promoções especiais para atuais e novos clientes e para aproveitar as datas comemorativas. Dessa forma, você mostra que se importa com seu cliente e oferece a ele motivos para voltar ao seu e-commerce.

3- Conteúdo, conteúdo e conteúdo

Se você tem um e-commerce, seu principal canal de venda é a internet, e por isso, conteúdo é essencial! A forma mais eficaz de realizar vendas é fazer com o que o seu público venha até você. Para pequenas empresas e novos empreendedores, isso significa conquistar visibilidade sem ter um poder grande de investimento em mídia. Como fazer isso? Com conteúdo, claro! Lembre-se da persona que você desenhou lá no início e pense em como você pode ajudá-la a resolver seus problemas e sanar suas dúvidas. O objetivo aqui não é falar dos seus produtos, e sim, gerar conteúdo relevante e educar o público. Isso fará com que a sua loja virtual seja divulgada de maneira orgânica, diminuindo a necessidade de grandes investimentos em mídia e gerando resultados qualificados a longo prazo.

4- Escolha as plataformas certas

Agora que conhecemos muito bem nosso público, sabemos como nos relacionar com ele e entregamos conteúdo inédito de valor, fica bem mais fácil de escolher quais as plataformas adequadas para o seu e-commerce e começar o trabalho de marketing para e-commerce. Aproveite o potencial das redes sociais e do e-mail marketing para fidelizar clientes e divulgar promoções, produza conteúdo relevante com frequência e esteja sempre disposto a ouvir e interagir com o seu público.

Ainda está com alguma dúvida? Deixe um comentário!

contrate o olist agora mesmo

+ Nenhum comentário

Adicione o seu