Marketplace de nicho: saiba o que é e como aproveitar

Marketplace de nicho – O que é e como aproveitarEm um ambiente tão competitivo como o e-commerce, pode ser interessante apostar na identificação e no engajamento de um público menor, mas que se transformará em uma base fiel. Pensando nisso, existem, hoje, muitas opções de marketplace de nicho. Eles aproximam audiências segmentadas com negócios focados em um tipo específico de produto e experiência.

Neste artigo, você verá as possibilidades que são contempladas por esse tipo de negócio para aumentar o faturamento. Também conhecerá os principais canais de venda no mundo e entenderá como criar uma loja virtual nichada. Acompanhe!

O que é um marketplace de nicho?


Os marketplaces, em geral, são canais de venda que agregam diversas lojas em um mesmo portal, reunindo um sistema de busca e, em muitos casos, de pagamento e logística. Os mais populares são Mercado Livre, B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) e Amazon — locais em que é vendido de tudo em qualquer categoria que o vendedor queira apostar.

Mas a descentralização de canais de marketing na internet abriu caminho recente para empresas que conseguem abraçar grupos menores de consumidores e investir mais no engajamento e fidelização do que no volume de vendas. São os e-commerces de nicho.

E nada mais natural que as próprias iniciativas de marketplace acompanhem esse movimento. Marketplaces de nicho consolidam-se, então, como portais de venda que aceitam apenas lojas alinhadas com uma categoria de produto ou um perfil de comprador, tornando, assim, todo o marketing e o branding focado nesse grupo específico.

[contact-form-7 id="15924" title="amp-downloadlistadomilhao"]

Que exemplos de marketplace de nicho se destacaram no mercado?


Apostar em nichos de e-commerce vem se mostrando um investimento bastante lucrativo para empresas que sabem trabalhar o seu produto e se comunicar com seu público.

O alcance, nesses casos, costuma ser menor, já que chama atenção apenas de quem está interessado em determinada categoria. O que se ganha em troca é uma audiência cativa e engajada naquele tipo de atividade ou experiência relacionada ao tipo de produto comercializado.

Existem alguns exemplos de sucesso nesse sentido. Um deles é a Netshoes, marketplace voltado exclusivamente para itens relacionados à saúde e atividade física. O negócio deu tão certo a ponto de, em 2019, ser comprado pela Magazine Luiza por mais de R$ 200 milhões.

Outro exemplo interessante é o Elo7, um marketplace voltado para produtos customizados e artesanato. É comum ver pessoas que, por não fazerem parte desse nicho, nem sequer sabem da existência do site. Mas quem valoriza produtos feitos à mão ou personalizados é uma visita garantida com frequência, fazendo com que ele cresça mais e mais em número de vendas.

E é possível encontrar as mesmas oportunidades em diversas categorias de varejo. Veja outros marketplaces nichados em que sua loja pode se encaixar:

  • Rihappy (brinquedos e itens infantis)

  • Cobasi (produtos para pets)

  • Estante Virtual (livros)

  • MadeiraMadeira (móveis e decoração)

  • Dafiti (moda)

  • Enjoei (brechó)


Como preparar o e-commerce para lucrar nesse tipo de marketplace?


Um e-commerce que participa de marketplaces de nicho tem um caminho mais curto até a transformação do público em uma base fiel de clientes. Mas isso não significa que basta estar lá para as coisas acontecerem.

Entender como aumentar as vendas usando essa plataforma é uma questão de preparo e planejamento. Veja algumas das principais etapas pelas quais uma loja virtual deve passar para extrair o máximo de um novo público.

Encontre o seu nicho


O primeiro passo, claro, é definir que tipo de produto e experiência nichados a loja vai oferecer a seu público. Essa decisão geralmente acontece de maneira natural, analisando os pontos fortes que o e-commerce já tem, como público mais fiel e produtos mais vendidos.

É importante, também, analisar as oportunidades de mercado no nicho escolhido. Então, considere se há um marketplace popular para servir de vitrine, se consumidores são realmente engajados e se os itens relacionados ao segmento têm uma boa margem de lucro. É uma escolha a ser feita com o cérebro e o coração.

Escolha o seu mix de produtos


Com um nicho definido, é hora de adequar a loja à expectativa de seu público-alvo, com um mix de produtos que seja atrativo e que crie identificação.

Aqui, é interessante começar pelos itens básicos de procura naquela categoria, fazendo uma pesquisa sobre o que está vendendo mais.

Em seguida, vá um pouco mais a fundo nesse conhecimento da buyer persona. Entenda seus hábitos de consumo e dores, para que possa indicar itens relacionados ao segmento e que conversem com esse perfil. Antecipar demandas e surpreender as pessoas é sempre uma boa forma de se destacar.

Conheça o seu diferencial


Falando em destaques, é preciso reforçar um ponto importante: copiar o mix, os preços e as vantagens de outras lojas só vai fazer o e-commerce virar mais um dentro da plataforma de marketplace.

O diferencial, portanto, vem de alguns pontos-chave. Primeiro, como dito, seu mix deve oferecer algo que outros negócios não estão oferecendo. Descobrir o que é diferente dentro de um nicho é uma maneira poderosa de se consolidar.

Mas, além de produtos, o e-commerce pode se diferenciar na forma como faz seu marketing digital. Investir em uma boa comunicação, monitorar redes sociais e usar sazonalidades são sugestões que dão muito certo para fortalecer uma empresa diante da concorrência.

Tenha um posicionamento


Complementando a busca por um diferencial, ainda dentro do marketing digital, é preciso saber falar a linguagem do público-alvo dentro do nicho de atuação.

Nesse tipo de abordagem, o posicionamento de marca é uma questão de sobrevivência. É importante conhecer de verdade o perfil dos leads, o que eles consomem, discutem, no que acreditam, como se engajam etc.


Qual é a melhor hora para nichar o marketplace?


Se você busca uma relação mais próxima com seus consumidores e quer aumentar o engajamento com a marca, pode começar desde já investindo em um nicho. Para isso, defina uma voz para todas as suas interações, além de identidade visual e uma postura que seja condizente com a expectativa dos compradores.

Afinal, ter sucesso em um marketplace de nicho passa muito por uma aproximação entre marca e consumidor. Quem consegue essa conexão atrai clientes e cria uma base que também promove o e-commerce.

Que tal então começar a pensar melhor no nicho da loja virtual? Você pode se inspirar nesta lista com 5 produtos infalíveis para vender na internet

    post anterior
    A eficácia de uso das redes sociais para o e-commerce
    próximo post
    De quais maneiras o chargeback pode ocorrer no e-commerce?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.