Marketplace ou loja própria: qual vale mais a pena?


Marketplace ou loja própria: qual vale mais a pena?
5 (100%) 3 votos

Marketplace-ou-loja-própria:-qual-vale-mais-a-pena?Vender pela internet é uma opção que ganha espaço no Brasil. Aos poucos, aquela desconfiança dos clientes e dos lojistas dá lugar a uma disposição de aproveitar as vantagens e as promoções.

Quem está começando, em geral, se faz a seguinte pergunta: vale a pena abrir uma loja própria? Ou vale mais a pena criar um perfil em algum marketplace grande, que já está consolidado, já tem clientes habituais e uma verba gigante para promoção? Cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens. Continue lendo para conhecer cada uma delas e decidir o que é melhor para o seu caso!

Loja própria

Talvez, ter a loja própria seja a primeira idéia que venha à cabeça. Esta opção é ótima, porque você tem o total controle sobre o seu negócio.

Mesmo quem não entende muito de informática, pode usar uma plataforma pré-pronta de e-commerce e começar a vender imediatamente. Em sua loja própria, você pode fazer promoções para atrair mais clientes e é o responsável por todo o relacionamento com eles. Sua marca sai fortalecida, tanto pela qualidade dos seus produtos quanto pelo atendimento.

Vantagens

  • Reforçar a sua marca;
  • Liberdade para fazer promoções;
  • Engajamento com o cliente.

Desvantagens

Contudo, para começar, você precisa se tornar conhecido. Os clientes não vão chegar, simplesmente, porque você colocou a loja no ar.

Então, é preciso investir uma boa quantia em divulgação pela internet. Mesmo assim, pode levar um tempo até você construir a sua reputação e começar a ter retorno em visitas e em vendas.

  • Altos custos iniciais com divulgação;
  • Demora no retorno.

Marketplace

O Marketplace é como um grande shopping center virtual. A maioria dos grandes e-commerces oferecem este modelo de negócios (Extra, Americanas, Walmart, entre outros). Neles estão produtos de diversos setores e de diversas marcas e uns ajudam a trazer tráfego para visitar os outros.

A principal vantagem é a quantidade de visitas que estes sites já têm. Então em vez de começar do zero a construir seu público, você entra em um site que já é visto por milhões de internautas diariamente.

Além disso, você compartilha o gasto de divulgação com todas as demais marcas presentes. Como os marketplaces já têm credibilidade com o público consumidor, a confiança para comprar de um deles é muito maior. Pode ser uma boa opção para quem está começando e ainda não tem recursos para investir alto na abertura da loja.

contrate o olist agora mesmo

Mais chances de sucesso

Entrando em uma loja virtual que já tem a clientela e toda a estrutura tecnológica de vendas e pagamentos, você pode começar com mais chances de sucesso. Nesta modalidade, investir em muitos marketplaces também é uma opção recomendada. Até mesmo para quem já tem uma loja própria, mas está precisando aumentar as vendas, por que não apostar em diversificar os canais de venda?

Vantagens

  • Compartilhamento das verbas de propaganda;
  • Custos reduzidos para entrar no mercado;
  • Maior quantidade de visitas;
  • Marca consolidada;
  • Estrutura de pagamentos e envios pronta;
  • Possibilidade de se investir em mais de um marketplace.

Desvantagens

Mas nem tudo são flores. Os marketplaces têm a desvantagem de cobrarem altas taxas de comissionamento.

Isso porque está é a única renda que eles têm para manter a estrutura e continuar investindo em propaganda para trazer clientes. O espaço para o fortalecimento de sua marca não é tão grande quanto em sua loja própria, já que toda a experiência de compra do cliente não é diretamente com você, mas sim com o marketplace.

  • Comissionamento;
  • Menos presença da sua marca própria.

Ou seja, cada um tem as suas vantagens e as suas desvantagens e você precisa saber o que é melhor para você neste momento. Por que não investir nos dois canais de distribuição? Assim, você ganha o melhor dos dois mundos, fortalece a sua marca em sua loja própria e aumenta as suas vendas entrando em algum marketplace.

Ainda tem dúvidas? Escreva para a gente nos comentários e assim vamos fazendo deste blog o local certo para você aprender tudo para ter mais sucesso com o seu e-commerce!



2 Comentários

Adicione o seu
  1. 1
    Duke

    Olá!
    Muito interessante a proposta da Olist.
    Minha dúvida é onde os grandes varejistas ganham seu lucro através da minha venda em suas lojas virtuais, pois o pagamento do plano é apenas para a Olist.

    • 2
      Marcelo Ribeiro

      Caro Duke,

      Além do valor da mensalidade, há o pagamento de um percentual por venda. No caso do Olist este valor é de 20% apenas sobre o valor do produto vendido, não em cima do valor da venda + frete. Esta é uma taxa cobrada pelos canais de venda.

      Espero ter respondido sua dúvida!

      Abraços

+ Deixe um Comentário