Nomes para loja virtual: 7 estratégias para escolher o melhor!

Decidiu abrir um e-commerce e está na hora de definir a marca? O processo pode não ser tão fácil quanto parece, pois não deve ser feito de maneira aleatória. A etapa de escolha deve aliar criatividade com estratégias. Então, como escolher nomes para loja virtual?

No post de hoje, vamos ajudar você com essa tarefa. Veja como nomear um negócio na internet, a importância desse trabalho e como fazer isso de um jeito mais simples!

Por que escolher nomes para loja virtual é trabalhoso?

Mesmo que o mercado online ainda tenha muito espaço para crescer, o empreendedorismo digital já é considerado amplo e, por isso, encontrar um nome totalmente inédito para a loja virtual pode ser bem difícil.

Isso leva muitos lojistas a fazerem escolhas que derivam de outras. Essa pode ser uma boa ideia, mas é preciso tomar muito cuidado com o plágio e até com a falta de criatividade, que pode afetar a imagem da marca.

Considerando que o nome também precisa chamar a atenção, passar confiança, ter personalidade e ser facilmente lembrado pelos usuários, o trabalho é ainda mais desafiador.

Qual a importância de fazer uma escolha pensada?

Acredite, todo o empenho dedicado nesse momento valerá a pena, pois isso deve diferenciar o e-commerce dos outros negócios na internet. Ou seja, dará identidade à marca.

Os usuários gostam de inovação e criatividade. Então, um nome que faça jus ao estilo da loja virtual e tenha a ver com os produtos e serviços oferecidos deve atrair a atenção de um grupo maior de consumidores.

Consequentemente, o site é mais favoritado, indicado aos amigos e ganha seguidores nas redes sociais. Sendo assim, podemos dizer que o nome fará um trabalho de marketing por você, ajudando no aumento de visualizações online.

Estudos realizados pelo grupo de inteligência corporativa da Rock Content, chamado de “Social Media Trends“, mostram a importância de planejar a marca pensando nesse engajamento social.


A pesquisa revela que 96,2% dos usuários de internet possuem perfil em alguma rede social e que o marketing de conteúdo, incluindo o nome da marca, é a principal estratégia utilizada por grandes empresas para atrair esse público.

Como escolher nomes para loja virtual?

Tendo em vista a importância de escolher uma marca para a loja virtual, separamos um guia abaixo para você ter foco durante o processo. Acompanhe!

1. Pense no segmento de mercado

A primeira coisa que deve ser feita para escolher um nome adequado é pensar nos itens que compõem seu catálogo de produtos. Em qual segmento de mercado atuará? Aliado a esse pensamento, complete a seguinte frase: “a nossa missão com a loja virtual é …”.

Por exemplo: digamos que sua loja virtual comercialize roupas de banho para o verão. O segmento é moda praia e a missão pode ser algo como “garantimos beleza e conforto para os seus momentos de lazer”. Isso já serve como um bom ponto de partida.

2. Conheça a fundo o público-alvo

O próximo passo é identificar o perfil de consumidores para quem vai vender o produto ou serviço. Aqui, considere a faixa etária, gênero predominante, classe social que está inserido, desejos pessoais, hobbies etc.

Seguindo o exemplo acima, o público-alvo pode ser adulto (entre 18 e 50 anos de idade), feminino, classe B, que gosta de viajar para praias no verão e curtir momentos na piscina. Essa definição deve levar você a um passo mais próximo de descobrir o nome certo da loja virtual.

3. Imagine o negócio funcionando

Imaginar o futuro é como sonhar acordado. Pare por um instante e comece a pensar na loja recebendo visualizações, os usuários comprando e usando o produto ou serviço. Quais cores e, principalmente, nome você enxerga?

Esse exercício mental ajuda a trazer à tona palavras que podem estar gravadas no subconsciente. Mesmo que não consiga enxergar algo inédito, o que vier a mente talvez possa ser trabalhado. Então, não descarte as ideias logo de início.

4. Adote palavras estrangeiras

O uso de palavras estrangeiras é considerado uma boa estratégia, já que abre um leque de novas oportunidades para definir o nome da loja virtual. Mas elas devem ter significados que deem sentido ao segmento de atuação e ao público-alvo.

Também é importante que a escrita e pronúncia sejam fáceis para não confundir os usuários na hora em que digitarem no Google. O objetivo é melhorar a encontrabilidade do e-commerce na internet.

5. Observe os concorrentes

Considerando o segmento de atuação, faça uma pesquisa de marcas dos concorrentes em atividade. Como normalmente se chamam as lojas online que comercializam produtos e serviços parecidos com os seus? Faça uma lista e combine os nomes já existentes. A probabilidade de formar uma marca criativa sem parecer derivada de outra é significativa.

6. Prefira nomes curtos

O ideal é que o nome da loja virtual tenha entre 1 e 2 palavras, pois isso facilita a memorização por parte dos usuários. Casas Bahia e Lojas Americanas são alguns exemplos de sucesso.

Porém, as palavras não dizem bem o que vendem. Por isso, para ganhar rápida competitividade no mercado online, é bom se esforçar um pouco mais, trabalhando em uma marca que realmente defina o negócio.

7. Fuja do óbvio

Depois de montar uma lista com todas as possíveis palavras pensadas até agora, comece a riscar aquelas que soam clichês ou parecem batidas.

Por exemplo: “Bom Prato” pode ser considerado um clichê para restaurantes. “Supermercado Dois Irmãos” também soa batido quando os donos são realmente irmãos. Ou seja, além de óbvio, você não deve ter um nome que seja genérico demais.

Como saber se o nome está disponível?

Com a combinação favorita de palavras em mãos, é hora de descobrir se elas estão disponíveis para o registro do domínio. A primeira e mais simples forma de fazer isso é digitando o nome no Google para ver o que aparece. Se não aparecer nada, será um bom sinal.

O próximo passo é visitar sites como o Registro BR para descobrir se há algum domínio já registrado com os nomes. Risque da lista os que já existirem e mantenha os outros para fazer uma escolha mais consciente.

Pronto! Sua loja virtual agora tem um nome

Como pôde perceber, escolher nomes para loja virtual não é uma tarefa simples e você deve ter estratégias para isso. Então, siga as nossas orientações e encontre as melhores alternativas para o e-commerce ainda hoje!

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra agora um guia para registrar uma marca própria no e-commerce!

    divulgue seus produtos nos maiores sites do Brasil
    com o olist e fature mais!

    Faça seu cadastro que nossa equipe entrará em contato

    Selecionar categoria
    Emite Nota Fiscal?

    Ao prosseguir você concorda com os termos de uso e a política de privacidade do olist.

    Enviado com sucesso!
    Algo deu errado! Por favor tente novamente

    Posts Relacionados

    Comentários 2

    1. Luís fernando says:

      Gostei foi simples e objetivo . Seria também de se colocar na balança a idade do domínio caso já exista um versus ter um domínio novo ?

    2. Marilene Oliveira says:

      Gostei, dicas úteis, obrigado

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *