Nota fiscal para venda em marketplace: como emitir passo a passo!


Nota fiscal para venda em marketplace: como emitir passo a passo!
5 (100%) 5 votos

Nota fiscal para venda em marketplace: como emitir passo a passo!

Emitir nota fiscal eletrônica para as vendas é um pré-requisito básico e obrigatório para quem deseja vender em marketplaces. Mas qual é o caminho certo para gerar uma NFe?

A emissão de nota nas vendas online possui certas particularidades que não podem ser ignoradas. Isso envolve desde a estrutura jurídica da empresa até o arquivamento dos arquivos XML gerados ao final do processo. Em resumo, as principais etapas são as seguintes:

  • Regime tributário da empresa: nem todos os regimes tributários estão aptos a emitir a nota fiscal eletrônica com arquivo XML e chave de acesso conforme exigido pelos marketplaces.
  • Aptidão para emissão da nota: para uma empresa gerar a NFe é necessário possuir acesso à internet, credenciamento junto à Secretaria da Fazenda, certificado digital e acesso a um software emissor de nota fiscal.
  • Preenchimento correto da NFe: o preenchimento da nota fiscal precisa ser feito corretamente para assegurar a validade do documento. O valor do frete deve ser declarado junto com o preço do produto, os dados de quantidade e descrição do item devem estar corretos e não deve haver divergência quanto às informações da empresa e do consumidor final.
  • Impressão da DANFe: o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFe) deve estar impresso e anexado na parte externa da embalagem para ser aceito nos Correios ou transportadora.
  • Arquivamento da NFe: o arquivo XML da NFe deve ser armazenado para fins de controle e segurança jurídica do negócio.
  • Análise de dados da NFe: caso o arquivo da NFe seja armazenado digitalmente, é possível realizar análises estratégicas, como giro de estoque, gastos com impostos, entre outros.

Visando auxiliar quem tem dúvidas sobre como gerar a nota corretamente, o Olist e a Arquivei lançaram um infográfico exclusivo e gratuito que mostra passo a passo como funciona todo esse processo. Para fazer o download é só clicar no link abaixo:

Quero meu infográfico!

Contrate o olist agora mesmo

1 Comentário

Adicione o seu

+ Deixe um Comentário