Nova reputação do Mercado Livre: entenda TODAS as mudanças!


Nova reputação do Mercado Livre: entenda TODAS as mudanças!
5 (100%) 21 votos

Nova reputação do Mercado Livre: entenda TODAS as mudanças!

Nós já explicamos aqui no blog Universo Marketplace como funciona o sistema de reputação e o termômetro do Mercado Livre.

Mas um anúncio recente realizado pelo Mercado Livre gerou muita expectativa entre os lojistas que utilizam a plataforma.

A empresa informou que a partir do mês de julho serão adotados novos critérios para a definição da reputação e, consequentemente, para o programa MercadoLíder.

A mudança ainda é fonte de dúvida e crítica para muitos vendedores. O grande temor é que a alteração prejudique o termômetro de lojas já consolidadas.

O próprio Mercado Livre já disponibilizou uma página para simular a nova reputação.

Para ajudar você a entender essas novidades, explicamos como será o novo modelo de reputação do Mercado Livre.

contrate o olist agora mesmo

Novos critérios para o termômetro

Com as novas mudanças, o Mercado Livre vai levar em conta três aspectos básicos para definir a reputação de um lojista:

  • Reclamações: o porcentual de reclamações dos consumidores deverá ser inferior a 5% do total de vendas realizadas na plataforma. Ou seja, o bom atendimento ao cliente será prioridade.
  • Prazo de Postagem: a agilidade no envio será essencial. A postagem de todos pedidos deverá ser feita em até 24 horas e os atrasos não podem exceder 20% do total de vendas. A performance da sua loja também será comparada com a de outros lojistas.
  • Volume de vendas: será necessário realizar 3 ou mais vendas nos últimos 90 dias e com o termômetro na cor verde para garantir uma boa reputação. Ou seja, será necessário manter assiduidade nas vendas qualificadas.

Essas regras preveem algumas exceções. No quesito reclamações, o Mercado Livre vai desconsiderar situações como atraso dos Correios ou arrependimento da compra. Casos de troca nas categorias de Calçados, Roupas e Bolsas também serão desconsiderados.

A partir do mês de julho serão adotados novos critérios para a definição da reputação e,… Click To Tweet

Além disso, vendas que não sejam pagas via Mercado Pago e aquelas canceladas por arrependimento não serão contabilizadas no cálculo da reputação.

Consequências das novas regras 

Uma das principais mudanças geradas pela nova regra do Mercado Livre é queda no peso das qualificações para o cálculo da reputação.

No atual modelo, um lojista só conquista a cor verde-claro ou verde-escuro no termômetro com 99% ou mais de vendas positivas.

No novo formato, um vendedor com muitas vendas e uma alta taxa de qualificação pode ter uma queda significativa na reputação caso haja muito atraso nas postagens.

Assim, o Mercado Livre vai privilegiar lojistas que tenham agilidade no envio. Em paralelo, haverá mais dificuldade para vendedores que operem no modelo de dropshipping.

Uma das principais mudanças geradas pela nova regra do Mercado Livre é queda no peso das qualificações… Click To Tweet

Alterações no Mercado Líder 

As novas regras também geram algumas alterações no programa Mercado Líder.

  • A conta vai precisar estar ativa a pelo menos 3 meses, ao invés dos 4 meses atuais.
  • Somente lojas com a reputação verde-escura poderão ser qualificadas. Atualmente a reputação verde-clara também é aceita.
  • Será exigido um índice inferior a 2% de reclamações com mediação frente ao total de pedidos.
  • O lojista deverá ter menos de 5% das vendas canceladas com devolução de dinheiro.

Os pré-requisitos de faturamento e quantidade de vendas estão mantidos, conforme a imagem abaixo:

criterios para ser mercado lider

Conclusão

Uma gestão profissional de vendas será cada vez mais importante para o sucesso dentro do Mercado Livre.

Os lojistas deverão incorporar uma obsessão pelo bom atendimento ao cliente, bem como o envio de pedidos no menor prazo possível.

Esses aspectos serão decisivos para conquistar uma boa visibilidade nos anúncios publicados e, consequentemente, um maior volume de vendas.

Nessa nova realidade, soluções como o Olist também vão fazer toda a diferença.

Ao utilizar nossa plataforma você poderá vender dentro de uma Loja Oficial do Mercado Livre com status MercadoLíder Platinum.

Todo o controle de performance e reputação é feito pela nossa equipe, garantindo que essa imagem positiva seja mantida constantemente.

Assim sua competência será valorizada e você não precisará se preocupar com a construção de uma reputação.


Tem outras dúvidas sobre como vai funcionar a reputação no Mercado Livre? Então compartilhe nos comentários!

17 Comentários

Adicione o seu
  1. 5
    Bruno Matarazzo

    Ola, acho muito bom que sempre pensem na qualidade do serviço que é oferecido ao cliente mas nem sempre velocidade de entrega é qualidade, no meu caso por exemplo vendo por volta de 12 mil por mes so no mercado livre e tenho um tempo medio de operação de 3 dias pois uso uma empresa de logistica que faz todo o trabalho de envio e empacotamento profissional garantindo assim que o produto seja entregue da maneira mais segura possivel tenho 0,86% de reclamaçoes mesmo meus produtos sendo entregues supostamente atrasados 1 ou 2 dias como eles dizem.
    No meu caso estão comparando com empresas que tem 50x a minha quantidade de vendas mensais e elas entregam em 24H com diversas reclamações no meu seguimento que são produtos de utilidade todos de vidro creio que não é algo legal.
    Pra ser algo mais justo creio que deveriam abrir uma opção na qual voce pudesse colocar o tempo de preparo dos seus itens como o Olist ja faz e o cliente é que escolheria oque seria do seu agrado.
    Sinceramente oque voce prefere velocidade ou qualidade?

    • 6
      Igor Castanho

      Olá Bruno, obrigado por sua contribuição. Com certeza a possibilidade de informar o prazo operacional garante mais flexibilidade aos lojistas. Abraço!

  2. 7
    Alisson Rodrigo de Santana

    Quem vende produtos produzidos sob encomenda e/ou personalizados deverá procurar outra plataforma de venda, uma vez que na visão do mercado livre esse tipo de vendedor é um ‘canalha’ que não cumpre prazos e por isso merece ficar com o “termômetro” no vermelho.

    • 8
      Igor Castanho

      Olá Alisson, tudo certo?
      Muitos lojistas estão questionando essa questão da reputação. Ainda não está claro como o Mercado Livre vai agir nesses casos.
      Abraço!

  3. 9
    Eder

    Essa nova reputação do mercado livre vai acabar com os pequenos. ja até enviei um contato pra eles. Pois hoje eu vendo alguns produtos que fabrico. O cliente efetua a compra e precisa me enviar a arte, muitas vezes ele demora uma semana pra me enviar a arte, ou então me envia o logo já no primeiro dia e eu envio a arte pra ele e fica nesse vai e vem de corrige e aprova por até uma semana. Porem sempre entrego os pedidos, eu e muitos outros vendedores fabricam o que vende lá. E ja vi que minha reputação que hoje é 99% e totalmente verde, vai ficar Laranja, ou quase péssimo, e isso é injusto, só porque demoro pra enviar, mas não por mim, mas porque o ramo e o cliente é demorado. Muito estranho essa nova forma de reputação. Parece que vai privilegiar só os grandes magazines que trabalham com revenda e tem os produdos em estoque.

    • 10
      Igor Castanho

      Olá Eder, obrigado pela sua participação.
      Não acho que o objetivo seja privilegiar os grandes grupos. Há vários lojistas pequenos que conseguem estruturar uma operação rápida de envios.
      Mas entendo a sua dificuldade em relação à customização. Realmente, nesses casos, ainda não está claro como o Mercado Livre vai agir.
      Continue acompanhando nosso blog que teremos novidades assim que surgirem mais informações.
      Abs!

  4. 11
    dANIEL

    Estranho que mesmo com prazo de 24 horas úteis, o simulador informa que algumas das minhas encomendas atrasaram na entrega: 1 dia, 21 horas ; 1 dia, 21 horas … ou seja não estão utlizando o prazo de 3 dias (considerando 8 horas úteis dias).

    • 12
      Francisco Nussbaum

      Isso é normal do ML, eu também recebo alerta de que estou com problema no tempo de postagem, que estou levando para postando em media 2 dias, tem muito erro no ML para eles querem cobrar dos vendedores alguma coisa.

  5. 13
    Francisco Nussbaum

    Olá, vejo sim que o Mercado Livre deve alterar a forma de reputação, vejo vendedores que tem como qualificação muitas que foi negativa, e no termômetro tem pouca influencia, controlar por reclamação é uma maneira, mas o vendedor ter mais 5% de reclamações sobre as vendas tudo bem, ai ele esta no verde e tem 8% e vai para o laranja, algo fora de uma proporção, tem que ser menos radical a queda. Quanto ao percentual do termômetro fica como? Tava no verde e 99%, fica laranja e quantos %?
    O ML creio eu que na maioria tem vendedores pequenos ou que vendem somente no ML, pequenos para vender por um e-commerce próprio, lembro que já teve outras 2 vezes que o ML foi mudar a maneira de reputação e acabou voltando como era.
    Eu mesmo já fiz cadastro na OLX, tenho conta em um banco que oferecia maquina para cartão e agora aceitei, pois minhas venda hoje esta metade sendo na minha cidade, mesmo quando pelo ML, desta forma como vendo peças para celulares e muitos de meus clientes são assistenciais e agora tem contato fiz grupo no whatsapp e estou reformulando minha pagina na web que direcionava para o ML em uma pagina de contato, não venda, mas assim os compradores pode me achar.
    O ML pesquisou quem são seus vendedores? Eles sabem que vai ter uma migração muito grande para outras plataformas?
    Acho que não pensaram muito bem mais uma vez.

    • 14
      Daniela

      Concordo plenamente com seu comentário! Embora o esforço seja grande é difícil agradar a todos! Gostaríamos de uma revisão no novo modelo de reputação !

  6. 15
    Dani

    Sugiro uma Universidade dos Vendedores! Já aprendemos bastante sobre o mercadolivre e seus parceiros, agora gostaríamos de sugerir que o mercadolivre conhecesse um pouco sobre nós e nossas dificuldades em manter as metas dentro da plataforma. Uma coisa é a idealização de funcionamento e logística, outra é a realidade por nós enfrentada dia a dia. Difícil atendimento e suporte tanto no pré e pós venda, comunicação zero com os compradores, cadastros desatualizados, muitos compradores novatos, não sabem qualificar corretamente, abrem reclamações indevidas para escolha de cor, atrasos de entrega por parte dos correios, informações corriqueiras sobre manuseio, enfim, uma imensidão de problemas desconhecidos pelo mercadolivre. Os clientes usam o produto até surrar e depois pedem o estorno e ou troca, mais prejuízos contabilizados para nosso bolso. Gostariamos de compartilhar com vocês do Meli nossas dificuldades em nos adaptarmos a novos conceitos lúdicos. grata

  7. 16
    ELISANE C F NEVES

    Gostaria de que me esclarecessem algumas duvidas, trabalhamos com peça de reposição para notebooks, nossos produtos são testados antes do envio para que haja poucas trocas, nossos produtos devem ser trocados por profissionais certificados, muitas vzs pessoas leigas, compram o produto e trocam em casa danificam o produto ou faz a troca de forma errada e abre uma reclamação dizendo que o produto tem defeito outros compram sem esclarecer suas duvidas enviamos o produto correto para o que foi anunciado o cliente abre uma reclamação dizendo que não enviamos o produto para a maquina dele, dizendo que o produto é diferente, o que não é verdade, a clientes que compram e logo a seguir, abre uma reclamação perguntando que hora vai ser enviados, ha clientes que compram e se arrepende da compra ao invés de nos contatar que desistiu da compra simplesmente abre uma reclamação dizendo que o produto tem problema, testamos os produtos que nos são devolvidos que dizem estar com problemas e eles simplesmente funcionam corretamente, minha duvida, como irão fazer pra controlar isso? pois tudo que é humanamente possível ser feito antes do envio fazemos, como irao lidar com clientes(compradores) que abrem reclamação por nada? e quanto ao mercado de envios nos postamos o produto o sistema demora a atualizar, como irao fazer estas contagens?

  8. 17
    MARCOS

    tenho 100% atualmente, entrei no simulador e ficarei no amarelo. não concordo. os produtos que vendo atualmente geram reclamações que em 90% dos casos é má instalação ou erro de diagnostico do comprador, e geralmente o cliente abre a reclamação mas acaba me qualificando positivo, pois resolvo muito rápido e o cliente fica contente. agora com essa nova forma de pontuação ficarei amarelo. não será bom para muita gente, pois o comprador ja reclama de natureza, e eu acho que deveria ser considerado se foi resolvido com eficiencia ou não, e quem decide a qualidade e tempo de atendimento é o cliente, incluíndo um problema gerado.

+ Deixe um Comentário