O que é Branded Store e como ela funciona para grandes marcas?


O que é Branded Store e como ela funciona para grandes marcas?

É impossível construir uma marca bem-sucedida sem que haja presença digital. O número de consumidores digitais não para de crescer e isso está estabelecendo uma nova realidade no varejo mundial. Mas como grandes marcas podem se adaptar a esse cenário de forma competitiva, sem gerar conflitos de canal ou danos à reputação? O Olist oferece uma ótima solução para resolver isso. Se você quer entender melhor o que é Branded Store e como ela pode ajudar a fortalecer a presença de grandes empresas no e-commerce, leia este post até o final!

O que é Branded Store?

Branded Store é uma solução desenvolvida pelo Olist para ajudar grandes marcas a consolidarem uma presença digital por meio dos marketplaces. Toda nossa expertise comercial e técnica para a venda dentro de grandes e-commerces fica à disposição da empresa que contrata o serviço. Isso permite uma atuação no varejo online de modo controlado, com investimentos reduzidos e alto potencial de retorno.

O modelo é semelhante à Olist Store, já consagrada dentro de e-commerces como B2W (Americanas, Shoptime e Submarino) e Mercado Livre. A marca utiliza nossa tecnologia para viabilizar a presença dentro desses canais, centralizando toda a gestão comercial em uma única plataforma. Os pedidos podem ser atendidos diretamente pela empresa ou em sinergia com a cadeia de distribuição já estabelecida, evitando conflitos e garantindo previsibilidade.

Contrate o olist for Brands agora mesmo

Como a Branded Store ajuda grandes marcas?

Mais do que uma solução comercial e tecnológica, a Branded Store é uma ferramenta de empoderamento, que ajuda a estabelecer uma presença digital de forma integrada. Isso permite solucionar uma série de problemas comuns enfrentados por empresas que tentam seguir esse caminho, tais como:

1) Conflito de canal e cadeia de distribuição

Marcas consagradas normalmente possuem uma rede de distribuição estabelecida no varejo nacional, sobretudo em lojas físicas. Ao iniciar a presença digital, é preciso assegurar que não haverá prejuízo para essa rede já consolidada.

Ao criar uma Branded Store a marca tem o controle da sua presença digital, mas a demanda pode ser atendida pela rede de varejistas existente. Assim há um fortalecimento de toda a cadeia de distribuição, com condições comerciais pré-definidas e nenhum risco de canibalização do mercado. Trata-se de um ótimo caminho para construir uma presença omnichannel.

2) Controle de políticas comerciais

Muitas marcas possuem políticas próprias de formação de preços mínimos, distribuição ou diferenciação de preços por canal. Elas podem partir da fábrica (Manufacturer Suggested Retail Price, ou MSRP) ou se aplicarem ao ponto de venda. Por meio das Branded Store é possível garantir que essas políticas sejam respeitadas, sem que a cadeia de distribuição fique onerada. Além disso, a empresa pode gerenciar o catálogo por conta própria, garantindo que os anúncios sejam criados dentro de diretrizes pré-estabelecidas.

3) Reputação da marca e propriedade intelectual

Se um distribuidor falhar no atendimento ao cliente, isso pode impactar diretamente a reputação da marca. Caso vários lojistas façam vendas descentralizadas, o risco de haver descontrole é ainda maior. Também é preciso seguir os padrões de comunicação e o posicionamento da empresa nos pontos de venda, evitando o compartilhamento de informações estratégicas. A Branded Store evita esses problemas, permitindo que a marca controle a qualidade da distribuição em termos de prazos, pontualidade e atendimento ao consumidor final. Com isso, a credibilidade fica conservada.

4) Inexperiência comercial

A venda em marketplaces possui certas particularidades que nem sempre são conhecidas pela marca que está entrando nesse segmento. Ao utilizar as Branded Store a empresa tem acesso a todo o know-how do time Olist com esse modelo, evitando erros comuns e garantindo que os resultados aparecem mais rapidamente. É a nossa expertise somada a recursos de Business Intelligence que ajudam a otimizar a tomada de decisões.

Também não é preciso perder tempo com burocracia ou implementação tecnológica. E tudo isso é feito com zero CAPEX, ou seja, sem a necessidade de grandes investimentos em uma estrutura de equipamentos ou centros de distribuição.

Conclusão: presença digital e empoderamento da rede

Fazer parte do e-commerce é o caminho natural para qualquer marca que deseje permanecer competitiva no varejo. Os marketplaces são uma ótima forma de consolidar essa presença utilizando uma infraestrutura robusta e já preparada para suprir essa demanda. E por meio das Branded Store é possível ser ainda mais competitivo nesse canal, de forma ordenada e controlada, garantindo o Full Empowerment do negócio. Assim a empresa fortalece a reputação, empodera os distribuidores e garante um crescimento sustentável.

Quer saber mais sobre as Branded Store? Então fale com nossos consultores agora mesmo!


O que é Branded Store e como ela funciona para grandes marcas?
5 (100%) 8 votos
Categories

+ Nenhum comentário

Adicione o seu