O que é fulfillment? Saiba o que é e como ele pode alavancar seus resultados

O que é fulfillment

Order fulfillment, ou simplesmente fulfillment, é a expressão utilizada para definir todos os processos envolvidos na operação de uma loja virtual, incluindo recebimento, processamento e entrega de produtos a clientes. 

Mesmo que seja uma etapa comum na rotina de qualquer loja virtual, muita gente ainda se pergunta o que é fulfillment e qual a relação dele com o negócio. 

Conhecer a fundo essa operação e aplicá-la em seu negócio é fundamental para reduzir custos e ampliar a competitividade da loja virtual no mercado, tanto em termos de preços quanto na qualidade de atendimento a clientes.

Por essa razão, vamos abordar neste post o que é fulfillment, como funciona, suas vantagens e como otimizá-lo na sua loja virtual. Boa leitura!

Fulfillment: o que é?

Fulfillment — em tradução livre: cumprimento, realização, execução, implementação — refere-se ao processo completo de pedido, desde a solicitação até a entrega do item. Envolve todas as operações de logística e cadeia de suprimentos e requer uma ação integrada entre vários departamentos, como TI, SAC e Marketing.

É um dos pilares para uma estratégia voltada à satisfação de clientes, uma vez que ele é organizado priorizando a experiência antes, durante e depois da venda. 

Hoje em dia, clientes já não consideram o preço como fator primordial para concluir uma compra. Muitos preferem pagar mais por um determinado item para terem uma excelente experiência, em que podem rastrear seus pedidos e recebê-los o quanto antes.

Conhecendo este perfil de consumidor, grandes sites têm investido no fulfillment para atrair e fidelizar clientes

Quais são as etapas do fulfillment?

O fulfillment constitui-se em algumas etapas básicas como: estoque, separação, embalagem, transporte e pós-entrega.

Todo esse processo pode durar períodos diferentes, dependendo do modelo de negócio. Isto é, se você vende doces, o processo de entrega é bem mais rápido do que uma loja que vende roupas femininas, por exemplo. 

Vamos entender cada uma das etapas do fulfillment!

Estoque 

O processo de fulfillment começa com o armazenamento dos produtos que serão vendidos. Isso pode ser feito por meio do uso de um armazém próprio ou recorrendo ao estoque de terceiros (dropshipping). Nesse caso, é necessário contar com sistemas que garantam um bom controle de inventário e reposição após as vendas.

Separação (picking) 

Assim que os pedidos são feitos em sua loja, é necessário localizar o produto no estoque e coletar a quantidade que será enviada, processo conhecido como picking. Nesse ponto, fica evidente como é a organização interna da empresa. 

Embalagem (packing)

Após separar o produto, ele precisa ser embalado (packing) de forma que não ocorra nenhuma avaria durante o frete. Esse processo precisa ser ágil e, ao mesmo tempo, qualificado, sem gerar custos extras ao seu negócio. 

Transporte

Com o produto embalado, basta fazer a condução dele do armazém para o endereço de entrega, garantindo a pontualidade e assegurando a integridade. Isso exige soluções tecnológicas que permitam o rastreamento em tempo real. Com o fulfillment, você consegue deixar o processo mais eficiente e alavancar as vendas. 

Pós-entrega

Nessa etapa, é coletado o feedback de clientes após a entrega do produto e também são administrados casos como trocas e devoluções, exigindo a estruturação de um sistema de logística reversa

Quais as vantagens do fulfillment?

O fulfillment é muito importante em um e-commerce, pois afeta diretamente os custos e a reputação da loja virtual. Veja a seguir mais vantagens!

Economia de tempo e agilidade 

Lojistas costumam gastar muita energia conferindo estoque, separando produtos, embalando pedidos, entre outros processos. Já com o modelo fulfillment, é possível ganhar tempo para analisar o mercado e aplicar melhorias para o crescimento de sua loja. 

O fulfillment facilita o processo de entrega do seu produto, pois uma empresa de logística especializada se encarregará de oferecer a melhor experiência para os clientes desde o momento do pedido em sua loja. Por isso, essa é uma ótima escolha para quem deseja ficar livre de processos muito repetitivos e que podem ser terceirizados.

Redução de custos 

As despesas com armazenagem, manuseio, preparação e transporte dos produtos costumam ser elevadas quando você não consegue negociar com terceiros para reduzir esses custos. 

Com a estratégia de fulfillment, você pode otimizar toda sua organização de entrega, ajustando rotas e melhorando todas as etapas. 

Escalabilidade do negócio 

Ao aplicar a estratégia de fulfillment, é possível escalar o número de vendas sem que você precise contratar mais pessoas para agilizar o processo. Ter uma boa organização com uma empresa de logística especializada fará a diferença no futuro do seu negócio. 

Satisfação de clientes

Paralelamente a isso, um fulfillment bem executado garante pontualidade nas entregas e evita problemas, como perda de produtos ou avarias durante o frete. Isso promove um índice mais elevado de satisfação de clientes, favorecendo a reputação da marca na internet e o aumento das vendas. 

Otimização do fulfillment

Por ser uma atividade complexa e altamente relevante para o negócio, muitas empresas apostam na terceirização de serviços. Esse é um conceito altamente difundido em países como os Estados Unidos, em que as próprias redes varejistas conduzem essa operação para terceiros.

O caso mais conhecido é o Fulfillment by Amazon (FBA), no qual a Amazon gerencia o recebimento, a expedição e o envio dos produtos de lojistas que vendem por meio do seu marketplace. Outro exemplo é o Mercado Envios, que se responsabiliza pelo processo de entrega dos vendedores do marketplace Mercado Livre. 

Chegue mais longe com o modelo fulfillment!

Para escalar seu negócio e ser bem-sucedido nas vendas online, o fulfillment é a estratégia ideal para sua loja virtual. Com o modelo, você:

  • Ganha eficiência logística
  • Otimiza custos e o tempo de entrega
  • Garante a satisfação dos clientes
  • Melhora a reputação da loja

Terceirizando as etapas de organização e entrega, você consegue dispor do seu tempo para otimizar outros processos da empresa, analisar o mercado e inovar nas estratégias. 

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe suas dúvidas e opiniões nos comentários abaixo!
    post anterior
    Plataforma de marketplace: dicas para escolher o melhor serviço
    próximo post
    Principais barreiras de entrada do e-commerce (e como superá-las!)
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.