O que é Mercado Envios, Mercado Coletas e Mercado Pago?

O que é Mercado Envios, Mercado Coletas e Mercado Pago?

O Mercado Livre é hoje o site de varejo mais visitado na América Latina, conectando quem deseja vender a quem procura comprar. Para se ter uma ideia, a plataforma possui mais de 26 milhões de anúncios ativos e 150 milhões de usuários registrados somente no Brasil.

Com o crescimento da empresa, novos serviços surgiram a fim de facilitar o dia a dia de lojistas e também de consumidores, como é o caso do Mercado Envios, Mercado Coletas e Mercado Pago. Leia este post até o final e descubra tudo sobre esses serviços.

O que é Mercado Envios?


O Mercado Envios é a solução de entregas do Mercado Livre destinada a quem vende produtos no marketplace. Ao optar pelo programa, o lojista não precisa mais pagar pelo frete (conforme o desempenho no programa Mercado Pontos) e ainda recebe uma etiqueta contendo o endereço do comprador. O único trabalho é imprimir a etiqueta de envio, colar no pacote e postar nos Correios.

Mas atenção: não são todos os produtos que fazem parte do Mercado Envios. A mercadoria deve pesar até 30 kg e a soma de suas dimensões não deve ultrapassar 200 cm (comprimento 16 a 105 cm, largura 11 a 105 cm, altura 2 a 105 cm). O site oficial do serviço disponibiliza um campo para consulta no qual você pode verificar se o seu produto é aceito.

Assim que você tiver certeza de que a sua mercadoria pode ser enviada pelo Mercado Envios, é só adicionar o programa ao seu anúncio pela opção “Modificar a forma de entrega”.

Confira o passo a passo neste link para saber como preparar uma encomenda e enviá-la pelo Mercado Envios. Digite seu CEP aqui e descubra os locais para postar os produtos.

Depois do envio, tanto o lojista quanto o consumidor podem rastrear a encomenda. Dois dias após a entrega do pacote, o dinheiro do pedido estará disponível para o vendedor na conta do Mercado Pago.

Preparamos um post bem completo sobre o Mercado Envios. Clique aqui para acessá-lo e tire todas as suas dúvidas!

O que é Mercado Coletas?


Mercado Coletas é uma solução logística do Mercado Livre que poupa o lojista do deslocamento aos Correios ou Transportadora para envio de um produto.

Isso acontece porque o Mercado Envios Coletas vai até o local indicado pelo vendedor, em um horário previamente agendado, para realizar a coleta gratuita da encomenda.

O pedido é então encaminhado ao centro de logística da transportadora contratada pelo Mercado Envios. É nesse local que os pacotes são separados e enviados para o consumidor via Correios ou transportadoras parceiras.

Como a coleta é realizada de acordo com a demanda de pedidos (crossdocking), o serviço não trabalha com armazenamento de produtos em estoque, cabendo ao vendedor essa responsabilidade. A empresa só realiza a expedição e postagem para o consumidor final.

Para solicitar o serviço Mercado Coletas é imprescindível que o vendedor seja Pessoa Jurídica (empresa) e possa emitir nota fiscal para todas as vendas realizadas. Além disso, é preciso aceitar os Termos e condições do Mercado Envios – Serviço de Coleta e ficar atento ao fato de que a área de atendimento do programa ainda é restrita: somente vendedores do Estado de São Paulo (capital e interior) podem usar a solução de Coletas do Mercado Envios.

Se você atende a esses requisitos, basta preencher o formulário presente no site e aguardar o retorno do canal.

O que é Mercado Coletas?

O que é Mercado Pago?


O Mercado Pago é a plataforma de pagamentos do Mercado Livre. Ter uma conta no Mercado Pago é como ter uma conta no banco. Isso porque você recebe um cartão pré-pago, sem custo algum, que permite realizar todas as transações que você faria com um cartão do banco: comprar produtos, pagar contas, realizar saques e transferências, recarregar celulares e muito mais.

O serviço funciona como um gerenciamento de conta independente, uma vez que não é preciso possuir conta em banco para adquirir o cartão pré-pago, que pode ser utilizado por Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas (empresas).

O programa oferece uma série de benefícios, como por exemplo, descontos exclusivos em sites de compras. Todavia, seu maior diferencial é para os vendedores que usam o Mercado Livre, pois o dinheiro das vendas realizadas fica disponível na conta do Mercado Pago.

Além de sacar o dinheiro disponível, também é possível efetuar recargas no cartão. Basta ir a qualquer lotérica com o cartão pré-pago e seus documentos pessoais. O limite de recarga mensal é de R$ 1.500 e os limites de saque variam.

Para maior facilidade de seus usuários, as transações também podem ser realizadas pelo aplicativo do Mercado Pago. Acesse a central de ajuda do programa para conferir as dúvidas mais frequentes do público e não deixe de ver o post completo que preparamos sobre o assunto!

Conclusão


Além do Mercado Envios, Mercado Coletas e Mercado Pago, o Mercado Livre ainda oferece uma série de serviços a seus usuários, como por exemplo o Mercado Shops, Mercado Backoffice e Mercado Livre Publicidade.

Portanto, se você já é lojista nesse marketplace, não deixe de pesquisar mais informações para descobrir como os serviços da empresa de e-commerce podem beneficiar o seu negócio. E caso ainda não seja, vale conferir este passo a passo para começar a vender no Mercado Livre.

    post anterior
    Código de Barras (GTIN e EAN) na nota fiscal: entenda a obrigação
    próximo post
    Kit de Listas Olist: melhores produtos para venda em marketplaces
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.